Por Fábio da Luz

Conheça Madre Pânico! 1

 

 

 

Madre Pânico faz parte do selo “Young Animal” que possui a curadoria de Gerard Way, pessoa esta muito conhecida pela seu trabalho como vocalista da banda My Chemical Romance e pelo seu quadrinho Umbrella Academy. O encadernado lançado pela Panini contém 176 páginas e reúne as edições 1 a 6 da revista Mother Panic, com texto de Jody Houser e desenhos de Tommy Lee Edwards e Shawan Crystal.

Na trama deste quadrinho temos a personagem Violet Paige, uma herdeira-celebridade que devido a sua criação dentro de uma espécie de internato abusivo, acaba se inserindo nas noites de Gotham como uma vigilante em busca de vingança ao que aconteceu com a mesma em sua infância. Contudo quando falamos da cidade do Batman, uma hora ou outro você acaba dando as caras com o homem-morcego.

Quando Gerard idealizou a personagem Madre Pânico, sua intenção era criar uma espécie de Bruce Wayne atualizado que mostraria como seria o bilionário se ele fosse uma celebridade problema dos dias atuais. Essa construção muito tem relação com as experiências que o próprio vocalista do My Chemical Romance viveu ao fazer parte de uma banda conhecida mundialmente. E a roupagem dessa nova personagem e sua inserção dentro de Gotham acaba fazendo sentido com os aspectos que veríamos sendo colocado em sua caracterização e traumas do passado. Acho interessante como Gotham sempre acaba tendo instituições e uma elite abusiva que pouco se importam com os problemas da classe médica e pobre da cidade.

Após a morte de seu pai, bem como o fato de sua mãe sofrer de alzheimer, Violet Paige acaba sendo colocada pelo seu irmão em um internato chamado “Lar União”, local onde ela acaba vivendo seus piores pesadelos, ao mesmo tempo que é treinada para ser uma espécie de máquina de combate a serviço do local.  

 

Conheça Madre Pânico! 2

 

Já não bastasse locais como o Asilo Arkham, Blackgate ou mesmo a recente Academia Gotham, que estão sempre envolto de mistério e desgraça, Gotham acaba ganhando mais esse novo internato que segue a risca o que são os demais estabelecimentos da cidade.

Os traumas de Violet acabam fazendo com que a mesma adquira uma personalidade bem ríspida e arisca, que faz com que volte e meia dentro do quadrinhos vejamos a mesma xingando alguém ou levantando o dedo médio a fim de expressar toda a sua rebeldia e dor que existe em relação à sociedade. E essa personalidade não muda quando ela veste seu uniforme de Madre Pânico, pois a mesma age da mesma maneira quando acaba se deparando com algum membro da batfamília.

Inclusive fica aqui o meu elogio a adaptação que a editora Panini fez aos xingamentos que Paige vai proferindo no decorrer do quadrinho. A forma como ela responde a Batwoman em determinado momento não poderia ter sido melhor.

 

Conheça Madre Pânico! 3

 

As pitadas que vão sedimentando a personagem são bem interessante, mas que nesse primeiro encadernado lançado aqui no Brasil ainda não trazem ao leitor uma espécie de resposta concreta. Fica óbvio no decorrer da leitura que ainda há muito chão pela frente para descobrirmos do que se trata o “Lar União” e quais foram os traumas que fizeram Violet criar a Madre Pânico.

No que tange ao desenho, por mais que eu goste do traço de Tommy Lee Edwards nos três primeiros capítulos, ainda sim achei que o seu desenho não traz muita claridade para a narrativa. Já os desenhos de Shawn Crystal, que trabalhou nos 3 últimos capítulos, me apresentaram a história de uma maneira melhor e um pouco entendível.  

Ainda sim podemos dizer que o quadrinho é satisfatório nessa apresentação da personagem e que nos faz ficar no aguardo das próximas histórias para descobrir os mistérios envolvendo a mesma.

 

Conheça Madre Pânico! 4

 

Por fim, além do encadernado contar com o posfácio de Gerard Way, temos ainda algumas histórias extras que mostram o assassinato de um locutor de uma rádio em Gotham, que acaba sendo substituído por um profissional extremista e que possui problemas com a admiração da cidade pelo Batman.

Fique ligado no Ultimato do Bacon para saber mais sobre HQs!

 

Compre Madre Pânico com desconto clicando na capa abaixo!

 

Conheça Madre Pânico! 5

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon