Ultimato do Bacon

Fabulosos X-Men: A Queda e o Renascimento

Em 25 de Mai de 2020 3 minutos de leitura
a trama de fabulosos x-men

Fabulosos X-Men em quator edições servem para amarrar algumas coisas antes da nova fase nas mãos de Hickman.

Não é segredo para ninguém que os X-Men tiveram tempos sombrios. Aliás, tempos sombrios e X-Men são quase sinônimos na Marvel. Entre serem caçados pelos humanos, o genocídio em Genosha e mais recentemente a praga trazida pela terrigênese dos Inumanos, os mutantes estavam nas cordas. Isso sem falar dos rumores de que os X-Men eram boicotados pela Marvel por eles pertencerem a Fox. Parece que a recente aquisição da Disney sinalizou novos dias para os mutantes.

Lá fora já estão rolando os novos títulos mutantes, era inaugurada por Jonathan Hickman (Vingadores/Quarteto Fantástico) com House of X/Powers of X (sem título no Brasil), mas antes disso, os X-Men estão prontos para sua última missão.

Já está nas bancas o primeiro volume da nova Fabulosos X-Men, série em 22 edições por Ed Brisson, Matthew Rosenberg e Kelly Thompson. Das 22 edições, a história se divide em 2 arcos: A Queda que compõe as 10 primeiras edições, Isto É Para Sempre nas próximas 6 e por fim Nós Sempre Fomos.

Qual a trama de Fabulosos X-Men

O arco da queda reúne a maior parte do elenco disponível (leia-se vivos) dos X-Men, principalmente os que formaram os times Dourado e Vermelho (o time azul acabou em Extermínio). O desafio aqui surge na forma de X-Man (sim, o indivíduo, o nome está no singular). X-Man é uma versão de Cable, sendo um Nathan Summers criado através do material genético de Scott Summers e Jean Grey pelo Sr Sinistro da Era do Apocalipse. Como é bem corriqueiro no universo dos X-Men, personagens de universos paralelos circulam pela terra 616.

De qualquer forma, X-Man está tentando refazer o mundo a sua imagem, e melhor para os mutantes (tipo o Ciclope fez em Vingadores vs X-Men), utilizando para isso seus Quatro Cavaleiros da Salvação. No geral, a história é razoavelmente corrida e com diversos plots que servem apenas para culminar na “Era de X-Man”, uma linha paralela de títulos para que os leitores tenham que comprar mais HQs.

Um ponto interessante levantado nas 10 primeiras edições de Fabulosos X-Men é que os mutantes nunca souberam lidar realmente com o futuro. Antigamente denominados como “filhos do átomo”, agora eles são confrontados pela incapacidade de lidar com os “netos do átomo” na figura de X-man e Legião (David Heller, o filho do professor Xavier).

A parte mais interessante destes arcos se inicia na edição 11. Vindo diretamente do anual da HQ que narrou com detalhes o retorno do Ciclope (fora toda uma minissérie para trazer de volta o Wolverine), a edição mostra como esses dois amigos/inimigos/aliados/rivais se encontram num mundo onde não existem mais X-Men e nem mesmo alguns dos seus mais notórios inimigos. Os mutantes se foram e o mundo não sente sua falta, o que leva Ciclope a reunir os poucos aliados que ele ainda tem para remover do tabuleiro as últimas ameaças que ainda restaram aos mutantes e também a humanidade.

Ainda que as últimas 12 edições de Fabulosos X-Men sejam divididas em 2 arcos, a trama segue basicamente essa linha, com as missões lideradas por Ciclope se tornando cada vez mais perigosas e com mais corpos ficando pelo caminho. No geral, as últimas 6 edições não mantem o nível das 6 primeiras, mas ainda são bem mais interessantes que as 10 primeiras do título.

Muitos podem se perguntar se vale a pena ler essas HQs, considerando o grande “reboot” que chega pelas mãos do Hickman. No geral, eu diria que para os fãs do Wolverine e do Ciclope, as 12 últimas edições são uma ótima opção para vê-los trabalhando junto, além de ser uma ótima oportunidade de rever o Ciclope estrategista e guerrilheiro.

Fiquem atentos para as grandes novidades que estão chegando para os mutantes!

Leiam nossas outras matérias sobre Quadrinhos!


Créditos:

Texto: João Maia
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia
Texto publicado originalmente em 22 de janeiro de 2020. Atualizado em 25 de maio de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Superman, Batman e Mulher-Maravilha em Capa da revista Heróis em Crise da DC Comics

Importante herói da DC irá em busca de redenção

12 de Jun de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade