Ver o nome de Brian Azzarello e Lee Bermejo juntos é capaz de fazer qualquer fã de HQs se arrepiar! E Batman: Amaldiçoado não deixa a desejar!

Conheça a história de Batman: Amaldiçoado!

A história é mais uma criação da dupla que tem no currículo graphic novels famosas como Lex Luthor: Homem de Aço (Lex Luthor: Man of Steel, 2005) e Coringa (Joker, 2008). Mais uma vez, e isso é um ponto extremamente positivo, eles tiveram liberdade para trabalhar sem amarras uma vez que a HQ faz parte do selo DC Black Label onde a cronologia não é uma questão e as obras são independentes.

Batman: Damned (2019) – Batman: Amaldiçoado no Brasil – foi publicado em formato minissérie em 3 edições nos EUA e chegou em terras brazucas já em 2020 pela Panini Comics – edição única com formato grande e capa dura.

Batman: Amaldiçoado - O Ultimato 1
Batman: Amaldiçoado mostra o Homem-Morcego ao lado de Constantine em HQ do Selo DC Black Label.

É bacana começar dizendo que eu esperava mais. Não que a história seja ruim, ela passa muito longe disso, mas me acostumei a ler histórias com roteiro impressionante quando o nome de Brian Azzarello está envolvido. A HQ surpreende e sabe utilizar muito bem todo lado mágico da DC – ainda que deixe um gostinho de “podia ter sido ainda melhor”.

Batman: Amaldiçoado acompanha um Homem-Morcego completamente desnorteado após ser ferido e acordando no apartamento de John Constantine. Logo o personagem descobre que seu arqui-inimigo, Coringa, está morto. No entanto, as narrativas e evidências parecem não fazer sentido.

Poucas vezes vi o Batman ser tão atormentado pelo sobrenatural como na HQ de Azzarello e Bermejo. O personagem não consegue assumir o controle da situação em nenhum momento e fica, durante toda a história, frustrado e cada vez mais perdido.

Batman: Amaldiçoado - O Ultimato 2
Zatanna é mais uma personagem mítica da DC a marcar presença em Batman: Amaldiçoado.

A história se desenvolve no maior clima de terror e é realmente interessante ver o Batman sendo atormentado por visões de seu passado (que mostram momentos não tão “santos” assim de seu falecido pai..). Os leitores mais atentos podem sacar de começo o que está acontecendo mas ainda sim é bem difícil não se surpreender com as últimas páginas da história.

Ainda que o roteiro consiga surpreender, é fato que a grande atração são os desenhos de Lee Bermejo. O estilo de Gotham e do próprio uniforme do morcego ficam incríveis e não é difícil se pegar “babando” nas páginas.

Vale mencionar a personalidade de Constantine na história. Considero o personagem bem difícil de ser adaptado para uma revista que envolva super-heróis simplesmente porque ele passa longe de ter atitudes “100%” heróicas. Nada é o que parece com o personagem. Brian Azzarello soube captar bem esse espírito e ficamos em dúvida, até o final, se Constantine está realmente ajudando ou atrapalhando.

Batman: Amaldiçoado - O Ultimato 3
Uma assombração preenche as memórias de Batman em Batman: Amaldiçoado do Selo DC Black Label.

Batman: Amaldiçoado é, sem dúvida, mais um acerto da dupla Bermejo/Azzarello. A história é boa, apesar de não ser tão cativante e surpreendente quanto trabalhos prévios. O grande acerto da HQ é abraçar o clima noir/sobrenatural da história inserindo elementos místicos e personagens que nem sempre interagem com o Homem-Morcego. Trazer um Batman completamente perdido e atormentado também é um acerto – principalmente quando lemos as últimas páginas da história.

Uma edição interessante que vai agrar os fãs de histórias sobrenaturais e violentas do Cavaleiro de Gotham!

 

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Conheça mais histórias do selo Black Label da DC Comics!

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 03 de abril de 2020. Atualizado em 09 de abril de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!