Contos de Griô, de Ana Cristina e Jean Lins é uma bela HQ Brasileira com uma forte protagonista feminina e um lindo traço

 

Contos de Griô: O Espelho da Verdade é uma bela HQ Brasileira, publicada em dezembro de 2019 de forma independete. Com 52 páginas em preto e branco e formato 18 x 26 cm, Contos de Griô é escrito por Ana Cristina e arte de Jean Lins.

Contos de Griô traz como figura central o Griô – também grafado como Griot – uma denominação que tem sua origem em raízes africanas. Marcados por uma cultura oral, os griôs narravam ou cantavam em praças públicas as histórias, os mitos e cultura dos diferentes povos antepassados.

.

Grafia antiga da HQ Contos de Grio

Uma das primeiras artes conceituais e com o antigo título Griot em vez de Griô. Nela, Mahura enfrenta o Leão que ataca sua vila, Ndongo.

.

Nesta cultura, com uma forte transmissão de conhecimento de forma oral, Griô (ou gritadores) é como eram chamados os contadores de histórias nas praças públicas africanas. O primeiro Griô teria sido Kwaku Ananse, o Homem Aranha e desde então encontramos Griôs de todas as maneiras, seja como poetas, comunicadores sociais, mediadores de transmissão oral, entre outros. A verdade é que os Griôs conservam a memória coletiva, numa cultura onde o livro não tem um destaque social.

.

Mahura, personagem de Contos de Grio

Mahura, a protagonista de O Espelho da Verdade, uma jovem corajosa e tão vaidosa, com seus trajes africanos, fascinada pela arte das armas, ensinada por seu pai. Desenvolveu habilidades extraordinárias com a lança de Guerra.

 

Contos de Griô: O Espelho da Verdade conta duas histórias em suas páginas

O Espelho da Verdade, uma das histórias de Contos de Grio

O Espelho da verdade – história principal

A primeira história de Contos de Griô, dá o título ao brilhante quadrinho de Jean Lins e Ana Cristina: o Espelho da Verdade.

Nela temos a história de Mahura, uma jovem guerreira habilidosa com sua lança de guerra que protege Ndongo, uma cidade que fica num local que é o encontro cósmico entre o Orum (morada dos deuses ou mundo espiritual) e o Aiye (Mundo físico). Num ato falho, Mahura muda a dinâmica deste equilíbrio cósmico e corajosamente lida com as consequências.  

Quem achar um pedacinho do espelho da verdade estará encontrando apenas uma parte da verdade, porque o espelho reproduz apenas a imagem do lugar em que se encontra. Se visto com carinho, cada pedaço pode ter sua beleza, valores e complexidade reconhecidos

 

Origem do Baobá – a segunda história

.

Origem do Baoba, segunda HQ de Contos de Grio

Desde a criação do mundo, até a origem do Baobá, esta história é praticamente uma cena pós crédito no quadrinho.

.

A segunda história, quase tão cheia de significados, conta a Origem do Baobá, uma das árvores mais antigas e longevas do mundo, que traz uma característica especialmente diferente em 9 dos 12 meses do ano – a ausência de folhas – que a faz parecer uma arvore plantada de cabeça para baixo. Não espere aqui uma história em quadrinho tradicional. É uma HQ desenhada por Ana Cristina, numa pegada MUITO diferente do Jean Lins.

Contos de Griô – conclusão

.

Mahura enfrenta um leão adulto em Contos de Grio

Mahura enfrenta um leão adulto para proteger sua vila, Ndongo. Mas será que esta luta acabará bem?

.

Duas histórias distintas, mas que trazem mais um pouco da cultura africana para nós, brasileiros que tantas vezes conhecemos intimamente histórias gregas, romanas, nórdicas, celtas, maias, nipônicas, mas ignoramos elementos de enorme importância da cultura africana.

.

o Criador e Mahura em Contos de Grio

O Criador convida Mahura para conhecer a história por trás do espelho da Verdade.

.

Não à toa, o quadrinho se encerra com a seguinte frase:

“Quando na África morre um ancião é uma biblioteca que desaparece”.

 

Vida longa aos Griôs.

 

 

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo

 

Confira também nossa coluna Baú de HQs e nossas matérias exclusivas sobre HQs Brasileiras!

Fique ligado no Ultimado do Bacon para mais sobre Quadrinhos!

 


Créditos:

Texto: Daniel Miranda – @negrogeek
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: