O gênero de histórias pós apocalípticas faz certo sucesso. Por isso é natural que tenhamos uma grande variedade de filmes, séries, hqs e livros do gênero, porém por ser um gênero muito explorado existe uma infinidade de materiais de medíocres a péssimos, e poucos que valem a pena.

Caixa de Pássaros de Josh Malerman pode ser considerado um livro do gênero pós apocalíptico, e dos bons! Com um desenvolvimento interessante é uma boa dica de leitura para não só os fãs do gênero, mas para todos que gostam de uma boa leitura.

.

Caixa de Pássaros de Josh Malerman (2014) – O Ultimato

.

Na trama do livro acompanhamos Malorie, que vive em um mundo aonde surtos de suicídio se propagam como uma doença ao longo do mundo. Aos poucos se descobre o suicídio é causado quando a vitima vê algo inexplicável e lhe força a cometer tal ato.

A trama do livro se inicia 5 anos depois do surto ter atingido Malorie, e ela com dois filhos pequenos se vê obrigada a fazer uma arriscada viagem para um local mais seguro com seus filhos, na intenção de lhes dar uma vida melhor.

Caixa de Pássaros de Josh Malerman é, antes de mais nada, um thriller psicológico. Por mais que a história ainda flerte com o terror em um estilo próximo ao que Stephen King usa em alguns de seus contos, com muito peso emocional.

A narrativa transita entre passado e presente, conforme Malorie avança em sua perigosa viagem, vemos seu passado, sua vida durante os 5 anos anteriores a sua atual jornada. É aonde descobrimos quem são essas duas crianças e o que levou Malorie até ali.

.

 Caixa de Pássaros de Josh Malerman

.

Ao vermos no passado a vida de Malorie em uma casa com sobreviventes, é impossível não fazermos um paralelo com o momento que vivemos especialmente em 2020, aonde muitas pessoas se isolaram com medo (justificado) do que está lá fora. Obviamente salvo as suas devidas proporções.

É muito triste ver como a humanidade é frágil, e por mais que alguns personagens sejam otimistas, com esperanças em um futuro melhor, isso vai se definhando. Malorie, que logo no início dos eventos era uma jovem sem muitas responsabilidades, se vê forçada a amadurecer rapidamente, para salvar não só a si mesma.

E essa jornada de Malorie em Caixa de Pássaros de Josh Malerman é angustiante. A narrativa cria um laço emocional entre leitor e protagonista, aonde se torna impossível abandonar a leitura desde as primeiras páginas.

O livro explora muito o lado humano, a jornada de Malorie, então não vemos o desenvolvimento do que está de fato acontecendo no mundo, pois vemos a história através de Malorie que pouco sabe.

.

Caixa de Pássaros de Josh Malerman (2014) – O Ultimato 1

.

Essa sensação de “ignorância” em relação aos eventos, mesmo que em determinado momento sejamos expostos à mais detalhes sobre o que de fato está acontecendo, ajuda a criar ainda mais esse laço emocional com a história, trazendo uma sensação de angústia.

Caixa de Pássaros de Josh Malerman é um ótimo livro, por mais que fique devendo em alguns pequenos detalhes, se encerra de forma emocionante, impossível para o leitor que esteve absorto na leitura não se emocionar ao final.

O livro teve uma sequência lançada em 2020 chamada Malorie, que se passa doze anos após o fim de Caixa de Pássaros. Em breve falarei sobre o livro, que tem uma narrativa bem diferente do primeiro e expande o universo criado.

.

Caixa de Pássaros de Josh MalermanA adaptação para a Netflix é competente, porém pode incomodar os fãs do livro

.

Caixa de Pássaros de Josh Malerman teve também uma adaptação para a Netflix em 2018, estrelada por Sandra Bullock. Para quem não leu o livro, o filme é ótimo e adapta os principais aspectos do livro, porém com carga emocional menor. A atuação de Sandra Bullock é ótima.

Já para quem leu o livro, algumas adaptações tanto da trama quanto dos personagens podem incomodar muito, pois foram forçadas e em absolutamente nada agregaram a adaptação. Minha dica é: veja o filme e depois leia o livro e passe raiva!

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Compre Caixa de Pássaros de Josh Malerman clicando na capa abaixo! 

.

Caixa de Pássaros de Josh Malerman

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: