Aniquilação
Ano: 2018 Distribuidor: Netflix / Paramount 
Estreia: 12 de Março Direção: Alex Garland
Duração: 115 min Elenco: Natalie Portman; Oscar Isaac; Tessa Thompson; Jennifer Jason Leigh, Gina Rodriguez

Sinopse: “A bióloga Lena se refugia numa região misteriosa isolada pelo Governo americano para descobrir o que aconteceu com seu marido durante uma missão secreta."

Diego Brisse

Adaptação do livro de mesmo nome do autor Jeff Vandermeer, que eu não li ainda, Aniquilação não foi aos cinemas Brasileiros, só nos Estados Unidos o filme teve a chance, e foi direto para a Netflix. Considerado complicado demais para o grande público, será que o novo filme de Alex Garland, diretor do excelente Ex Machina é tão complexo?

Um bom filme de ficção científica exige atenção do expectador, são filmes que deixam reflexões, ficam na sua cabeça, você fica pensando sobre o que viu. Aniquilação é um filme de ficção científica que chega lá. Envolvendo questões mais relacionadas à biologia, o filme passa um mínimo de conhecimento e explicações para que o expectador possa entender e aproveitar melhor o desenvolvimento, mas sem ser tão didático e chato. Ao longo do filme em diversos momentos as personagens discutem teorias sobre o que veem de uma maneira que o expectador entenda um mínimo.

Um dos pontos que chamam atenção é o grupo de expedição formado apenas por mulheres. Vi alguns sites inclusive dizendo que o filme é um “Sci-Fem”, mas não pareceu tão proposital. A escolha da equipe pareceu óbvia diante das experiências com as expedições anteriores. E cada personagem parece ter uma motivação para se aventurar na missão, embora nem todas essas motivações sejam explicadas.

A pegada meio Hipster e artística do filme pesam um pouco além do necessário, não chegam a atrapalhar, mas cria um desconforto em alguns momentos. A trilha sonora cumpre um papel fundamental, visto que o filme não tem tantos diálogos, e ajuda a dar destaque ao visual magnífico criado. Todo o mistério sobre a Área X prende a atenção e ao final fiquei com várias teorias na cabeça e me senti obrigado a ler os livros.

Apesar de tratar temas complexos e se fazer de difícil, Aniquilação é um filme explicado, todas as informações estão lá, basta prestar atenção desde o primeiro minuto para teorizar a vontade e entender. Uma boa história, bem atuado e bem dirigido, merece atenção e com certeza seria uma ótima experiência no cinema, mas infelizmente não é o tipo de filme fast food que o “povo” quer.

 

Aniquilação - O Ultimato 1

Avaliação: Ótimo!