Novo capítulo da excelente saga que reinterpreta o clássico personagem criado por Mauricio de Sousa chega ao quarto volume pelo selo Graphic MSP da editora Panini.

por Alexandre Baptista

Com lançamento na CCXP 2018, Astronauta – Entropia de Danilo Beyruth chega às bancas e livrarias 1

 

Conheci o Danilo Beyruth pessoalmente na Gibicon, que agora se chama Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em 2012. Durante o painel da MSP no evento, ele e o Sidão, também conhecido como Sidney Gusman – editor-chefe, jornalista, redator, gente boa de plantão, pai, colecionador, mais uma pá de coisa de não cabe aqui e idealizador de um dos maiores e o mais bem sucedido projeto editorial de quadrinhos do Brasil – o selo Graphic MSP -, respondiam perguntas do público quando eu perguntei: “Qual a sensação de estarem lançando aquela que, daqui alguns anos, poderá ser considerada a Action Comics número 1 das comics brasileiras?”.

 

Com lançamento na CCXP 2018, Astronauta – Entropia de Danilo Beyruth chega às bancas e livrarias 2

O Astronauta de Mauricio de Sousa: clássico


 

O álbum em questão era Astronauta – Magnetar, o primeiro dos agora 21 títulos das Graphic MSP lançados pela Panini e pela Mauricio de Sousa Produções. Beyruth era ali, ao lado da colorista Cris Peter, o primeiro a publicar pelo novo selo. A nada fácil missão era realizar uma releitura do clássico personagem de Mauricio de Sousa para um público jovem e adulto, com uma liberdade relativa para se trabalhar: ainda que o projeto permitisse muita experimentação, era fundamental não se distanciar de certos elementos intrínsecos de cada um dos personagens e universos. Ao ser o primeiro no projeto, Beyruth também seria o primeiro nas atenções do público, fãs apaixonados que poderiam colocar tudo a perder caso não gostassem do que tivesse sido feito. Tendo trabalhado nos mercados americano e europeu e sendo ganhador do HQ Mix em 2011 por Bando de Dois, o autor era uma aposta consciente de Gusman, que confiava na tarimba e experiência para abrir o projeto da melhor forma possível.

As respostas foram educadas e humildes, como é típico de ambos. Para Danilo especialmente, a preocupação era fazer o melhor trabalho possível naquela HQ, sem aspirações, planos ou objetivos futuros. Depois do painel inclusive, encontrei-o no café e, tendo já lido a HQ, reforcei o quanto tinha achado o material incrível. Ele agradeceu o elogio com um sorriso quase envergonhado, aquela humildade típica de quem é de fato genial.

Já o Sidão… bem, o Sidão respondeu como podia. Ele entrou no jogo do “Actions Comics 1 é exagero”, e sei que foi sincero. Mas quem dirige uma Ferrari sente a potência do motor e imagina até qual velocidade seu carro anda. E estávamos falando do império criativo Mauricio de Sousa, a força de personagens que influenciaram e seguem influenciando gerações, num projeto novo e ousado. Acho que o Sidão não podia admitir, talvez nem pra si mesmo, que “já sabia” que ia dar certo. Mesmo porque, como mencionei acima, muita coisa podia dar errado. Mas não ia dar. Nem ferrando. E eu sabia. Afinal, era o Sidney Gusman que tava ali. Mexendo com as crias do Mauricio de Sousa. Vocês acham realmente que qualquer um desses dois iam deixar passar “qualquer coisa”?

Gusman está na Mauricio de Sousa não por acaso: ele é simplesmente um dos melhores, mais íntegros e éticos profissionais do mercado editorial que já conheci, profundo e incansável conhecedor do assunto com o qual trabalha e que ainda arruma tempo pra família, pros projetos paralelos e, pasmem, para o público nas redes sociais.

 

Com lançamento na CCXP 2018, Astronauta – Entropia de Danilo Beyruth chega às bancas e livrarias 3

Teaser de Astronauta – Entropia, divulgado na CCXP 2017: título ainda estava indefinido na época.


 

E o resultado de sua competência (sim, os autores e ilustradores tem um mérito gigantesco nesse projeto, mas lembrem-se de que a seleção é feita por Sidney e aprovada pelo Mauricio) pode ser conferido no sucesso da coleção que chega ao seu 21o título com Astronauta – Entropia, o quarto do Astronauta de Danilo Beyruth. A nova HQ consolida o empolgante universo que mistura as características mais básicas de Astronauta Pereira, ficção científica e o clima dos comics americanos com direito a homenagens a Jack Kirby, Kubrick e outros clássicos da ficção científica. Nela, seguimos diretamente após acontecimentos do volume anterior (Astronauta – Assimetria), com o personagem perdido na galáxia e sem saber como voltar à Terra. Ele precisa encarar um conflito entre grupos alienígenas quando é chamado para atender a um sinal de socorro e, em meio ao caos, Astronauta ainda tem de lidar com a voluntariosa adolescente Isabel, sua filha de uma realidade paralela, que lhe traz ainda mais problemas.

Seis anos depois, o quadrinho que parecia pra alguns despretensioso cresceu, expandiu, começa a estabelecer repertório. A esperança de muitos fãs é que o título se torne futuramente um título mensal, com o desenvolvimento de novos personagens e aventuras derivadas. Ainda não se compara à força de Actions Comics ou Superman. Mas cabe lembrar que este completou 80 anos em 2018. Falemos do Astronauta de Danilo Beyruth daqui a 74 anos então.

A nova edição estará na CCXP 2018 e na loja on-line da Panini nas versões em capa dura e capa cartão, além de bancas e livrarias. A CCXP 2018, divulgada como maior Comic Con do mundo, ocorre entre 6 e 9 de dezembro.

 

Com lançamento na CCXP 2018, Astronauta – Entropia de Danilo Beyruth chega às bancas e livrarias 4


Astronauta – Entropia


Editora: Panini
Licenciante: MSP
Formato: 19 x 27,5
Tipo de capa: dura e cartão
Tipo de lombada: quadrada
Miolo: couché brilho 150 G
Número de páginas: 96
Preços:  capa dura: R$ 41,90 (capa dura); R$ 31,90 (capa cartão)

 

 

 

 
CCXP 2018
 
Data
De 06 a 09 de dezembro de 2018
 
Horários
Quinta-feira (06/12) – 12h às 21h
Sexta-feira (07/12) – 12h às 21h
Sábado (08/12) – 11h às 21h
Domingo (09/12) – 11h às 20h
 
Local
São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda, São Paulo/SP

 

Sugestão de Leitura

Com lançamento na CCXP 2018, Astronauta – Entropia de Danilo Beyruth chega às bancas e livrarias 5

Com lançamento na CCXP 2018, Astronauta – Entropia de Danilo Beyruth chega às bancas e livrarias 6

Com lançamento na CCXP 2018, Astronauta – Entropia de Danilo Beyruth chega às bancas e livrarias 7

Com lançamento na CCXP 2018, Astronauta – Entropia de Danilo Beyruth chega às bancas e livrarias 8

 

Astronauta – Assimetria no Sobrecapa

 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: