Ultimato do Bacon

Conheça Real de Takehiko Inoue

Em 29 de Set de 2021 3 minutos de leitura
Conheça Real de Takehiko Inoue (1)

Tudo que, a priori, necessite ser dito a respeito de Real, novo mangá de Takehiko Inoue (criador de obras ilustres como Vagabond e Slam Dunk) deve começar pelo glossário encontrado nas últimas páginas do primeiro volume.

 Basquete em cadeira de rodas: modalidade de basquete praticada por atletas com deficiências físicas. Inicialmente, era praticado por ex-soldados norte-americanos que saíram feridos da Segunda Guerra Mundial. Seu órgão regulador é a IWBF (The International Wheelchair Basketball Federation), a única entidade reconhecida pelo Comitê Paralímpico Internacional como autoridade competente no assunto.

Conheça Real de Takehiko Inoue (1)

Importante salientar este recorte, pois, o mangá Real de Takehiko Inoue utiliza a ficção para narrar uma convidativa e sincera história de superação sobre rodas

Real de Takehiko Inoue  – Uma História Desafiadora

Real de Takehiko Inoue, é uma potente história de desafios e superações de três protagonistas e suas narrativas que se entrelaçam de alguma forma através do basquete. A princípio, parece não haver nada em comum entre eles, mas, no final do primeiro volume, os protagonistas Nomiya, Togawa e Takahashi perceberão que o esporte é o fio condutor de suas jornadas de reabilitação.

Conhecemos Tomomi Nomiya, um adolescente complicado e instável que vive se metendo em problemas ocasionando, inclusive, sua expulsão da escola. Certa feita, envolve-se num acidente de moto com uma garota, que fica paraplégica em decorrência do mesmo – o sentimento de culpa o consome todos os dias pelo fato.

Conheça Real de Takehiko Inoue (1)

“Fui eu que a deixei paralisada, eu tinha prometido pra mim mesmo que a compensaria por isso e que viveria para ela […] eu sou um covarde.”, diz Nomiya

Kiyoharu Togawa é um jovem que possui uma grave doença que, para contê-la e não se alastrar pelo resto do corpo, precisa amputar uma das pernas. É no basquete em cadeira de rodas que descobre uma forma de extravasar sua ira e angústia, porém, o demasiado orgulho atrapalha a relação com os demais colegas de seu antigo time Tigers.

Conheça Real de Takehiko Inoue (1)

A falta de humildade de Togawa impede-o de se relacionar com os outros

Hisanobu Takahashi é o adolescente mais popular da escola, aquele que descola todas as garotas e é o capitão do time de basquete. Apesar disso, é uma pessoa bem desagradável e que fere a dignidade dos seus colegas através de atitudes depreciativas, castigos e bullying – um personagem intragável.

Conheça Real de Takehiko Inoue (1)

Takahashi fazendo pouco caso de Nomiya, seu colega de sala e rival no time de basquete. Rivalidade e antagonismo são um prato cheio em Real de Takehiko Inoue

Mais do que simplesmente divertir, o mangaká leva o leitor a imergir na história de vida desses personagens e fazer-nos repensar nossas próprias relações com o mundo e as pessoas ao nosso redor. Não à toa, Inoue escreve um Seinen – tipo de obra voltada para o público jovem ou jovem adulto, acima dos 18 anos de idade e que retrata assuntos mais sérios e tangíveis, tais como moralidade, injustiças sociais e preconceito.

Real e Sua Importância

Real não é somente uma narrativa de esportes com foco no basquete de cadeirantes, mais do que isso, o mangá utiliza-o como pano de fundo para contar uma história verossímil e que dialoga com o leitor. Sou muito dado a comprar a ideia de algum autor que saiba lidar com as tragédias e desgraças humanas e este mangá despertou meu interesse devido a trajetória dos personagens.

Conheça Real de Takehiko Inoue (1)

Protagonistas bem construídos através de dramas carregados de sensibilidade, angústia e superação. Qualquer semelhança com o mundo real é mera coincidência

As camadas mais profundas da narrativa em Real de Takehiko Inoue fazem os leitores se sensibilizarem com os dramas que os personagens enfrentam – medos, bullying, incertezas, dificuldades de convívio em sociedade, orgulho, solidão e demais mazelas humanas.

Poderia ser uma história extremamente chata mas, pelo contrário, o autor consegue cativar com a leitura – me senti em meio a um turbilhão de sentimentos e emoções, desejando segurar nas mãos daqueles jovens e ajudá-los de alguma forma. Takehiko Inoue tem meu respeito, foi genial a sacada de escrever sobre as dificuldades reais de um grupo de cadeirantes através da ficção.

Não deixe de conferir nossas outras matérias sobre Mangá clicando aqui e nossa matéria especial sobre Animes e Mangás Baseados em Esportes clicando aqui! 

Compre Real de Takehiko Inoue clicando na capa abaixo! 

Conheça Real de Takehiko Inoue (1)


Créditos:
Texto: André ‘Brasuka” Roberto – @Comunicafic
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade