Ultimato do Bacon

As Melhores HQs do Aquaman

Em 4 de Jan de 2024 4 minutos de leitura

Criado por Paul Norris e Mort Weisinger, o Aquaman estreou na revista More Fun Comics #73 (que chegou às bancas dos EUA em 25 de setembro de 1941.). Inicialmente, o personagem era um herói secundário em títulos da antologia da DC. Porém, com o passar dos anos, ele começou a estrelar várias histórias como personagem principal, entrou na Liga da Justiça e participou das principais sagas e histórias da editora.

Com uma nova produção cinematográfica que estreou nos cinemas de todo o Brasil, esse é o momento propício para indicarmos, nesta matéria, aquelas que consideramos serem as melhores HQs do personagem.

Índice

As Melhores HQs do Aquaman

As Crônicas de Atlântida

Escrita por Peter David e ilustrada pelo artista espanhol Esteban Maroto, essa HQ mostra como uma outrora grande civilização sucumbiu como as marés, produzindo heróis e vilões. Quando o continente de Atlântida foi atingido por um meteoro, as cidades sobreviventes de Poseidonis e Tritonis usaram uma combinação incomum de ciência e magia para proteger as pessoas.

Enquanto o Rei Orin tinha fé na ciência que permitia ao seu povo prosperar debaixo de água, o seu irmão, o Rei Shalako, rejeitou a ciência em favor da adoração dos poderes das trevas, estabelecendo um conflito que marcaria todos os que a seguiram. Agora, somente Aquaman pode resolver o conflito entre as duas cidades!

 Essa história segue inédita no Brasil.

A Morte de um Príncipe

Criado por uma equipe de estrelas dos quadrinhos – incluindo os escritores Paul Levitz, David Michelinie, Steve Skeates e Paul Kupperberg, e os artistas Jim Aparo, Don Newton e Mike Grell, essa HQ acompanha a jornada de Arthur enquanto ele perde seu trono.

Eis que a HQ surpreende ainda mais com a morte do filho ainda bebê de Aquaman e Mera pelas mãos de seu maior vilão – o Arraia Negra. Mas quando Aquaman finalmente ficar cara a cara com o vilão que muda para sempre sua vida, ele escolherá a misericórdia… ou a vingança?

Essa história segue inédita no Brasil.

A Lenda de Aquaman

A segunda origem pós-crise do Aquaman é feita aqui por Keith Giffen, Robert Loren Fleming e Curt Swan. Aqui, temos as origens humildes de Aquaman antes de se tornar governante de Atlântida! Nascido como Orin, filho da Rainha Atlanna e do misterioso mago Atlan, na cidade de Poseidonis, ele foi abandonado ainda bebê no Recife Mercy, acima do nível do mar.

Para qualquer outro atlante, isso teria sido fatal – mas Orin sobreviveu para viajar pelo oceano até ser encontrado por um guarda de farol e renomeado como Arthur Curry.

 Essa fase foi publicada no Brasil, começando em Super-Homem 1ª Série – n° 78 de 1990, e seguindo  em DC Especial n° 7 de 1991, ambos da editora Abril.

A Busca por Mera

Mera, a rainha da Atlântida, desaparece misteriosamente. Enquanto Aquaman inicia sua busca desesperada em todos os lugares, seu reino está nas garras de um novo inimigo chamado Narkran, um ardiloso político com planos para usurpar o trono e governar com mão de ferro!

Por fim, como se a situação não fosse ruim o suficiente, o Arraia Negra aparece para tirar vantagem do apuro do Aquaman! Um clássico escrito por Steve Skeates e desenhado pelo lendário Jim Aparo!

A Panini publicou essa história no encadernado chamado Aquaman: A Busca Por Mera, da série DC Vintage.

O Tempo e a Maré

Peter David e Kirk Jarvinen fazem uma apresentação muito direta da origem e dos anos de formação do personagem. Na trama, abandonado quando bebê, Aquaman foi criado por golfinhos para se tornar um super-herói único: guardião dos oceanos, Senhor de Atlântida e membro da Liga da Justiça.

Aqui, testemunhamos o primeiro encontro de Aquaman com o Flash; seus problemas com os habitantes da superfície; sua batalha com Nuliajuk, a deusa demoníaca do mar; sua intensa ligação com o mundo do povo Inuíte e as origens de sua eterna rixa com o Mestre dos Oceanos, que coloca o destino de Atlântida em risco.

No Brasil, a história foi publicada em DC Comics – Coleção de Graphic Novels n° 144, da Eaglemoss.

A Saga Tritão

O último arco do elogiado run de Peter David  do personagem merece destaque. Desenhada por Jim Calafiore, a história conta a sangrenta ascensão de Tritão ao poder,  com seu reinado de terror e vingança contra Aquaman, após o destronamento de Poseidon. Cabe agora ao Aquaman derrotar o deus megalomaníaco, recuperar seu título e restaurar a ordem nos 7 mares.

Essa história segue inédita no Brasil.

As Profundezas

A fase de Geoff Johns na revista do Aquaman, no começo dos Novos 52 é muito interessante! Ao lado dos brasileiros Ivan Reis e Joe Prado, a trama revitaliza o herói mas, ao mesmo tempo, resgata elementos clássicos que todos nós gostamos.

Lançada originalmente em 2011, vemos o herói lutando contra criaturas assustadoras que planejam invadir a superfície. Vindos das fossas abissais, essas criaturas pavorosas planejam um ataque cruel à pequena cidade próxima ao farol habitado por Aquaman.

A Panini já publicou a história na mensal Universo DC de 2012 no encadernado capa dura Aquaman – As Profundezas lançado em 2015.

O Trono de Atlântida

Antes de ser o Aquaman, Arthur Curry foi o rei da Atlântida. Mas os supersticiosos atlantes, com seu ódio profundo pelos habitantes da superfície, nunca poderiam aceitar totalmente um líder meio humano…

Arthur então deixou a Atlântida e se uniu à Liga da Justiça, entregando o controle do império a seu meio-irmão Orm, o Mestre dos Oceanos. Desde então, o mundo sob as ondas tem mantido uma paz frágil com o resto do planeta. Até agora. Com os heróis da Terra ocupados, uma misteriosa força empurra as civilizações atlante e humana à beira de uma guerra.

A Panini já publicou a história na mensal Liga da Justiça de 2013 no encadernado capa dura Liga da Justiça – O Trono da Atlântida lançado em 2016.

Aquaman: Andrômeda

Uma minissérie do selo Black Label em que Ram V e Christian Ward se unem a Arthur Curry nesta ficção científica de terror. No fundo do Oceano Pacífico, está o Ponto Nemo: o cemitério de naves espaciais. Desde o começo da corrida espacial, as nações do mundo enviavam suas naves para amerissar lá e afundarem no silencioso oceano.

Mas há no Ponto Nemo uma estrutura que não foi feita por mãos humanas. E ela parece estar… despertando. A tripulação do submarino experimental Andrômeda foi escolhida para investigar esse mistério. Mas qualquer coisa de valor no fundo do mar atrai o Arraia Negra. E tudo o que atrai o Arraia Negra atrai seu inimigo, Arthur Curry, o Aquaman!

A Panini já publicou a história aqui no Brasil em um encadernado.


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Como conservar HQs e Revistas – Costelinha 009

21 de Out de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade