Ultimato do Bacon

Conheça o Selo Legends de Star Wars

Em 12 de Jan de 2022 3 minutos de leitura
Selo Legends Capa

Criado em 1977, Star Wars se tornou uma das maiores franquias do cinema de todos os tempos, superando as expectativas de seu criador, George Lucas. Mas com seu sucesso, outras barreiras foram rompidas, sendo a principal a expansão desse universo através de outras mídias.

Durante anos foram escritos livros, produzidos quadrinhos, jogos de vídeo game baseados nessa galáxia tão distante. Esses materiais viajavam entre as lacunas da trilogia original (episódios IV, V e VI) e no futuro após Retorno de Jedi, porém Lucas só pedia que nada fosse produzido pensando no passado em curto prazo (ele planejava uma nova trilogia, assim foram criados os episódios I, II e III).

imagem 1 - selo legends

Assim surgiram histórias de milhares de anos antes da batalha de Yavin (ponto da destruição da primeira Estrela da Morte, de onde parte a cronologia das produções de Star Wars, parecido com o calendário Antes de Cristo/Depois de Cristo). Personagens como Han, Luke e Leia têm seus destinos contados, assim como de seus filhos e netos.

imagem 1 - selo legends

Porém, essas histórias, apesar de bem escritas, causavam estranheza nos fãs por a cronologia não se encaixar corretamente. Muitos desses eventos ocorriam sem uma conexão lógica com outros, ou mesmo acontecimentos que anulam outros. Assim causando problemas de compreensão e perdendo o sentido de continuidade.

Em 2012, a Lucasfilm foi adquirida pela Disney e como sabemos uma nova trilogia foi lançada, além de diversos projetos em formato de série e afins. A partir dessa compra, foi estabelecida uma nova organização da linha cronológica da saga, a fim de explorar momentos da história já contados e tornar uniformes os acontecimentos.

Desse modo, foram criados três braços para alocar essas histórias, criando uma uniformidade para essa nova era, ficando conhecido como Universo Expandido (tudo que não está nos seis primeiros filmes), Novo Cânone (tudo que a Disney considera como histórias verdadeiras, podendo ser filmes, animações, séries, livros, jogos de vídeo game e afins) e o Selo Legends (tudo produzido antes da aquisição da Lucasfilm pela Disney, removendo dessa equação os seis filmes e a série Clone Wars, por exemplo).

imagem 4 - selo legends

Assim nasce o selo, que em seu início foi providencial em retirar tudo que foi produzido fora dos filmes e da série Clone Wars em um primeiro momento. Para isso, uma tarja era colocada nas capas de livros e quadrinhos para destacar que aquela leitura se tratava de uma lenda. Mas com o passar do tempo, essas “lendas” começaram a serem colocadas como canônicos, com as adaptações necessárias.

Um exemplo conhecido é a inserção do vilão Grande Almirante Thrawn, famoso graças a uma trilogia de livros, nomeada como Trilogia Thrawn, escrita por Timothy Zahn. Esse é um exemplo de personagem que superou sua categorização, por sua força entre os fãs.

imagem 3 - selo legends

Hoje vemos um foco maior em publicar novas histórias que façam parte da linha oficial pensada pela Disney, logo vemos pouco do selo chegando ao Brasil nos últimos tempos, mas deixamos algumas dicas de leitura que estão contidas nesse selo e que já foram lançados aqui no país:

 

– Trilogia Thrawn (completa em três livros);

– Kenobi (volume único);

– O Livro dos Sith (volume único);

– Darth Plagueis (volume único);

– Star Wars Legends: A Guerra nas Estrelas.

 

Começando agora em Star Wars após ver os filmes, ou não, o Selo Legends é um bom caminho para se aventurar, pois não existe um ponto obrigatório de partida, apenas sua cede por aventura irá te guiar.

Não deixe de conferir também nossas outras matérias sobre Star Wars clicando aqui!


Créditos:
Texto: Yuri Mazzetti – Racer Pod 
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade