por Alexandre Baptista

 

Quem acompanha o Ultimato do Bacon sabe que sexta-feira é dia das Dicas de Streaming!

Hoje trazemos a vocês nada menos que a melhor série de comédia de todos os tempos: Seinfeld (1989 – 1998).

Ora, muitos vão argumentar que há muito mais qualidade nos Irmãos Marx (1921 – 1957), Os Três Patetas (The Three Stooges, (1922 – 1970), O Gordo e o Magro (Laurel & Hardy, 1921 – 1956) ou, principalmente, no Monty Python’s Flying Circus (1969 – 1974).

E eu sinceramente não pretendo entrar nesse mérito, pois acho que todas essas são igualmente incríveis, em diferentes níveis. Por isso justifico porque nem considerei tais humorísticos: os Irmãos Marx estão fora, porque o formato deles era cinematográfico e não televisivo; a comédia d'Os Três Patetas e de O Gordo e o Magro, algo que numa direção do clown, do pastelão e da comédia física, aliada à comédia de situação; e o Flying Circus porque explorava esquetes, além de não terem uma comédia tão acessível ao público geral, sendo de difícil compreensão para muitos espectadores.

A série em questão veio à vida quando, em 1988, Jerry Seinfeld, um já famoso comediante de Nova York, junto com o genial Larry David, criou “a maior série sobre o nada”. A partir do ano seguinte, semana após semana, ele explorou todo o tipo de gag, piada e situação para provocar o riso. Sem respeito por quase nada, as piadas eram inteligentes e trabalhavam nas situações propostas o absurdo, o impensável, mas ao mesmo tempo o extremamente plausível e compreensível nos momentos de extrema revolta ou insatisfação.

A série hoje está disponível em sua integralidade na Amazon Prime Video. E é bastante interessante assistir desde o episódio 1 até o final: pode-se acompanhar as mudanças e melhorias no cenário, evolução da dinâmica e comportamento dos personagens recorrentes e apreciar melhor algumas referências internas em temporadas mais avançadas que referenciam histórias e episódios dos primeiros anos do seriado.

No entanto, um grande mérito das 9 temporadas de Seinfeld é justamente o fato de que o espectador pode assistir qualquer episódio de forma aleatória a qualquer momento. Cada iteração funciona isoladamente, sem necessidade de conexão com os episódios anteriores. A conexão existe, mas ela não faz muita diferença para quem está apenas buscando assistir algo engraçado por alguns minutos.

Obviamente, os primeiros episódios têm uma ou duas piadas e situações um tanto datadas. Afinal, estamos falando de histórias lançadas há 30 anos atrás, em um mundo pré-internet, pré-celulares (e não falo ainda nem de smartphones) e pré-Rudolph Giuliani na prefeitura de Nova York. Para situar quem não estava por aqui na época, o final de Seinfeld veio há 20 anos atrás, na mesma época em que estávamos nos deslumbrando com Titanic (1998) pela primeira vez. Era o fim de uma era.

Um detalhe curioso: a série está recheada de participações especiais e coadjuvantes de muito peso, tanto por atores que eram importantes na época como de atores que se tornaram importantes depois ou mesmo figuras de fora do cinema e da televisão: o próprio Rudolph Giuliani; Lisa Edelstein (a Lisa Cuddy de House); Teri Hatcher (a Lois Lane de Lois & Clark); Jon Favreau (diretor de Homem de Ferro e O Rei Leão, que foi o Peter de Friends); Judge Reinhold (Um Tira da Pesada); Courteney Cox (a Mônica de Friends); Maggie Wheeler (a Janice de Friends); Jennifer Coolidge (Friends, American Pie); Candice Bergen (Murphy Brown) e muitos outros.

Outra curiosidade é a respeito do personagem Frank Costanza, pai de George: em sua primeira aparição em The Handicap Spot, 22o episódio da quarta temporada, o personagem foi interpretado originalmente por John Randolph. No entanto, posteriormente Jerry Stiller assumiu o personagem e o produtor Larry David exigiu que as cenas fossem refilmadas com o novo ator em função do sindicato. A versão apresentada na Amazon traz a versão original, antes indisponível para o público desde sua primeira transmissão.

 

 

Uma coisa é fato: para quem está procurando relaxar um pouco, dar algumas risadas e esquecer a bagunça atual em que vivemos, Seinfeld é uma saída garantida.

E o melhor é que, mesmo terminando as 9 temporadas (que parecem pouco depois que terminam), ainda temos mais opções com o comediante disponíveis por aí.

Mas isso é assunto para outro Dicas de Streaming.

Fique ligado no Ultimato do Bacon na semana que vem para saber quais são!

 

Seinfeld está disponível na Amazon Prime Video!

 

 

Trailer:

 

Confira nossas outras Dicas de Streaming e fique ligado no Ultimato do Bacon!

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Whatsapp

Instagram

Facebook

Amazon