Por João Pedro Maia

A Internet foi recentemente estremecida com a chegada do primeiro trailer de Detetive Pikachu. As reações variam entre uma agradável surpresa até um desgosto inenarrável por parte daqueles que veementemente condenam adaptações de jogos. Para aqueles que desconhecem: não, vocês não leram errado, Detetive Pikachu é uma adaptação de um jogo da franquia, mesmo que você tenha esperado ver o Red (ou até mesmo o Ash) em uma adaptação cinematográfica.

Para aqueles que não estão acostumados, vamos a uma breve recapitulação sobre o mundo de Pokémon:

Começando no Japão em 1995, Pokémon se expandiu dos jogos para os consoles portáteis da Nintendo a uma franquia multimídia que envolvem adaptações para anime, mangá e agora um live-action.

A franquia dos games é composta pela série principal, dividida em gerações, que são responsáveis por introduzir novas regiões e diferentes Pokémon ao cânone da série, começando com os originais Red e Blue (Red e Green fora do Japão) que introduziram os 151 monstrinhos originais (e os favoritos da grande maioria) até os mais recentes Ultra Sun e Ultra Moon que ultrapassaram a marca de 800 diferentes Pokémon, seguindo a evolução dos consoles portáteis da empresa, desde o Game Boy até o atual Nintendo 3DS, com a oitava geração de monstrinhos já prometida para chegar em breve ao Nintendo Switch.

Mas os jogos de Pokémon não se restringem apenas aos consoles portáteis (ou aqueles emuladores que vocês jogam, além das versões online não oficiais), com diferentes tipos de jogos sendo lançados para as diferentes plataformas. Começando com Pokémon Stadium para o Nintendo 64 que focava exclusivamente nas batalhas Pokémon, passando pelos games “Mystery Dungeon” onde o player controla exclusivamente Pokémon, com jogos como a série “Rumble” que se passa no mundo dos brinquedos onde o player assume o comando do seu personagem “Mii” e coleciona os diferentes Pokémon. Há também um crossover com a série “Nobunaga’s Ambition”, intitulado Pokémon Conquest, um RPG tático de turnos onde cada Pokémon tem apenas uma habilidade, além de contar com a habilidade especial de cada um dos “Warlords” envolvidos no jogo. Por fim, existem também os jogos Pokkén Tournament, desenvolvidos pela Bandai que usam um gameplay similar a série Tekken, sendo um jogo exclusivamente de luta entre Pokémon. Ah, não podemos nos esquecer do Pokémon GO que se tornou uma febre mundial ao proporcionar aos usuários a chance de sair por aí capturando Pokémon no mundo real.

Tá, mas onde entra Detetive Pikachu?

Bom, como eu rapidamente expliquei, os jogos de Pokémon não se limitam aos clássicos jogos dos portáteis onde você percorre diferentes cidades capturando os monstrinhos e derrotando líderes de ginásio. Detetive Pikachu foi lançado originalmente em 2016 (uma versão mais curta exclusivamente no Japão) e mundialmente em 2018, segue as aventuras do jovem Tim Goodman que chega a Ryme City para procurar seu pai desaparecido, encontrando em seu caminho um Pikachu extremamente inteligente com que ele estranhamente é capaz de se comunicar. Diferentemente dos jogos principais, aqui a jogabilidade se baseia na investigação e na busca por pistas, interagindo com pessoas e Pokémon.

Pelo que pode ser observado no trailer, muito do conceito original do game será aproveitado para o filme, o que parece um bom caminho a se seguir. Considerando todo o gameplay do jogo, este foi provavelmente escolhido para ser adaptado (caso não tenha sido desenvolvido com essa finalidade) pois seu roteiro o torna muito mais simples de se adaptar do que um jogo da série principal (até porque o anime já faz basicamente isso). Conforme novos trailers forem sendo divulgados, mais informações do plot devem ser divulgadas (não vou revelar o final do game aqui), restando saber qual será a qualidade final do filme, principalmente na questão da criação dos Pokémon num cenário do “mundo real”. Ainda que vários dos monstrinhos já tenham aparecido no trailer, ainda precisamos aguardar o produto final para poder avaliar a qualidade da computação gráfica.

A estreia de Pokémon: Detetive Pikachu está marcada para maio de 2019, mas enquanto isso, o game está disponível para o Nintendo 3DS.

 

 

Enquanto a Black Friday não chega, confira essa oferta do lançamento da editora Darkside, Dance of Thieves! Utilize o cupom DANCE10 e compre com R$10,00 de desconto!  

 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram

Facebook

Amazon