por Alexandre Baptista

 

A dica de streaming de hoje é um filme que não deveria ser indicado.

Garota Exemplar (Gone Girl, 2014) é um filme de uns 5 anos atrás já, dirigido por David Fincher – de Alien 3 (Alien3, 1992), Se7en – Os Sete Crimes Capitais (Se7en, 1995) e O Quarto do Pânico (Panic Room, 2002) – que precisa ser visto “no susto”.

Quem já me conhece pode decidir se, baseado nessa afirmação, vai fechar esse texto, assistir o filme e depois voltar aqui pra conferir o resto; agora, pra quem ainda não se sente confortável ou está chegando agora, explico: se você for assistir Garota Exemplar esperando “um filme de David Fincher”, sabendo que o longa “tem surpresas e reviravoltas em sua premissa”, o impacto certamente será muito, muito menor.

E vamos lá. Na trama, Ben Affleck é Nick Dunne. Casado com Amy Dunne (Rosamund Pike), o homem se vê em meio a uma investigação policial quando sua esposa some em seu 5o aniversário de casamento.

Jovem prodígio e escritora, Amy é bastante conhecida do público, o que torna seu desaparecimento em um circo midiático que acaba colocando Nick como um dos suspeitos. Ao lado de sua irmã Margo Dunne (Carrie Coon), Nick tenta provar sua inocência e investigar o que realmente aconteceu com sua amada esposa.

A trama parece batida até aí, não? Mas é justamente nisso que está o grande mérito do filme… caso você seja pego desprevenido! A trama começa a ficar levemente mais complicada quando temos alguns flashbacks mostrando a verdadeira relação do casal e alguns podres de Nick começam a vir a tona.

Reviravoltas e a constante sensação de que não estamos à par de toda a história começam a conduzir o olhar do espectador, criando um certo suspense e prendendo a atenção aos detalhes da trama.

Soma-se a isso a bela atuação de Affleck que se mostra verdadeiramente perdido em diversos momentos; Pike oscila de maneira perfeita para demonstrar as facetas de sua Amy; e Neil Patrick Harris, brilhando em um papel coadjuvante sério, adoravelmente distante de Barney Stinson ou Conde Olaf.

A trilha sonora é competente, assim como os ângulos de câmera e o ritmo geral do longa. Nada incrível ou retumbante. Mas que garante um filme bastante “redondo” para matar um tempo numa noite fria ou para relaxar depois de um almoço de domingo.

Garota Exemplar, além do verniz “suspense policial” que já é interessante, acaba se mostrando um retrato exagerado, mas muito realista de como se constroem relacionamentos abusivos e quais as armadilhas que homens e mulheres se colocam.

Impõem a si mesmos, vidas miseráveis ao lado de parceiros a quem odeiam, sob uma fachada social de felicidade e “amor”, para viverem uma relação a dois simbiótica e tóxica, seja por interesse, conveniência ou abuso.

 

Garota Exemplar está disponível na Netflix!

 

 

Trailer:

 

Confira nossas outras Dicas de Streaming e fique ligado no Ultimato do Bacon!

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Whatsapp

Instagram

Facebook

Amazon