Ultimato do Bacon

Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane – O Ultimato

Em 9 de Dez de 2021 4 minutos de leitura
Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane (2)

Entre 1935 e 1936 foi publicada a história que é considerada pelos fãs como sendo a melhor história de Conan. Batizada de “A Hora do Dragão” pelo criador Robert E. Howard (e também chamado mais tarde de Conan, O Conquistador), o romance é uma história que se passa na fase Conan Rei e mostra o monarca tendo que lidar com conspiradores, feiticeiros e outros problemas. Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane é uma adaptação em quadrinhos feita pela Marvel Comics entre 1974 e 1976.

A história da publicação é, no mínimo, confusa. Roy Thomas e Gil Kane começam trabalhando no título Giant-Size Conan e, após 4 números (o 5º teve apenas republicações), a HQ é cancelada sem que a adaptação se conclua. 1 ano depois a adaptação é concluída nos números 8 e 10 da HQ The Savage Sword of Conan. O Problema? O título original era colorido e a HQ terminou sua adaptação em uma revista preto e branco (ao menos foi concluída!).

Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane adaptou em 187 páginas a história criada por Robert E. Howard. Os fãs brasileiros podem encontrar a história completa e totalmente em cores no Omnibus “Conan o Bárbaro: A Era Marvel Vol. 02” (2021) ou no encadernado capa cartão “Conan A Hora do Dragão” (2021). 

Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane (1)

O monarca da Aquilônia precisa defender seu reino de conspiradores e feiticeiros na HQ Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane

Dicas para o leitor: Se você nunca leu esse épico, indico a edição capa cartão  “Conan A Hora do Dragão” (2021). Além de mais barata, e mais fácil de ser manuseada, a edição ainda vem com as histórias publicadas em Conan The Barbarian Annual (1973) #4 – #5. Essas histórias são interessantes pois mostram eventos que acontecem após a HQ e mostram mais do relacionamento de Conan com sua futura esposa Zenobia – que aparece pela primeira vez justamente no conto A Hora do Dragão.

Roy Thomas, Gil Kane e John Buscema (responsável pela arte na última parte da adaptação) são verdadeiras lendas – isso é inegável. Porém, é importante salientar que a adaptação feita em 1974 tem pontos que podem não agradar muito aos jovens leitores.

O ritmo da narrativa, o uso da violência, as roupas, as cores e outros elementos deixam claro que essa é uma obra de outra época. Se você não lida bem com obras mais antigas, vale sugerir a adaptação de “Conan A Hora do Dragão” feita pela Dark Horse entre 2013 e 2014 com  Timothy Truman e Tomás Giorello(lançado no Brasil em “Rei Conan” #3 – #4 da Mythos).

Uma adaptação competente com um recursos mais atuais – questão de gosto e preferência do leitor mesmo.

Conheça o Conan da Dark Horse

A trama de Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane

Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane (5)

Conan é feito prisioneiro na HQ Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane

Na adaptação de Roy Thomas e Gil Kane, vemos Conan sendo confrontado pelo tipo de inimigo que ele mais detesta: os feiticeiros. Na HQ vemos a união de Orastes (um ex-sacerdote de Mitra), Almaric (Barão de uma província na Nemédia), Tarascus (irmão do Rei da Nemédia) e Valérius (parente de sangue do antigo Rei da Aquilônia, trono que é ocupado por Conan). Os quatro personagens nutrem um profundo desprezo pelo Rei Conan e buscam formas de derrotá-lo.

Para conseguir fazer frente ao Rei da Aquilônia, eles ressuscitam Xaltotun de Acheron, um poderoso sumo-sacerdote de Seth que pereceu há mais de 3.000 anos. Para conseguir realizar tal proeza eles contam com a poderosa jóia chamada Coração de Ahriman! É nesse ponto que nossa história começa e os problemas de Conan se intensificam… Ele é deposto, dado como morto, vira prisioneiro e precisa fazer de tudo para retomar seu reino.

Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane (4)

Em Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane o protagonista conhece Zenobia, sua futura esposa

O grande trunfo desse incrível conto de Conan é o ritmo. A HQ, assim como o conto original de Robert E. Howard, é frenética e vemos o Rei da Aquilônia tendo que enfrentar guerreiros, conspiradores covardes, feiticeiros, seres mágicos, monstros gigantes, escravagistas e um número sem fim de plot-twists e reviravoltas.

Até o romance, um elemento que não é normalmente muito presente nas tramas do personagem, aparece na figura de Zenobia – uma bela mulher que faz de tudo para ajudar o Rei. 

A HQ surpreende o leitor a cada virada de página e isso só se torna ainda mais especial por conta da incrível arte de Gil Kane e John Buscema. Os dois artistas entregam lindas páginas que fazem com que a história se torne ainda mais especial. 

É difícil falar dessa HQ sem entregar spoilers, por isso o que posso te dizer é que o conto é realmente épico!

Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane (3)

Conan precisa proteger seu reinado na HQ Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane

Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane é uma excelente pedida para os fãs de Espada e Feitiçaria pois consegue trazer tudo que o gênero tem de bom: guerras, feitiçarias, complôs e traições além de um ótimo romance. Se você é realmente fã de Conan, essa adaptação merece ser conhecida e apreciada (por mais que você tenha lido o livro ou a excelente adaptação da Dark Horse). 

Fã de histórias de Espada e Feitiçaria? Confira nossos reviews sobre Crônicas de Excalibur, Elric o Trono de Rubi e Dragonero

Avaliação: Excelente!.

Compre Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane clicando na capa abaixo! .

Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Poderoso Thor de Walt Simonson 1

O Poderoso Thor de Walt Simonson – O Ultimato

1 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade