Ultimato do Bacon

Cidade Pequenina de Camilo Solano e Aldo Solano – O Ultimato

Em 5 de Jan de 2022 2 minutos de leitura
Cidade Pequenina Principal

Cidade Pequenina trata de um apanhado de histórias e causos romantizados que ocorreram na cidade onde vivem os autores; por vezes tristes, em outras ocasiões divertidas, muitos relatos de vidas e personagens reais, apresentados pelos irmãos Solano de forma cativante, leve e fluida, fazendo com que o leitor só largue o livro após a última página.

Qual a Trama de Cidade Pequenina

A Cidade Pequenina se passa em São Manuel – SP e aborda 19 histórias com variadas premissas. São contos que abordam música, futebol, apelidos, uma rádio e sua dona sui generis, rádio amador, carros, esportes, trapaças, contendas familiares, poesia, transporte, concurso de calouros, feriados, a origem de piadas e retrata a própria cidadezinha de forma carinhosa através do traço característico, singelo e bucólico da dupla de irmãos artistas.

Com roteiro, em grande parte engraçado e curioso, Aldo e Camilo realizam a transfiguração da cidade que amam para o papel de forma tão leve e lúdica que fazem com que entremos de cabeça nas narrativas, tanto verbal quanto visual, o que nos possibilita conhecer São Manuel sem nem mesmo termos estado por lá, como apregoa, brilhantemente, o aclamado cartunista americano Robert Crumb, no prefácio da obra¹.

*1 – os autores enviaram uma versão da HQ em inglês ao amigo Robert Crumb para que ele pudesse entender a obra e fazer um prefácio.

Cidade Pequenina 2

É essa sensação gostosa que a obra nos passa. Uma HQ sincera, para entreter e, além disso, mostrar-nos os diversos lados de uma entre milhares de cidadezinhas espalhadas por nosso imenso e amado Brasil. Isso nos faz buscar identificação com os autores, afinal de contas quem não tem uma história curiosa de sua cidade natal? Essa reciprocidade latente nos coloca em pé de igualdade aos Solano, nos remetendo à sensação de pertencer, de estarmos ligados ao mesmo nicho cotidiano.

Por diversas vezes me flagrei relembrando das histórias contadas por meus pais, meus avós, tios e outros familiares mais presentes. Essa é a sensação à qual a obra me remeteu. Os causos divertidíssimos que eram contados à beira do sofá, os assustadores ouvidos debaixo dos lençóis com aquela caneca de chocolate quente em mãos, para reconfortar-nos quando os momentos mais tenebrosos nos fazia gelar.

Cidade Pequenina 3

Vale a Pena?

No cômputo geral trata-se de leitura agradável e leve. Possui desenhos despretensiosos, com traços geniais, dos irmãos que se revezam entre textos e ilustrações de forma tão homogênea e honesta que é difícil separarmos os traços.

Poderia ficar aqui filosofando mais a respeito, mas acho que não seria da vontade dos autores que sua obra fosse tão destrinchada a esse ponto. Apenas relaxe e aproveite-a, ao máximo. Basta afirmar que, pra mim, Cidade Pequenina foi prazer do início ao fim com fortes lufadas de ventos refrescantes da brisa poética e revigorante à moda Solano. Simples assim.

Não deixe de conferir nossa matéria especial com As Melhores Biografias em Quadrinhos clicando AQUI!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!.

Compre Cidade Pequenina clicando na capa abaixo! .

Cidade Pequenina Capa


Créditos:
Texto: Fábio Monken
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Conheça a Academia dos Jovens Titãs de Tim Sheridan (2)

Conheça a Academia dos Jovens Titãs de Tim Sheridan

25 de Nov de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade