Baile de Máscaras é uma antologia de HQ criada com o intuito de ajudar pessoas em situação vulnerável em meio a pandemia do coronavírus.

A pandemia de COVID-19 chegou ao Brasil no início de 2020 e apesar de todos os sinais de que isso ocorreria, foi algo que não conseguimos evitar. Por conta de inúmeros fatores, infelizmente somos hoje o 2º país em número de mortes, perdendo apenas para os EUA e o 3º em número de casos totais, atrás dos EUA e da Índia.

Baile de Máscaras no Catarse 1

Todos nós sofremos de alguma maneira com os impactos dessa terrível doença em nossas vidas, em maior ou em menor escala, mesmo que indiretamente. Tivemos de aprender a conviver com ela, mudando drasticamente as nossas rotinas, nossos hábitos. Nos vimos obrigados a nos resguardar e forçosamente nos mantermos trancados em nossas próprias casas, longe de aglomerações, longe daqueles que amamos.

Baile de Máscaras no Catarse 2

Alguns tem o previlégio de poder trabalhar em casa e estão mais seguros, pois se expõem menos ao vírus, porém sabemos que essa é a realidade de poucos. A grande maioria da população, sobretudo os mais pobres, precisa sair de casa para trabalhar, mesmo pertencendo a algum grupo de risco, caso contrário não conseguem sustentar as suas famílias. Porém existem aqueles que se encontram em maior dificuldade, em situação de vulnerabilidade social e que dependem de doações de ONG’s e projetos sociais para viverem com o mínimo de dignidade. Situação essa, que está sendo agravada pela pandemia de covid-19.

Qual a finalidade do projeto Baile de Máscaras

É aqui que entra a HQ! Foi pensando em uma forma de dar visibilidade para essas instituições assistencialistas e estimular doações que um grupo de quadrinistas e ilustradores resolveu unir forças e criar a Baile de Máscaras, uma antologia que reúne histórias em quadrinhos curtas e ilustrações criadas acerca do tema máscaras, um utensílio de extrema importância no momento em que vivemos, mas que sempre foi repleto de significados em épocas e culturas diferentes.

As histórias, por sua vez, transcendem os aspectos materiais e funcionais desse objeto e as máscaras assumem também formas mais abstratas, próprias da natureza humana, como o ritualismo, a fantasia, a fértil imaginação de uma criança, a mentira em suas inúmeras intenções e muitas outras interpretações, sendo ela um item de proteção individual ou uma construção social.

Mais de 90 artistas compõem a obra, dentre eles grandes nomes do quadrinho e da ilustração nacional e revelações em suas respectivas áreas.

Quais serão as instituições apoiadas pelo projeto Baile de Máscaras

Toda a renda, excetuando os custos de impressão, manuseio e envio da HQ, serão doados para 3 instituições selecionadas. São elas:

– CUFA Mães da Favela: A CUFA, por meio da sua campanha Mães da Favela, leva renda básica a milhares de mães chefes de família, moradoras de favela de todo o país, que estão sendo afetadas pelo Coronavírus.

– APIB: A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil é uma instância de aglutinação e referência nacional do movimento indígena no Brasil e está recebendo doações para comprar alimentos, remédios e material de higiene para as aldeias durante a pandemia de covid-19.

– Solidariedade Vegan: Encabeçado por Vivi Torrico e seu marido João Gordo (vocalista da banda Ratos de Porão), o projeto social distribui marmitas veganas para moradores de rua da cidade de São Paulo.

Quem são os artistas participantes do projeto Baile de Máscaras

O projeto conta com a participação de diversos autores nacionais, como por exemplo Leandro Robles (conheça mais).

Acesse o link para o Catarse do projeto e confiram todos os artistas, além dos valores e as recompensas do projeto!

 

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Press Release
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: