One Day at a Time não é a sua série de comédia típica. Baseada na série de mesmo nome que foi ao ar entre 1975 e 1984, a série trata do cotidiano de uma família americana com raízes cubanas enquanto eles tentam se adaptar ao dia a dia.

Saiba mais sobre One Day at a Time

Justina Machado interpreta Penélope Alvarez (na verdade o nome é bem maior, mas vocês vão descobrir eventualmente) uma mulher de 38 anos divorciada que cria os dois filhos, Elena (Isabella Gomez) e Alejandro (Marcel Ruiz), com a ajuda de sua mãe Lydia (Rita Moreno). Ao contrário de séries familiares mais simples (ainda que Eu, a Patroa e as Crianças as vezes tenha nos atingido com uma dose de realidade que não estávamos esperando), One Day at a Time encontra formas leves de abordar temas sérios que infelizmente estão presentes no cotidiano (mas algumas vezes a coisa fica real demais).

Penélope é uma ex-oficial do exército que serviu durante a primeira ocupação dos EUA no Afeganistão. Ela sofre de TEPT, ansiedade e depressão, e os mesmos motivos levaram ao fim de seu casamento quando Victor optou por usar a bebida como meio de escape para os problemas. A série gira em torno das tentativas de Penélope de viver sua vida, um dia de cada vez, ao mesmo tempo que tenta dar um bom exemplo para seus filhos.

One Day at a Time (Netflix) - Dicas de Streaming 1

A família reunida

Elena é uma garota forte e independente que adora lutar pelas causas em que acredita. Muito de seu arco na primeira temporada gira em torno da descoberta e aceitação da sua sexualidade. Parte do humor atribuído a ela vem do fato de ela ser completamente diferente do irmão Alex, e não falar espanhol, em contrapartida aos demais membros da família. Alex é o caçula da casa e o menino de ouro da avó. Ainda que comece a primeira temporada apenas como o irmão caçula, é acompanhando seu crescimento que a série passa diversas lições sobre o começo da adolescência e sobre os problemas das más influências, além de uma excelente lição a respeito do racismo.

A grande estrela do show e a maior ladra de cena é Lydia, a mãe de Penélope que se mudou junto com seu falecido marido para ajudar a filha e acabou ficando por lá. Lydia é uma senhora cheia de garra e energia, e seu comportamento “cubano” iluminam a maioria dos episódios. Ela vive em constante choque com Elena, uma vez que vive a vida da forma como aprendeu quando era jovem, contrastando com os novos tempos representados pela neta.

Por último Schneider (Todd Grinnell é o dono do prédio e o membro adotivo da família. Ainda que ele seja o “garoto rico mimado”, é impressionante o número de vezes em que ele colabora com a família para ajudar as coisas a se acalmarem quando há um problema. Schneider é um ex-alcoolatra e isso é eventualmente abordado em alguns episódios.

Todos os personagens são extremamente complexos em sua concepção, cada um com uma nuance que as vezes faz você esquecer que está assistindo uma série de comédia. No geral, a série vai te fazer rir por 2 ou 3 episódios e de repente você estará cogitando chorar ou então reavaliando algum aspecto de sua vida. Ao todo, a série conta com 39 episódios em 3 temporadas e atualmente está cancelada pela Netflix. Com uma aprovação de 100% no Rotten Tomatoes, talvez tudo que One Day at a Time precise é que as pessoas percebam o quanto a série é incrível para que a Netflix volte atrás em sua decisão.

One Day at a Time está disponível na Netflix!

Confira nossas outras dicas de Streaming clicando aqui! 


Créditos:

Texto: João Maia

Imagens: Reprodução

Edição: Diego Brisse

Texto publicado originalmente em 22 de março de 2020. Atualizado em 09 de abril de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!