Desventuras em Série (2017-2019) | O Ultimato

Desventuras em Série (Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events)
Ano: 2017 – 2019 Distribuição: Netflix
Estreia: 13 de Janeiro Direção: Barry Sonnenfeld, Bo Welch, Mark Palansky, Allan Arkush, Loni Peristere, Liza Johnson, Jonathan Teplitzky
Roteiro: Joshua Conkel, Emily Fox, Sigrid Gilmer, Daniel Handler, Tatiana Suarez-Pico, Joe Tracz
Duração: 50 Minutos  Aprox. Elenco: Neil Patrick Harris, Patrick Warburton, Malina Weissman, Louis Hynes, K. Todd Freeman, Presley Smith, Usman Ally, Jacqueline Robbins, Joyce Robbins, Matty Cardarople, John DeSantis, Lucy Punch

Sinopse: “Os órfãos Baudelaire são três irmãos muito inteligentes; Violet é a mais velha, Klaus é o irmão do meio e Sunny é a mais nova, com três anos. Quando seus pais morrem, eles passam a morar com diferentes tutores.  O primeiro é Conde Olaf, que irá tentar roubar a enorme herança deixada pelos pais.”

 

 

Alexandre Baptista

Desvie o olhar! Última temporada de Desventuras em Série entrega aos fãs dos livros uma excelente adaptação

Com conteúdo infanto-juvenil, a série com Neil Patrick Harris mantém o humor negro inteligente acima da média e capricha na produção de maneira geral

por Alexandre Baptista

 

Look away, look away!

Não é de hoje que Desventuras em Série (A Series of Unfortunate Events), a coleção de 13 livros escritos por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) publicada entre 1999 e 2006 merece uma boa adaptação para as telas.

Cheia de referências culturais, trocadilhos, palavras de duplo sentido e até mesmo poesia, a série literária infanto-juvenil tem um humor ácido, inteligente e provocativo. Evidentemente que grande parte das piadas mais inteligentes funcionam melhor em inglês, mas ainda assim, os livros empolgam pelo tom aventuresco das desventuras enfrentadas pelos órfãos Baudelaire.

Com um tom bastante sombrio e sem apreço por seus personagens, que podem morrer a qualquer momento, é quase uma prima mais nova das Crônicas de Gelo e Fogo nesse quesito.

Em 2004, houve uma adaptação dos três primeiros livros Mau Começo, A Sala dos Répteis e O Lago das Sanguessugas para os cinemas: Desventuras em Série (Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events, 2004) tinha um elenco estrelado, composto por Jim Carrey, Meryl Streep, Jude Law e Emily Browning no papel de Violet Baudelaire. Mesmo tendo sido positivamente criticado e ganhado um Oscar de Melhor Maquiagem e Penteados em 2005, o longa acabou não conseguindo a bilheteria necessária para garantir suas continuações.

Em 2017 no entanto, estreou pela Netflix uma nova tentativa de adaptação. Desta vez em formato de série, com produção de Mark Hudis e Barry Sonnenfeld e estrelando Neil Patrick Harris como Conde Olaf. A terceira e última temporada estreou recentemente, em 01 de janeiro de 2019 e, com 25 episódios em seu total, Desventuras em Série finalmente ganhou uma adaptação completa à altura de seus livros.

A trama segue as desventuras dos três órfãos Baudelaire – Violet, Klaus e Sunny – após a morte de seus pais no incêndio de sua casa. Arrastadas por vários lares adotivos, as crianças são perseguidas por Conde Olaf, que deseja obter o controle da vasta herança delas antes que alcancem a maioridade e tenham autonomia sobre o dinheiro. Além disso, ao longo da história, os irmãos vão descobrindo informações sobre seus pais e a relação deles com uma sociedade secreta.

A série mantém o anacronismo dos livros e capricha no design de produção, especialmente no figurino e design de objetos. Ao espectador mais tradicional, o estilo pode parecer exagerado; mas é justamente esse exagero, com um toque de Ed Wood e Tim Burton que garante a dose de surrealismo necessário para que a série funcione perfeitamente.

A trilha sonora é perfeita para completar esse tom e o tema de abertura, grande destaque musical, é quase uma versão gótica do Tema de DuckTales, de tão chiclete que a música é.

O elenco na série está todo fantástico, com grande destaque para Neil Patrick Harris (Conde Olaf), além de Patrick Warburton (Lemony Snicket), Malina Weissman (Violet Baudelaire), Louis Hynes (Klaus Baudelaire) e Lucy Punch (Esmé Squalor). As atuações são exageradas, com uma canastrice absurda que se contrapõe ao humor negro de forma genial – considerando que a série é um produto infanto juvenil, obviamente. Note também as participações especiais, perfeitas e deliciosas de se assistir: Patrick Breen (Larry Seugarçom), Will Arnet (Pai), Cobie Smulders (Mãe), Kitana Turnbull (a maravilhosa Carmelita Spats), Tony Hale, o Buster de Arrested Developtment (Jerome Squalor), Robbie Amel (Kevin), Joan Cusack (Juiza Strauss), Morena Baccarin (Beatrice) e muitas outras.

A primeira temporada tem 8 episódios; a segunda conta com 10 e a terceira fecha com 7, num total de 25 episódios como dito anteriormente. Cada episódio tem cerca de 50 minutos, sendo que cada dois episódios fecham um livro, garantindo praticamente a mesma duração de um filme para cada conto (com exceção do último livro / episódio). Ainda assim, é uma série relativamente curta e que vale bastante a pena de ser conferida. Espere também momentos metalinguísticos (principalmente pelo Conde Olaf e Sunny Baudelaire) e muita quebra de quarta parede (especialmente por parte do narrador, Lemony Snicket).

Se você já leu os livros, é praticamente certo de que vai adorar essa adaptação. Se você ainda não leu, é bem provável que a série te deixe empolgado o suficiente para conferir os livros. A menos que você siga o conselho dado logo no início pelo autor e acabe desviando o olhar.

 

 

Avaliação: Ótimo!

 

 

Trailer

 

Sugestão de Leitura:

 

Box Completo – Desventuras em Série

 

1 – Mau Começo

 

2 – A Sala dos Répteis

 

3 – O Lago das Sanguessugas

 

4 – Serraria Baixo-Astral

 

5 – Inferno no Colégio Interno

 

6 – O Elevador Ersatz

 

7 – A Cidade Sinistra dos Corvos

 

8 – O Hospital Hostil

 

9 – O Espetáculo Carnívoro

 

10 – O Escorregador de Gelo

 

11 – A Gruta Gorgônea

 

12 – O Penúltimo Perigo

 

13 – O Fim

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Whatsapp

Instagram

Facebook

Amazon

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *