Con Air – A Rota da Fuga (Con Air)
Ano: 1997 Distribuição: Touchstone Pictures
Estreia: 20 de junho

Direção: Simon West

Roteiro: Scott Rosenberg

Duração: 115 Minutos  

Elenco: Nicolas Cage, John Cusack, John Malkovich, Ving Rhames, Danny Trejo

Sinopse: “Um prisioneiro recém-libertado se vê no meio de um sequestro de um avião com perigosos bandidos, e tenta conter a rebelião com a ajuda de um agente do governo.

 

Con Air - A Rota da Fuga - O Ultimato Retrô 1

 

Diego Brisse

Os filmes de ação dos anos 90 até hoje são referência (alguns reverenciados) do que fazer ou não fazer. É normal vermos o estilo requentado ocasionalmente em filmes recentes com um tempero moderno para vender melhor, justamente porque funcionavam. E mais do que os filmes, sempre lembramos dos “astros” dos filmes de ação, nesse caso Nicolas Cage, que protagonizou 3 filmes nos anos 90 que se dissessem que faziam parte de um universo compartilhado, seria muito fácil de acreditar. São A Rocha, Con Air e A Outra Face. Hoje falarei de Con Air – A Rota da Fuga.

A trama segue basicamente um ex soldado ranger chamado Cameron Poe (Nicolas Cage) que ao defender sua esposa grávida em uma briga de bar com três caras acaba matando um deles. A justiça o julga perigoso demais para a sociedade pelo seu treinamento militar e o condena a dez anos de cadeia. Sete anos depois, tendo perdido o nascimento de sua filha e nunca tendo recebido visita da esposa e filha no período em que esteve preso, Poe ganha a liberdade condicional e (pasmem) pega carona para casa em um avião com os criminosos mais perigosos do mundo. Era óbvio que isso ia dar muito certo…

 

Con Air - A Rota da Fuga - O Ultimato Retrô 2

Cameron Poe (Nicolas Cage), o grande herói do filme

 

A trama do filme foi estruturada para servir ao entretenimento de ação puro e simples. É um filme agitado com as típicas cenas de ação absurdas dos anos 90. Temos um festival de coincidências e acontecimentos tão absurdos que graças ao exagero acabam tornando o filme muito melhor! Então pode ter certeza que você vai encontrar vilão metido a herói, “donzela” em perigo, herói invencível, explosões absurdas, pancadaria, falas motivacionais… coisas típicas dos filmes de ação dos anos 90!

O elenco é um festival de caras mal encarados bad ass disputando quem é o mais machão da área, com Nicolas Cage, John Malkovich, Ving Rhames e Danny Trejo encabeçando a disputa. Cameron Poe (Nicolas Cage) faz o papel que o ator viria a repetir por diversas vezes, não por incompetência, não podemos ignorar que Cage já ganhou Oscar de melhor ator por Despedida em Las Vegas, mas porque era o que funcionava bem para o tipo de filme. E ele trabalha bem demais em Con Air, interpretando o herói salvador invencível quase a prova de balas (veja o filme e entenda isso!), que vai fazer de tudo para voltar para a família e no meio do caminho salvar quantos puder. Genial! O filme é tão funcional que já tem alguns anos que falam de fazer uma seqüência, totalmente desnecessária, já que o filme foi feito para funcionar de forma isolada, sem pretensões de se tornar uma franquia.

 

Con Air - A Rota da Fuga - O Ultimato Retrô 3

Explosões e pancadaria não faltam no filme

 

Con Air é um filme com uma trama bem amarrada e mesmo com seus clichês e absurdos, diverte muito! Repleto de cenas de ação variadas e reviravoltas, o filme consegue se manter dentro de sua proposta de entretenimento explosivo, com um final Homérico, extrapolado e muito, mas muito “maneiro”. Se você curte filmes de ação anos 90, Con Air é obrigatório!!! E se achar as cenas de ação muito absurdas, é porque você nunca assistiu True Lies… quem sabe esse não seja um próximo Ultimato Retro?

Ah, o filme ainda tem o John Cusack de brinde como uma espécie de ajudante a distância…

 

 

Con Air - A Rota da Fuga - O Ultimato Retrô 4

Avaliação: Ótimo!

 

 

Trailer:

 
 
 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram

Facebook

Amazon

 

 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: