Ultimato do Bacon

Apesar de Tudo de Jordi Lafebre – O Ultimato

Em 21 de Jul de 2023 4 minutos de leitura
Apesar de Tudo de Jordi Lafebre (2)

Uma história de amor que mostra dois protagonistas em sintonia mas que vivem se desencontrando é o tema da HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre. O romance inteligente proposto pelo autor conquista pela linda arte, pela inteligência do roteiro e pelo formato (a história começa pelo seu final).

Confesso que a narrativa possui alguns pontos que me desagradam, mas a execução do autor é tão perfeita que mesmo não tendo me conectado tanto com a jornada proposta me diverti e me impressionei com a leitura.

Após uma vida de desencontros, Ana e Zeno passeiam na HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre

A trama da HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre

Zeno e Ana são dois moradores de uma pequena cidade. Os dois são bem diferentes mas um encontro – ainda na juventude – acaba criando um vínculo inquebrável entre eles. Se eu tivesse que definir a história da HQ de Jordi Lafebre em poucas palavras seriam essas.

A proposta não é inovadora, do ponto de vista de narrativa, mas sua execução quebra alguns paradigmas. A narrativa começa do último capítulo (o vigésimo) e vai regredindo no tempo até o primeiro encontro entre os dois – sempre de forma linear.

Quando comecei a leitura imaginei que esse recurso usado por Lafebre fosse uma forma de trazer uma grande revelação no final/começo da leitura. E confesso que essa expectativa me deixou animado, mas iremos falar sobre isso mais a frente. Falando da jornada de Zeno e Ana, a trama termina/começa mostrando o reencontro dos dois após muito tempo.

Aquele encontro emocionante enche o leitor de dúvidas e capítulo a capítulo vemos a jornada desse amor “platônico” e de longa distância se desenrolar.

Apesar de Tudo de Jordi Lafebre (3)

Mesmo a distância, Zeno e Ana sempre se mantém conectados na HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre

Ana é uma personagem forte e cativante que tem a capacidade de extrair o melhor daqueles que estão ao seu redor. Seu amor pela cidade natal é marcante e vemos a personagem sempre tentar fazer o melhor pelo local. Zeno é um charmoso bon vivant que quer ver o mundo e busca experiências marcantes.

O personagem é tão cativante e gentil quanto Ana, mas a diferença é que ele não parece querer “fincar raízes” em nenhum lugar.. A expectativa que os dois têm da vida e a coragem que eles apresentam para buscar aquilo que querem é o que faz eles se afastarem durante tanto anos.

Nesse tipo de história de amor onde os personagens crescem afastados sempre temos o efeito colateral, certo? Normalmente um cônjuge que “malvado” que perde espaço quando os protagonistas se reencontram ou um bom companheiro que morre convenientemente e abre caminho para a grande reunião do casal separado.

A história de Jordi Lafebre rompe parcialmente com esse clichê: Ana é casada com Giuseppe mas ele passa longe do estereótipo malvado – é um homem bom para a protagonista e tem uma conexão interessante com ela. 

Esse rompimento com o estereótipo cria um problema, na minha opinião, que Lafebre não resolve: o marido de Ana aparece vezes o suficiente para gerar empatia no leitor mas não é aprofundado o suficiente para entendermos mais sobre sua história.

Confesso que isso fez com que eu enxergasse a jornada dos protagonistas de uma forma menos brilhante e acabou me gerando até alguma antipatia pelo casal. Por mais que esse cenário possa ser mais realista e menos óbvio, acho que não ter mostrado o marido de Ana seria melhor (um “crime sem vítimas”). Romper padrões é bom, mas acho que esse caso mostrou, ao menos pra mim, que eles existem por um motivo.

Apesar de Tudo de Jordi Lafebre

Zeno desfila seu charme na HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre

Deixando a história do cônjuge de Ana de lado, só temos elogios a tecer para a HQ! A obra tem um ritmo muito bem balanceado e avança de forma linear até o seu acelerado começo/final. Os diálogos propostos pelo autor são extremamente inteligentes e tudo está conectado.

As conversas de Ana e Zeno geram bons insights para a vida dos dois e é bacana ver essa dinâmica no decorrer dos anos. Falar da arte é “chover no molhado”: a arte de Lafebre é simplesmente espetacular e seus personagens são expressivos e parecem de fato estarem vivos (em um mundo estilo Disney mas ainda sim, vivos!) – um verdadeiro espetáculo. Os cenários complexos (como esse da imagem acima) fazem com que o leitor pare para admirar as belas cenas. 

Além da inteligência dos diálogos, da beleza da arte e do ritmo balanceado da obra, é preciso destacar o trabalho de Zeno. O personagem está fazendo seu doutorado e sua tese sobre o tempo tem tudo a ver com o formato da HQ. Não darei spoilers mas digo que é impressionante como o autor é completo: tanto arte quanto texto estão muito acima da média.

Ana e Zeno interagem e dançam ao telefone na HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre

Comentei no começo do texto que tinha ficado com a expectativa alta para saber sobre o primeiro encontro de Ana e Zeno e porque ele foi tão marcante. Não estragarei a surpresa mas direi que Lafebre entrega o que ele promete: um encontro atribulado que foge do ritmo da obra – e justamente por isso é especial.

Apesar de Tudo de Jordi Lafebre é uma leitura impressionante, mesmo para leitores (como esse que vos fala) que não são muito fãs de romance. A obra “escorrega” no roteiro quando tem que lidar com coadjuvantes que orbitam Ana e Zeno como uma das ex-namoradas de Zeno e o marido e filha de Ana – tudo que foge dos dois e seus sonhos é meio mal desenvolvido e parece que faltou tempo/interesse/espaço para enriquecer mais esses outros atores da trama. Apesar desse deslize, a HQ não tem sua magia comprometida. O domínio de Jordi Lafebre sobre a forma de contar histórias em HQs é total e seu ritmo, sua arte e inteligência dos diálogos impressionam.

Se você é fã de um bom romance ou simplesmente gosta de ler uma HQ com uma execução que beira o impecável, Apesar de Tudo de Jordi Lafebre vai te agradar em cheio!

Quer conhecer outras grandes histórias de romance? Confira nossa lista de Mangás para ler no Dia dos Namorados

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Apesar de Tudo de Jordi Lafebre Clicando na Capa Abaixo:

Apesar de Tudo de Jordi Lafebre Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade