Ultimato do Bacon

Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez – O Ultimato

Em 8 de Set de 2023 4 minutos de leitura

A vida de Jaime Reyes fica de “ponta cabeça” na minissérie Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez. O jovem herói, recém formado na escola, vê sua falta de perspectiva pessoal e profissional o colocarem em uma nova cidade com novos desafios que remetem diretamente à origem do seu poderoso escaravelho! Uma trama divertida e leve com pegada cômica que vai agradar os novos e jovens leitores que não conhecem bem o 3º Besouro Azul.

Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez foi publicado originalmente em 2023 em uma minissérie em 06 partes. No mesmo ano a HQ chegou ao Brasil pelas mãos da Panini Comics em um encadernado compilando todo o material original em 144 páginas coloridas.

Dica para o leitor: Conheça as melhores HQs da Editora das Lendas na nossa lista de Melhores HQs da DC Comics

Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez - O Ultimato (4)

Uma história leve e divertida espera pelo leitor na HQ Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez

A Trama da HQ Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez

Antes de falarmos sobre a trama dessa HQ de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez é importante falarmos sobre o tom dela para alinharmos expectativas. A obra é claramente voltada para o público teen e jovem e a linguagem é leve e se assemelha a de um mangá shonen (especialmente nos momentos cômicos) em algumas passagens.

Situações engraçadas ganham os holofotes com frequência mas, ao contrário do que acontece em alguns casos, os autores não “perdem a mão” e conseguem manter a proposta sem irritar o leitor ou se perder na narrativa. Porém, é importante salientar que se você está buscando histórias de super-heróis mais dramáticas e profundas, isso não é o que essa HQ entrega.

Feito o alerta inicial, vamos falar da obra! Jaime Reyes está lutando para conseguir manter sua vida equilibrada e está falhando: os atos super-heróicos do Besouro Azul vão bem, mas os outros fatores (vida pessoal, estudo, futuro..) estão simplesmente desmoronando. E é justamente nesse cenário que vemos Jaime se formando! A formatura da escola não ocorre como ele esperava e seu escaravelho apresenta sinais de descontrole que o fazem perder boa parte da cerimônia.

O encontro com os pais após o evento é marcado pela chegada de um visitante ilustre: Superman. O Homem de Aço está preocupado com Jaime pois a raça criadora dos escaravelhos (que são armas de destruição) parecem estar planejando um novo ataque contra a Terra e a Liga da Justiça quer que o herói pare de atuar até que o problema esteja resolvido. Os heróis temem que a falta de controle de Jaime sobre seus “poderes” gere mais problemas do que qualquer outra coisa.

Achou pouco? Saiba então que os pais do herói mandam ele para Palmera City para trabalhar na lanchonete da tia. Dureza né?

Superman interage com a mãe de Jaime Reyes na HQ Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez

A ida para Palmera City e o “pedido” da Liga da Justiça deixam Jaime na pior. O personagem está perdido sem sua identidade heróica e o trabalho na lanchonete da tia não é exatamente animador. Mas as coisas não ficam paradas muito tempo e logo o herói é chamado para um “estágio não remunerado” nas Indústrias Kord. Seu amigo Ted Kord, o 2º Besouro Azul, não concorda com a orientação da Liga e acha que o herói deve se “arriscar mais”. 

No meio dessa mudança de cidade vemos ataques estranhos começarem a acontecer e “besouros de outras cores” (no melhor estilo power rangers) surgem para matar Jaime.O motivo dos ataques é um mistério e é esse mistério que age como motor na trama.

Grandes nomes da DC, como Batman, Superman, Ciborgue e Estelar, se envolvem na narrativa. Apesar de envolver aliens e uma possível invasão, o clima da história permanece sempre leve e divertido. Os coadjuvantes, amigos de Jamie, irmã de Ted Kord e outros, têm tiradas engraçadas que – de maneira geral – funcionam dentro da proposta apresentada.

A construção da personalidade de Jamie é muito bem feita. Apesar de heróico, o personagem é ingênuo e facilmente influenciável e é isso que o torna – segundo os olhos do Batman – perigoso. Vê-lo tendo que lidar com essa desconfiança é interessante e funciona.

E vale dizer que as cenas de ação, por mais que não apresentem uma dramaticidade alta, são bem executadas e pensadas – assim como o motivo para todos os ataques e afins. É um daqueles mistérios que é bem resolvido dentro do contexto da obra.

Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez - O Ultimato (1)

Jaime interage com Estelar na HQ Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez

A arte de Adrián Gutiérrez está incrível e as cores de Will Quintana são vibrantes e entregam o tom que o roteiro de Josh Trujillo pede. Aliás, o ritmo do roteiro é um dos pontos altos – nada de enrolação ou “barrigas” na narrativa – tudo acontece rapidamente e as situações se desenrolam com agilidade sem serem mal resolvidas.

Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez não apresenta nada de inovador mas isso não é necessariamente um problema. A sensação é de que a história foi pensada para atrair novos leitores e dar um novo rumo para a vida do jovem herói.

A interação constante dele com medalhões da DC é uma boa ideia, pois ajuda a inserir o personagem dentro do contexto da editora (principalmente aos olhos daqueles que estão tendo o primeiro contato com Jamie). Pessoalmente, achei a ideia divertida e bem executada – apesar de ter sentido falta de um peso dramático maior em alguns momentos (principalmente nos confrontos finais). 

Um “feijão com arroz bem feito” que ajuda os leitores antigos a matarem a saudade do personagem enquanto apresenta o mesmo para uma nova geração com uma linguagem adequada.

Avaliação: Bom!

Compre Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez Clicando na Capa Abaixo:

Besouro Azul Dia de Formatura de Josh Trujillo e Adrián Gutiérrez - O Ultimato Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade