Ultimato do Bacon

Digimon Adventure 02: O Início – O Ultimato

Em 2 de Dez de 2023 4 minutos de leitura

O novo filme da famosa franquia da Toei chegou aos cinemas do Brasil (o que já é algo para se comemorar). Mas será que o filme fez jus a série que marcou toda uma geração? Bem, vamos conversar:

Índice

Digimon Adventure 02: O Início – Introdução

Para começar esse texto, é bom situar todos os nossos leitores com a lore complexa de Digimon Adventure. Essa fase conta com dois animes (Digimon Adventure e Digimon Adventure 02), e alguns outros especiais já realizados. Infelizmente dois filmes importantes para essa nova produção não chegaram ao Brasil – o filme do próprio 02 feito após o seu anime e o Last Evolution Kizuna (produção mais recente que encerra a trajetória dos digiescolhidos da primeira série).

Em 2020, a franquia ganhou um anime reboot, também chamado Digimon Adventure, mas que é algo à parte e começando do zero, ou seja, não é considerado nesta linha em que Digimon Adventure 02: O Início se concentra. Digimon Tri os primeiros especiais que voltaram a utilizar depois de muito tempo os digiescolhidos originais – praticamente foram descartados. Essa “bagunça” cronológica, infelizmente, respinga nessa nova produção, que mesmo com bons momentos, peca na parte de roteiro.

A trama de Digimon Adventure 02: O Início

A história começa um pouco após o filme já citado Last Evolution Kizuna. Estamos em Fevereiro de 2012, exatamente 10 anos após os acontecimentos do anime original de 02. Os digiescolhidos liderados por Davis e seu digimon Veemon estão seguindo a vida gradativamente, cada um com seus estilos próprios. Até que eles são surpreendidos por uma enorme Digitama (Digiovo) que surge no céu, acima da Torre de Tóquio.

Uma pessoa logo surge tentando escalar a Torre e chegar na Digitama. Após os digiescolhidos salvarem essa pessoa, eles são surpreendidos – A estranha pessoa se intitula como Lui Ohwada e se apresenta como o primeiro digiescolhido de todos os tempos.

A partir de então, a trama nos apresenta, com viagem no tempo e flashbacks da vida do misterioso garoto, como a história dessa digitama se entrelaça com o digimon de Lui – um digimon especial chamado Ukkomon que realiza todos os desejos do seu parceiro.

Digimon Adventure 02: O Início – Opinião

O diretor Tomohisa Taguchi, junto com o time que já tinha trabalhado em Kizuna, retorna e faz mais uma boa animação, com movimentos e dinâmicas ágeis e eficientes, além de incluir uma trilha sonora bem encaixada em cada momento do longa, que inclui músicas nostálgicas para os fãs da franquia, só que agora em novas versões. Alternando com isso, as partes de flashback de Lui, principalmente as mais dramáticas, tem um tom mais melancólico, com silêncios bem colocados, inclusive.

Espelhando sua série original, que tem um foco mais no crescimento e relação de amizade dos personagens, deixando às vezes as batalhas para segundo plano, em Digimon Adventure 02: O Início  temos a mesma dinâmica com o amadurecimento dos personagens em primeiro plano. Mas quando chega no último arco, que é esperado uma grande batalha, o filme também não fica devendo.

Porém, nem tudo são flores. O principal problema do longa é o seu roteiro. Como mencionado, existe uma “bagunça” cronológica que parece que não há mais como fugir e todas as produções estão sofrendo com esse caminho narrativo. A própria TOEI parece não saber o que fazer com a sua franquia (por exemplo, qual o sentido de fazer um anime reboot de Digimon no meio de produções que continuavam sua série clássica?).

Digimon Adventure 02: O Início – Pequenos spoilers

Digimon Adventure 02: O Início, de todas as produções, é onde essa bagunça narrativa mais salta aos olhos. Primeiro, o filme não explica nada para um eventual espectador comum que não está habituado com a franquia. Ele só te joga neste mundo, dá um contexto do que esses personagens estão fazendo e a história segue. Nenhum background do anime original e dos filmes passados é colocado, o que pode gerar bastante confusão.

Segundo, ele cronologicamente bagunça tudo o que o fã mais hardcore da franquia já não estava tão bem entendendo desde Kizuna. Ora, se Lui é o primeiro digiescolhido, porque ele não é citado na primeira série ou no próprio Digimon Tri? E por quê tem tantos digiescolhidos no mundo? Será que a teoria binária não vale mais? ou essas milhares de pessoas viram digimons no mundo real e por isso viraram digiescolhidos?

E o que pessoas adultas/maduras estão fazendo ainda com seus parceiros, se no Kizuna fica estabelecido que isso não pode ocorrer? Aliás, o próprio Kizuna já ferra com o epílogo do anime de Digimon 02 … Enfim, acho que deu pra entender que quando Digimon Adventure 02: O Início acaba, temos mais perguntas do que respostas. Não importa se você é um espectador comum que nunca viu digimon, ou um fã hardcore … esse filme deixará dúvidas na sua cabeça.

A TOEI poderia “bater no peito”, e assumir esses filmes como uma linha paralela da franquia que não se encaixa nas séries de anime da obra (como grande parte dos filmes de Naruto e Dragon Ball), ou criar uma nova linha do tempo apenas para os filmes (como os últimos filmes de Ash em Pokémon).  Até lá, vamos continuar quebrando a cabeça, tentando encaixar os acontecimentos em algum lugar, e esperando uma produção que explique tudo… o que parece ficar cada vez mais difícil.

Digimon Adventure 02: O Início – Conclusão

Mesmo com um roteiro bagunçado, e cheio de inconsistências, Digimon Adventure 02: O Início conta com uma animação eficiente, músicas nostálgicas, boas batalhas, e personagens que sempre nos cativam. É um mundo que sempre quando volto, me acessa um lugar emocional, que faz com que a experiência de rever os digiescolhidos e seus monstrinhos digitais ainda seja nostálgica e feliz.

Digimon Adventure 02: O Início estreou nos cinemas do Brasil no dia 30 de Novembro de 2023. Vale lembrar que seu anime, Digimon Adventure 02, está disponível no Globoplay.

Avaliação: Bom!


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Coringa – Confira o Trailer Final!

28 de Ago de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade