Ultimato do Bacon

Conheça o mangá Nausicaä do Vale do Vento de Hayao Miyazaki

Em 12 de Out de 2022 3 minutos de leitura
Conheça o mangá Nausicaä do Vale do Vento de Hayao Miyazaki (2)

Após uma publicação incompleta pela Conrad, finalmente o mangá de Hayao MiyazakiNausicaä do Vale do Vento-  desembarca mais uma vez no Brasil, com a promessa de ser concluído pela Editora JBC.

Muita gente conhece Hayao Miyazaki como fundador e diretor do renomado Studio Ghibli, mas antes do estúdio japonês ser criado, o diretor começou a publicar Nausicaä do Vale do Vento nas páginas da revista Animage, da editora Tokuma Shoten, em 1982.

Conheça o mangá Nausicaä do Vale do Vento de Hayao Miyazaki (1)

Na trama, nos deparamos com uma Terra destruída após os “Sete Dias de Fogo”, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema do planeta.

Com isso, surge uma floresta que exala gases venenosos e apenas insetos e um ser conhecido como Ohmu vivem nela. Ao redor da floresta, pequenos povoados tentam seguir a vida após esses eventos. 

Um desses locais é o Vale do Vento, onde vive Nausicaä, filha do rei do vale, que tem o dom de perceber o que a floresta sente, e se vê obrigada a tentar evitar outra guerra.

A garota é jovem e corajosa, e seu nome foi retirado da Nausicaä da “Odisséia”. Além disso, a personagem tem elementos do conto do folclore japonês “A princesa que amava insetos”.

Conheça o mangá Nausicaä do Vale do Vento de Hayao Miyazaki (1)

No mangá já é possível perceber várias características que se tornaram símbolos das histórias de Hayao Miyazaki em seus futuros filmes do Ghibli: questões ambientalistas, política, tecnologia, máquinas e consequências da guerra.  Por falar no estúdio, Nausicaä tem papel fundamental em sua criação.

Em 1984, dois anos após o início do mangá, é lançado o filme de animação da obra, escrito e dirigido pelo próprio Hayao Miyazaki e feito pela produtora Topcraft.

O reconhecimento do filme, com o sucesso de crítica e público, além do retorno financeiro, foi o que inspirou e ajudou a Miyazaki a fundar o Studio Ghibli. 

Como Nausicaä já tinha todos os elementos que ficariam marcados por Miyazaki e pelo Ghibli, o estúdio comprou os direitos dessa animação e, Nausicaä integrou, desde então, em sua filmografia.

Conheça o mangá Nausicaä do Vale do Vento de Hayao Miyazaki (2)

Porém, o mangá seguia, mesmo com alguns hiatos, e só foi ser concluído 12 anos após seu início, em 1994, com um total de 59 capítulos, que serão compilados em 7 volumes. 

O mangá começou a ter um aspecto mais “sombrio” e revelar um lado mais escuro de  Miyazaki. 

Por causa disso, o diretor/mangaká alternava entre as produções tanto do mangá, quanto de alguns dos seus filmes mais leves, como “Meu Amigo Totoro” e “O Serviço de Entregas da Kiki”. 

Conheça o mangá Nausicaä do Vale do Vento de Hayao Miyazaki (3)

Sem contar spoilers, existe claramente uma mensagem diferente entre os finais, talvez fruto dessa passagem de tempo. A animação, de 1984, conta com um final agridoce, porém, com pitadas de esperança. 

10 anos depois, o final do mangá em 1994 é bem mais alarmista e preocupante. É interessante comparar essas diferenças e como os sentimentos de Miyazaki podem ter mudado, gerando simbologias diferentes no final de uma mesma obra.

Conheça o mangá Nausicaä do Vale do Vento de Hayao Miyazaki (1)

A nova edição da JBC ainda conta em seu primeiro volume com um belo pôster dos personagens, que ressalta a qualidade da arte de Miyazaki. Em seu interior, um mapa foi inserido, o que pode auxiliar o leitor a se situar e perceber melhor onde acontecem os eventos da trama. 

Os efeitos de tintas e cores das páginas também estão diferentes, com o Preto e Branco tradicional dando lugar para um branco com tons de sépia, que trazem uma bela imersão, principalmente nas cenas que envolvem os venenos da floresta.

Conheça o mangá Nausicaä do Vale do Vento de Hayao Miyazaki (4)

Nausicaä do Vale do Vento é um retorno esperado e celebrado. É o trabalho de um gênio, em sua essência, que finalmente deve ganhar a sua conclusão aqui no Brasil.

Tocando em temas importantes, Miyazaki entrega uma obra que atravessa os anos, e segue atual – algo que só os maiores conseguem fazer.

Confira nossa sessão especial sobre Mangás clicando aqui

Compre Nausicaä do Vale do Vento de Hayao Miyazaki clicando na capa abaixo! 

Conheça o mangá Nausicaä do Vale do Vento de Hayao Miyazaki Comprar


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena (3)

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena?

7 de Fev de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade