Ultimato do Bacon

Conheça os quadrinhos de Duna

Em 8 de Mar de 2024 3 minutos de leitura

Criado pelo escritor lendário Frank Herbert, Duna foi publicado em 1965, vendeu milhões de cópias e, até hoje, é considerado uma das ficções científicas mais admiradas de todos os tempos. Duna logo virou uma série de livros best-sellers e ganhou várias adaptações, incluindo filmes live-action.

Na matéria de hoje, viemos trazer para vocês conhecerem os quadrinhos de Duna para você conhecer e se aventurar ainda mais nesse rico universo.

Índice

Duna – Marvel Comics

Embalados pelo filme de David Lynch em 1984, estrelado por Kyle MacLachlan, a Marvel Comics em 1985 publicou uma adaptação em quadrinhos de três edições do longa, com roteiro adaptado por Ralph Macchio e arte de Bill Sienkiewicz. O quadrinho, mesmo com um roteiro entrelaçado ao do filme de Lynch, se destaca pelos visuais que Sienkiewicz consegue imprimir nas páginas.

 O material segue inédito no Brasil.

Duna: Graphic Novel (2020)

Em 2020, a Abrams ComicArts começou a publicar em quadrinhos uma adaptação do livro de Frank Herbert. Adaptado pelo seu filho – Brian Herbert – e pelo parceiro de escrita Kevin J. Anderson (que já tinham lançado juntos vários projetos para expandir o universo de Duna), Duna: Graphic Novel tenta seguir o mais próximo possível do romance original, sem obrigação de quaisquer referências ou amarras com o filme. As ilustrações são de Raúl Allén e Patricia Martín, com Bill Sienkiewicz voltando a Duna e produzindo as capas.

A Intrínseca lançou o primeiro volume aqui no Brasil, mas infelizmente, a editora abandonou todas as suas publicações de quadrinhos. Confira nossa review clicando aqui!

Duna: A Graphic Novel Oficial do Filme (2022)

A Legendary Comics também lançou sua versão em quadrinhos de Duna, aqui fazendo uma adaptação extremamente fiel do filme de Denis Villeneuve – Duna: Parte Um, de 2021. Esta edição tem roteiro de Lilah Sturges, arte de Drew Johnson e cores de Zid. Bill Sienkiewicz, como de costume, voltou para fazer a capa principal da edição, que também contou com variantes de John Ridgway e Tim Sale.

O material segue inédito no Brasil.

Duna: Casa Atreides

A partir de 2020, a BOOM! Studios começou a lançar várias séries em quadrinhos do universo de Duna – ao lado do próprio Brian Herbert. Ilustrado por Dev Pramanik, Casa Atreides adapta o primeiro livro da trilogia Prelúdio de Duna que tem o mesmo nome, narrando eventos que ocorreram 30 anos antes dos que vimos no romance original.

No planeta deserto Arrakis, Pardot Kynes procura os seus segredos. Enquanto isso, um golpe violento é planejado pelo filho do Imperador Elrood. Um escravo de oito anos, Duncan Idaho, tenta escapar de seus cruéis senhores; e um jovem chamado Leto Atreides inicia uma jornada fatídica.

O material segue inédito no Brasil.

Duna: Sangue dos Sardaukar

Nesta edição adaptada e roteirizada por Brian Herbert e Kevin J. Anderson, e ilustrada por Adam Gorham, temos uma história poderosa ambientada durante a Batalha de Arrakeen. Jopati Kolona é um Sardaukar: a unidade militar de elite do imperador.

Os Sardaukar são lutadores implacáveis, inflexíveis em sua devoção ao imperador e temidos por toda a galáxia. Quando Jopati se encontra com o duque Leto da casa Atreides, a casa que ele acredita ser responsável pela destruição de sua família, ele será forçado a questionar seu ódio mais profundo.

O material segue inédito no Brasil.

Duna: O Sussurro dos Mares de Caladan

Brian Herbert e Jakub Rebelka contam outra história que se passa na lendária Batalha de Arrakeen. Um grupo de soldados Atreides desabou. Então, enquanto Paul Atreides encontra seu destino na batalha, o sargento Vitt usa seu dom para transportar seus homens de sua tumba para seu mundo natal, Caladan. Será que Vitt conseguirá transportá-los mentalmente de volta à exuberância e aos vastos oceanos de Caladan?

O material segue inédito no Brasil.

Duna: As Águas de Kanly

O artista Francesco Mortarino dá vida ao conto original, adaptado pelos autores originais Brian Herbert e Kevin J. Anderson para os quadrinhos. No rescaldo da batalha de Arrakeen, o lendário mestre de guerra da Casa Atreides, Gurney Halleck, refugia-se com contrabandistas de especiarias, jurando vingança contra os Harkonnens, não importa o custo. Para embarcar em sua missão de vingança, Gurney Halleck deve se colocar em rota de colisão não apenas com a Casa Harkonnen, mas também com a própria Guilda Espacial!

O material segue inédito no Brasil.

Duna: Casa Harkonnen

O segundo prequel de Duna também já foi adaptado para as HQs, por Brian Herbert e Kevin J. Anderson e pelo artista Michael Shelfer. Aqui, mergulhamos no passado de Gurney Halleck, Leto Atreides, Lady Jessica e Liet Kynes e descobrimos como as maquinações complexas e brutais da Casa Harkonnen moldaram o seu futuro!

O material segue inédito no Brasil.

Duna: Casa Corrino

A terceira e última prequel oficial de Duna é adaptada aos quadrinhos também por Brian Herbert e Kevin J. Anderson, acompanhados aqui pela artista Simone Ragazzoni. A Casa Corrino, que já foi a Casa mais mortal do universo conhecido como Família Imperial, montou as peças finais que levaram aos eventos de Duna e à queda da Casa Atreides.

Enquanto os conflitos aumentam entre os Fremen e a Casa Harkonnen em Arrakis, as Bene Gesserit ficam de olho na gravidez de Jessica, e a Casa Atreides participa do plano para selar o destino de Ix.


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Como conservar HQs e Revistas – Costelinha 009

21 de Out de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade