Ultimato do Bacon

Conheça a Divina Comédia de Go Nagai

Em 7 de Out de 2022 3 minutos de leitura
Conheça a Divina Comédia de Go Nagai (2)

La Divina Commedia de Dante Alighieri foi uma trilogia lançada, segundo a maioria dos estudiosos do tema, entre 1304 e 1321. A obra retrata Dante se aventurando em três locais: Inferno, Purgatório e Paraíso. A obra atrai o leitor através de suas detalhadas descrições dos 3 locais místicos e a riqueza de detalhes impressiona. O mangá A Divina Comédia de Go Nagai é uma adaptação dessa clássica obra.

Go Nagai diz ser um grande admirador do material original e ele mesmo coloca que sua obra se inspirou nas ilustrações feitas por Gustave Doré para dar vida ao mangá.

Essa inspiração citada pelo autor é nítida nas páginas do mangá que parece transbordar um “ar clássico” e antigo que não é muito comum nas suas outras obras. Algumas páginas parecem realmente pinturas e a sensação de estar tendo contato com o material original é muito presente.

A Divina Comédia de Go Nagai foca muito na jornada do protagonista no Inferno. Vemos ele no Purgatório e no Paraíso mas podemos dizer que essas passagens são mais “rápidas” e parecem não ser muito o foco da adaptação. A obra foi originalmente lançada no Japão entre 1994 e 1995 e chegou ao Brasil em 2022 em uma versão de 2 edições lançadas pela New Pop. 

Dica para o leitor: Se você é fã do mangaká ou quer conhecer mais do seu trabalho, confira nossa lista de Melhores Mangás de Go Nagai

Conheça a Divina Comédia de Go Nagai (3)

Dante vê todo o sofrimento causado no Inferno no mangá A Divina Comédia de Go Nagai

A trama do Mangá A Divina Comédia de Go Nagai

Go Nagai praticamente não se desvia do material original em sua adaptação da obra de Dante Alighieri. Vemos o poeta Dante sendo guiado por um “passeio” no Inferno, Paraíso e Purgatório por Virgílio. Ele também recebe ajuda de sua amada Beatriz, sua musa inspiradora que havia falecido anos antes. 

A obra é um verdadeiro banho cultural e Go Nagai deixa inúmeras referências a personagens históricos e outras obras bem evidentes e explícitas (assim como no material original).

Pessoalmente falando, acho uma ótima oportunidade para aumentar nosso conhecimento e o bom e velho “Google” pode ajudar a entender as referências que o leitor não conhece. Como falamos antes, é um verdadeiro banho cultural!

Conheça a Divina Comédia de Go Nagai (4)

Dante sofre no decorrer de sua jornada no mangá A Divina Comédia de Go Nagai

A inspiração de Go Nagai nas ilustrações de Gustave Doré acabam tornando as ilustrações do mangaká um show à parte.

Em alguns quadros temos a nítida sensação de estar vendo uma pintura italiana clássica em movimento. Confesso que isso me impressionou bastante durante a leitura e me peguei admirando a arte de Go Nagai algumas vezes no decorrer da obra.

O autor também aproveita para, em alguns momentos, “criticar” a visão de certo e errado que a obra original tem. Ele não chega a modificar nada relevante mas vemos o protagonista discordando de algumas punições que são vistas (principalmente no que tange a acreditar em outras religiões “erradas”).

Essa sutileza feita pelo autor é interessante porque de alguma forma parece que nós leitores contemporâneos ganhamos voz na adaptação desse clássico.

Conheça a Divina Comédia de Go Nagai (1)

A obra A Divina Comédia de Go Nagai traz páginas que parecem verdadeiras pinturas em movimento

A Divina Comédia de Go Nagai é a melhor forma para apresentar esse clássico para os leitores mais novos. A leitura do material original de Dante Alighieri é um desafio por conta de seu formato e de sua linguagem.

A adaptação em mangá, que respeita e segue o fio condutor do material original, é mais próxima do público atual e tem na arte de Go Nagai seu grande atrativo. Tudo é extremamente detalhado e vivo.

Um material incrível que vai agradar o leitor que é fã do autor ou que sempre quis ter contato com esse clássico literário.

Não deixe de conferir nossa lista de Mangás Seinen Essenciais para Leitores Brasileiros!

Compre Divina Comédia de Go Nagai clicando na capa abaixo! 

Conheça a Divina Comédia de Go Nagai Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry (1)

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry – O Ultimato

2 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade