Ultimato do Bacon

Conheça o mangá Downfall de Inio Asano

Em 5 de Abr de 2023 2 minutos de leitura
Conheça o mangá Downfall de Inio Asano (3)

Escrito e ilustrado pelo renomado Inio Asano, Downfall finalmente chegará ao Brasil pela Editora JBC. O mangá, que foi publicado entre julho e outubro de 2017, foi todo compilado em um volume único e ganhará um filme live action em 2023. 

Dica para o leitor: Nós do UB já fizemos uma matéria reunindo Os Melhores Mangás de Inio Asano, que valem também a leitura, além de Downfall. Confira.

Conheça o mangá Downfall de Inio Asano (2)

A Trama de Downfall de Inio Asano

Na trama, um autor de mangás tem que lidar com o final de sua série de grande sucesso. Após o término, sua editora já o pressiona para começar a trabalhar numa nova história. Logo, ele se vê em uma busca de “fórmulas” do mercado, estudos, investigações, e mesmo assim, ele não consegue ter nenhuma boa ideia para uma série nova. 

O vazio interior e a procura pelo “combo perfeito” da próxima série de sucesso, são os grandes desafios do protagonista de Inio Asano, que deixa de lado seus elementos surrealistas de outras obras, para apresentar uma história mais “pé no chão”, metalinguística, onde temos uma história em mangá contando várias camadas “sombrias” de sua própria indústria, o que gera um dos principais destaques do mangá. 

Conheça o mangá Downfall de Inio Asano (4)

O bloqueio criativo não é sua única barreira –  um casamento infeliz, além de toda sua paixão pela arte destruída pela própria indústria, também são abordados neste mangá. 

Em cada página lida, o leitor é mais imerso na situação de “quebra” em que o protagonista está passando – uma verdadeira montanha-russa em sua vida, que logo chega ao ponto mais baixo. Inio Asano logo demonstra, em um roteiro corajoso e angustiante, que essa obra é mais importante do que aparenta ser. Ela é pessoal, ela tem alma, e ela tem o que dizer.

Atrelado a isso, a arte de Asano está bem mais realista do que em outros momentos de sua carreira. Ele abre mão de expressões faciais exageradas, e olhos grandes característicos, para entregar um ar mais “real” para esse mangá.

Os cenários também são  grandes pontos de destaque de sua arte nesta obra, que combina perfeitamente com um roteiro mais deprimente e melancólico.

Conheça o mangá Downfall de Inio Asano (1)

Este não é o melhor mangá de Inio Asano, mas é um dos mais importantes, e com certeza, um dos mais pessoais. Com semelhanças ao mangá “Bakuman” de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata , mas diferente em tom, estilo, e mensagem, Asano expõe traumas, dificuldades e dilemas de um mangaká, atrelado a um roteiro melancólico, e uma arte bem mais realista do que em suas outras obras.

Downfall ainda toca em “feridas” marcantes da indústria, e aproveita para ‘espelhar’ para o leitor o quão dura a vida pode ser para os artistas que ele tanto gosta.


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

E se você fosse a única pessoa no mundo a se lembrar dos Beatles?

12 de Fev de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade