Chernobyl (Episódio 1)
Ano: 2019 Distribuição: HBO
Estreia: 06 de Maio

Direção: Johan Renck

Roteiro: Craig Mazin

Duração: 83 Minutos  

Elenco: Jared Harris, Stellan Skarsgård, Jessie Buckley

Sinopse: “Ucrânia, 1986. Uma explosão seguida de um incêndio na Usina Nuclear de Chernobyl dizima dezenas de pessoas e acaba por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamenta o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente.”

 

Chernobyl HBO series poster

 

Lucas Souza

 

A HBO trouxe mais uma minissérie que promete ser um sucesso. “Chernobyl” vai contar com 5 episódios e visa revisitar o maior acidente de uma Usina Nuclear que o mundo já viu. Os trailers da série, que teve seu primeiro episódio exibido em 6 de maio, já mostravam que o clima seria mais pesado e que a ideia é trabalhar os motivos e consequência do grande acidente.

O primeiro episódio da série da HBO, dirigida por Johan Renck, deixa claro que o tema político será um dos grandes fios condutores da série. Vemos já nesse começo diversas decisões que foram muito mais baseadas em protecionismo e auto proteção do que em fatos. A descrença dos líderes em relação a dimensão do acidente nos deixa apreensivos e causa desconforto em diversos momentos. A série faz questão de nos fazer entender os erros que estão acontecendo e de nos mostrar como cada uma das péssimas decisões vai fazer com que a situação fique ainda pior.

 

Cena do primeiro episodio da série Chernobyl da HBO


Trabalhadores da Usina nuclear de “Chernobyl” começam as leituras que indicavam um acidente

 

“Chernobyl” apresentou em seu primeiro episódio um ritmo mais cadenciado no começo, com a história de Valery Legasov (Jared Harris), mostrando o quanto a tragédia mexeu com o psicológico do químico. Conforme vamos acompanhando os desdobramentos do acidente, o ritmo da série se intensifica e começamos a ser impactados por cenas fortes que mostram os efeitos da radiação e do contato com determinados elementos da usina.

A série parece extremamente preocupada em mostrar a população de Chernobyl e temos boa parte do tempo dedicada a mostrar como as pessoas comuns encararam o acidente. A história de bombeiros que trabalharam para aplacar a tragédia e dos trabalhadores da usina também são mostradas e podemos ver pequenos atos heróicos no meio da grande tragédia.

 

Cena do primeiro episodio da série Chernobyl da HBO

Péssimas decisões tornam tudo pior no acidente de “Chernobyl” revisitado pela série da HBO

 

O contraste entre a desavisada população e os líderes é grande. Enquanto uma sofrerá de forma mais severa as consequências sem saber o que está acontecendo, os outros parecem estar em completa negação nesse primeiro episódio. A preocupação real é a contenção das informações ao invés do combate aos efeitos do acidente. Cenas que contam com a interação desses líderes são tão enervantes quanto as cenas que se passam na usina durante o acidente.

“Chernobyl” mostrou no seu primeiro episódio que a produção da HBO vem extremamente caprichada e pretende mostrar o lado humano de uma grande tragédia. As atuações mostraram-se extremamente convincentes e a tensão da situação é transmitida de forma extremamente real. A história segue basicamente 3 linhas narrativas que se cruzam nesse primeiro episódio: as reações da população (e a série faz questão de mostrar crianças, mulheres e idosos), o combate ao acidente (na figura de bombeiros e trabalhadores da Usina) e as decisões do líderes.

“Chernobyl” começa de forma impressionante e tem tudo para se tornar mais um grande sucesso da HBO.

 

 

Avaliação: Ótimo!

 

 

 

Trailer

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram

Facebook

Amazon