Ultimato do Bacon

Conheça Cells At Work de Akane Shimizu

Em 30 de Ago de 2022 3 minutos de leitura
cells at work celulas

Já se perguntou como é o funcionamento das células do seu corpo? Sim ou não, é justamente essa a base do mangá Cells At Work de Akane Shimizu. Quando dizem que há mangás sobre todas as temáticas, aparentemente não foi um exagero.

Cells At Work, o original (citaremos todos os derivados ao final) gira em torno do dia a dia de um corpo humano normal e como cada uma das células segue seu caminho para que o organismo se mantenha sempre saudável e responda corretamente a cada ameaça.

Qual é a trama de Cells At Work

Apesar de apresentar alguns combates como um típico shonen, Cells At Work não tem nenhum grande plot ou vilão, com histórias conectadas principalmente pela presença de algumas células que se repetem entre as histórias.

Logo no começo da história, somos apresentadas a novata Hemácia (ou glóbulo vermelho). Em seu trabalho diário de transportar oxigênio, dióxido de carbono e nutrientes, ela vive se perdendo pelo corpo. É assim que ela acaba testemunhando a invasão dos pneumococos.

Não está acompanhando bem? Não tem problema, o mangá está repleto de caixas de texto que explicam melhor cada um dos termos, sejam relacionadas as células, aos processos sendo demonstrados ou aos “germes” invasores.

cells at work baloes explicativos

É assim por exemplo que você pode aprender o que é uma capsula bacteriana, que protege as bactérias da ação dos glóbulos brancos. E por falar em glóbulos brancos, é durante esse ataque que entra em cena outro dos nossos protagonistas: o Neutrófilo.

É acompanhando ele e seus irmãos que se desenvolvem grande parte dos combates, uma vez que eles são os responsáveis por “lutar” contra as ameaças.

Em Cells At Work, o corpo humano é apresentado como se fosse uma fábrica/cidade. Os corredores são veias e artérias, há salas e barreiras representando cada uma das particularidades do organismo. E cada célula é transformada em um funcionário que traz uma personalidade que se assemelha a função da célula que ele representa.

Por exemplo, a jovem hemácia vive transportando suas encomendas para cima e para baixo diligentemente, enquanto o neutrófilo tem uma mentalidade focada para a batalha.

A Célula T reguladora age como se fosse um comandante militar, a unidade de células T matadoras agem como uma “swat” e a célula de memória é quase como um “profeta” que revive antigos acontecimentos com um certo ar de paranoia.

Além disso, há diversas outras alegorias, como por exemplo para a formação de coágulos e até mesmo a representação de um espirro como um míssil!

cells at work pneumococos

Como eu mencionei anteriormente, não há um plot que se desenvolva por toda a duração da trama. Nenhum além de “manter o corpo a salvo”. Os vilões são representados por cada uma das situações que eles enfrentam a cada capitulo. No primeiro volume por exemplo, como já mencionado, há o ataque dos pneumococos, um capítulo sobre alergia ao pólen, influenza e um arranhão.

A série original começou a ser publicada em 2015 e há um hiato entre o quinto volume tankobon (2017) e o sexto, lançado em 2021, que contou também com capítulos sobre o novo coronavirus. Entre os temas, as ameaças abordam dengue, intoxicação alimentar e células cancerígenas.

O sucesso da série foi o bastante para que houvesse uma adaptação para anime em 2018 e eventualmente uma segunda temporada em 2021, além disso, foram vários os spin-offs em mangás.

O primeiro deles, lançado em 2017, chamado de Cells At Work: Bactéria mostrava a vida e convivência das bactérias boas e más do intestino. A série se encerrou em 2020 e em 2021 foi lançada a sequência Neo Bactéria.

cells at work celulas

O mangá Cells NOT at Work acompanha as células vermelhas imaturas que não querem trabalhar, publicado entre setembro de 2017 e novembro de 2021.

 Cells at Work! Code Black mostra o dia a dia de um corpo humano seguindo um estilo de vida não saudável está em publicação desde junho de 2018.

Cells at Work and Friends é focado em uma célula T matadora tentando se divertir em seu tempo livre, publicado entre janeiro de 2019 e abril de 2021.

As pequeninas plaquetas são o foco do mangá Cells at Work! Plaquetas! Que foi publicado de maio de 2019 até abril de 2021.

Houve também derivados focados em organismos específicos, como Cells at Work! Baby, mostrando as células de um bebe aprendendo tudo conforme o parto de aproxima, foi de outubro de 2019 a outubro de 2021 e há também um focado em uma mulher adulta, Cells at Work! Lady, em publicação desde janeiro de 2020.

Vale a pena acompanhar Cells At Work?

Considerando que a série original é concluída em 6 volumes, não sendo uma série longa e difícil de acompanhar, esse mangá é uma ótima pedida para aqueles que estão procurando uma aventura divertida e que como bônus também é muito educativa, o que deve ser um ótimo atrativo para fãs de Dr Stone por exemplo (leia mais aqui).

Fica aqui nossa recomendação para que conheçam esse mangá em lançamento pela Panini. Caso não tenha atraído o seu interesse, que tal então conhecer os mangás shonen essenciais para leitores brasileiros?

Compre Cells At Work de Akane Shimizu clicando na capa abaixo! .

cells at work comprar


Créditos:
Texto: JP – João Pedro Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka - O Ultimato (2)

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka – O Ultimato

30 de Set de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade