Ultimato do Bacon

Coringa de Brian Azzarello – Baú de HQs

Em 28 de Mai de 2020 2 minutos de leitura

Coringa de Brian Azzarello é uma obra peculiar na minha visão. Entenda: eu tenho a visão errada do Batman. Como meu grande amigo Lucas diz, em algum momento da vida eu li uma hq do Batman e do Justiceiro, fui dormir, misturei os dois personagens e acreditei que o Batman era muito mais violento do que ele realmente é.

O mais próximo do Batman que eu tenho em mente foi o mostrado por Zack Snyder em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice, 2016). O Batman pra mim é puro ódio e rancor, consequentemente o Coringa é pura loucura e maldade. Por isso curto tanto o Coringa de Brian Azzarello.

Coringa (Joker) é uma graphic novel escrita por Brian Azzarello e desenhada magistralmente por Lee Bermejo em 2008. Talvez tenha sido a primeira vez que vemos a relação Batman e Coringa explorada de forma tão diferenciada, usando aquele conceito dos fãs de que deve existir o equilíbrio de ambos.

Mas Azzarello explora isso de forma bem cruel, porém sem expor 100%, deixando razoavelmente aberto a algumas interpretações.

Qual o diferencial do Coringa de Brian Azzarello

A violência aqui é bem gráfica, exagerada. Depois do sucesso do Coringa de Heath Ledger no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008), era nece$$ário ter uma visão do personagem semelhante nos quadrinhos e Azzarello levou isso a um extremo um tanto grotesco.

A HQ foca, obviamente, no Coringa, que na história foi liberado do Asilo Arkham de forma “misteriosa”, dado como curado. Depois de um longo tempo afastado ele retorna e vai cobrar o que considera seu por direito.

A visão que temos do universo do Batman aqui é muito realista, até mesmo crível, em um estilo próximo ao que Christopher Nolan realizou em seus DOIS filmes do Batman. O estilo de Bermejo é impecável, suas versões dos personagens são excelentes. Muitas pessoas criticam o roteiro de Azzarello, mas ele serve muito bem a proposta de acompanhar a jornada de loucura desenfreada do Coringa pela visão de um capanga qualquer.

Coringa de Brian Azzarello é uma HQ recomendada para quem curte uma temática mais adulta. Para a época, foi como ver uma versão do personagem para a Vertigo. O ponto forte da HQ é justamente se diferenciar do comum e trazer essa visão mais pesada para o universo do Batman.

Pode não ser a melhor leitura do mundo, mas vale muito conferir! Esse Coringa deixaria o da Batman: A Piada Mortal (Batman: The Killing Joke, 1988) se cagando de medo…

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais sobre HQs e não deixem de conhecer outros arcos memoráveis no nosso Baú de HQs!

Sugestão de Leitura:


Créditos:

Texto: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Texto publicado originalmente em 10 de dezembro de 2019. Atualizado em 28 de maio de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Superman, Batman e Mulher-Maravilha em Capa da revista Heróis em Crise da DC Comics

Importante herói da DC irá em busca de redenção

12 de Jun de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade