Ultimato do Bacon

Conheça as fases do mangá de Captain Tsubasa – Super Campeões de Yoichi Takahashi

Em 14 de Nov de 2023 5 minutos de leitura
Conheça as fases do mangá de Captain Tsubasa (5)

Escrita e ilustrada por Yoichi Takahashi, Captain Tsubasa serviria para promover o futebol no Japão, em um período onde o esporte estava em baixa no país, principalmente pelos resultados da seleção japonesa.

A série é caracterizada por movimentos fantasiosos, porém, mais do que isso, ela trata da relação de amizade, de oponentes que podem se tornar grandes aliados no futuro, e da busca de um sonho, coisas muito presentes no esporte. O foco da história está nas aventuras de Oliver Tsubasa e tudo o que ele passou até se tornar o capitão da seleção japonesa de futebol.

O novo anime da obra acaba de ganhar uma nova temporada, então esse é o momento propício para uma matéria especial aqui no UB, trazendo todas as fases do mangá da série. Infelizmente, ele segue inédito aqui no Brasil, mas você já pode conhecer um pouco dele agora.

Índice

Fases de Captain Tsubasa

Séries do mangá

Captain Tsubasa

Conheça as fases do mangá de Captain Tsubasa (6)

Ano de lançamento: 1981-1988

Quantidade de volumes: 37

Tsubasa Ozora é um estudante de 11 anos do ensino fundamental que é profundamente apaixonado por futebol. Ele mora com sua mãe no Japão, enquanto seu pai é um capitão marítimo que viaja pelo mundo. No início da história, Tsubasa e sua mãe se mudam para a cidade de Nankatsu.

Ele também conhece Roberto Hongo, um dos melhores jogadores de futebol brasileiro do mundo, que torna-se seu mentor. Nessa primeira fase, Tsubasa e seu time Nankatsu começam a enfrentar o melhor do futebol japonês do ensino fundamental, participando de campeonatos e conhecendo jogadores talentosos.

Captain Tsubasa: World Youth-hen

Ano de lançamento: 1994-1997

Quantidade de volumes: 18

Neste novo arco, Tsubasa já está no Brasil, e começa a jogar, com seu mentor Roberto como técnico, pelo São Paulo, na principal liga profissional do Brasil. Seu principal rival é o Flamengo, com o atacante Carlos Santana, um talento prodígio, mas sem emoção.  No ano seguinte, ele e seus amigos querem vencer o Mundial Juvenil Sub-20 pela seleção Japonesa. Eles descobrem novos e talentosos companheiros de equipe, mas também novos rivais na Ásia e no resto do mundo, e desta vez, o Brasil estará no torneio.

Captain Tsubasa: Road to 2002

Ano de lançamento: 2000-2004

Quantidade de volumes: 15

Depois do Mundial Juvenil, os jogadores japoneses procuram carreiras profissionais no Japão e em todo o mundo. Para realizar o sonho da Copa do Mundo de 2002, realizada na Coréia e no próprio Japão, eles devem se fortalecer jogando em diversas competições de clubes, no país e no exterior. Tsubasa se muda do São Paulo para o Barcelona, mas é surpreendido quando o seu novo técnico o rebaixa para o FC Barcelona B – time reserva que joga na segunda divisão.

Captain Tsubasa: Go for 2006

Servindo como um epílogo de Captain Tsubasa Road to 2002, Go for 2006 é composto por apenas 5 capítulos e se foca em Kojiro Hyuga e Shingo Aoi na Itália. Geralmente, esses capítulos vêm como extra no último volume (15) de Road to 2002.

Captain Tsubasa: Golden-23

Conheça as fases do mangá de Captain Tsubasa (6)

Ano de lançamento: 2005-2008

Quantidade de volumes: 12

Enquanto seguimos vendo os personagens em seus clubes ao redor do mundo, o time Sub-22 do Japão inicia sua busca pela medalha de ouro olímpica, com a convocação de 23 jogadores conhecidos como os “23 de Ouro”, e suas “batalhas” nas eliminatórias da Ásia para tentar uma vaga nas Olimpíadas.

Captain Tsubasa: Kaigai Gekitō-hen – In Calcio

Ano de lançamento: 2009

Quantidade de volumes: 2

Esta história conta a última partida da temporada da Série C-1 Italiana, entre Reggiana e Albese, com ambas as equipes disputando diretamente a subida para a série acima. Nesta  partida, temos a batalha épica entre dois personagens conhecidos e queridos da série: Kojiro Hyuga (Reggiana) e Shingo Aoi (Albese).

Captain Tsubasa: Kaigai Gekitō-hen – En La Liga

Conheça as fases do mangá de Captain Tsubasa (8)

Ano de lançamento: 2010 -2012

Quantidade de volumes: 6

Feito para comemorar o 30º aniversário da série, e acontecendo simultaneamente com os eventos de In Calcio e de Golden 23, aqui a trama gira em torno da partida do Barcelona de Tsubasa contra o Real Madrid de Natureza, no segundo El Clásico da temporada (o primeiro acontece em Road to 2002 ). Os últimos capítulos tratam das partidas finais da La Liga para definir o campeão da temporada.

Captain Tsubasa: Rising Sun

Ano de lançamento: 2013-atualmente

Após a seleção japonesa se classificar para as Olimpíadas, aqui a jornada dos personagens no torneio olímpico de futebol, em busca da medalha de ouro. A seleção japonesa está agora com força total com a adição dos jogadores Tsubasa, Hyuga e Aoi.

One shots e histórias paralelas

Boku wa Misaki Taro / I am Taro Misaki

Conheça as fases do mangá de Captain Tsubasa (4)

Ano de lançamento: 1984

Quantidade de volumes: 1

Um one-shot focado em Misaki Taro, o principal parceiro de Tsubasa no ensino fundamental, ocorrendo após o primeiro capítulo do Volume 13 da primeira série, quando Misaki se despede dos seus amigos e vai embora da cidade de Nankatsu. Contando a história de vida errante do número 11, seguindo seu pai pintor, aqui temos no centro da trama a intensa relação entre pai e filho.

Captain Tsubasa: World Youth Special Edition – The Strongest Enemy! Holland Youth

Conheça as fases do mangá de Captain Tsubasa (5)

Ano de lançamento: 1993

Quantidade de volumes: 1

Esta foi a primeira história publicada após o fim da série original e recomenda-se sua leitura antes de Captain Tsubasa: World Youth Hen. 3 anos após a vitória no torneio Jr., o Japão terá três partidas-teste contra a Holanda. A maioria dos membros japoneses será escolhida entre os jogadores do torneio nacional do Ensino Médio, mas será que Tsubasa, jogando no Brasil, se juntará a eles? E os rumores sobre a naturalização de Wakabayashi na Alemanha são verdadeiros?

Captain Tsubasa: Road to 2002 – F.C.R.B. Stadium Opening Match

Conheça as fases do mangá de Captain Tsubasa (7)

Ano de lançamento: 2004

Aqui temos um one-shot de 10 páginas criado para promover a exposição FCRB Stadium Project, uma obra do arquiteto japonês Nobuo Araki, para o time fictício FC Real Bristol (ou FCRB, também parte de um projeto maior). A história é uma partida fictícia entre Tsubasa e amigos. Como é um produto promocional do Projeto FCRB, essa história não é considerada como parte do cânone da série.

Captain Tsubasa Short Stories: Dream Field

Conheça as fases do mangá de Captain Tsubasa (7)

Ano de lançamento: 2006

Quantidade de volumes: 2

Esta série traz uma compilação de contos curtos de Captain Tsubasa que, em sua maioria, não fazem parte do cânone da história. A maioria desses contos foram feitos para promover alguns eventos da vida real (relacionados a Captain Tsubasa ou ao futebol em geral). No volume 1 temos: Sonho do Milênio – one shot lançado em comemoração à participação do Japão no torneio de futebol de Sydney 2000, Contagem Regressiva Final –  lançado em comemoração à copa Coreia-Japão 2002, e Sonho Dourado – história em duas partes lançada em comemoração à partida entre Barcelona e Júbilo Iwata, que aconteceu em 2004 no Estádio Shizuoka, como parte da turnê asiática do Barcelona.

No volume 2 temos: Japan Dream 2006 –  lançado em comemoração à participação do Japão na copa da Alemanha 2006, e Captain Tsubasa 25th Anniversary – história em cinco partes lançada em comemoração ao 25º aniversário da série, onde ocorre uma partida de estrelas entre o Japão contra uma seleção do Resto do Mundo.

Captain Tsubasa: Live Together 2010

Ano de lançamento: 2010

One shot de 25 páginas, lançado como parte do 30º aniversário da série e também para celebrar a participação do Japão na copa da África do Sul 2010. Na trama, temos uma partida-teste entre Japão e Argentina antes da Copa da África. 

Captain Tsubasa Memories

Ano de lançamento: 2018

Para promover o novo anime da série em 2018, Memories volta no tempo e conta uma série de histórias paralelas à que vimos na série principal que retratam partes da infância de Tsubasa.

Boku wa Misaki Taro 2 / I am Taro Misaki 2

Ano de lançamento: 2021

Como parte da linha Captain Tsubasa Memories, aqui temos uma história focada em Misaki, que se passa entre seu primeiro one-shot e os eventos anteriores às semifinais entre o Japão e a Espanha no torneio das Olimpíadas de Madrid. Além dos lugares que Misaki passou com seu pai pintor, neste one shot, a relação entre os dois também é bem explorada. 

Confira também nossa lista com Os Melhores Mangás da Clamp.


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Novo Trailer do Reboot de Twilight Zone

28 de Mar de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade