Altered Carbon
Ano: 2018 Emissora: Netflix
Estreia: 02 de Fevereiro Criador: Laeta Kalogridis (Baseado em: Altered Carbon de Richard K. Morgan)
Duração: 55 min/ep Elenco: Joel Kinnaman, James Purefoy, Martha Higareda, Chris Connor, Dichen Lachman, Ato Essandoh, Kristin Lehman, Renée Elise Goldsberry​

Sinopse: “No futuro, a sociedade se acostumou à prática da troca de corpos: após armazenar a consciência de uma pessoa, ela pode ser transferida a outra "capa", podendo viver várias vidas. O mercenário Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) acorda após 250 anos em outro corpo. Além de se adaptar a esta situação e à nova sociedade, ele é contratado por um homem riquíssimo para descobrir o autor de seu próprio assassinato. Tak conta com a ajuda de uma policial mexicana, um ex-militar tentando ajudar sua filha e um robô equipado com inteligência artificial.​"

João Pedro

A Netflix tem se destacado em suas produções de séries, e mais uma vez surpreende com a adaptação de uma história tão intrigante para as telas.

Num cenário onde os corpos são descartáveis, meras “capas” para os “cartuchos” onde estão contidas as consciências humanas, Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) é despertado de seu aprisionamento 250 anos após ter sua capa original destruída. Ainda que em sua época as capas e cartuchos já fossem uma realidade, agora ele contempla com seus próprios olhos o que aconteceu durante os séculos.

Paralelamente a trama da investigação (ainda que em alguns momentos a investigação é que se torne paralelo), acompanhamos a história de Kovacs através de flashbacks, tanto partes de sua infância quanto seu treinamento para se tornar um “emissário”. Ao fundo, uma crítica social assim como em outras séries da Netflix: quando todos se tornaram imortais, os ricos tiveram séculos para se tornar mais ricos e tornaram os demais escravos dessa imortalidade. Enquanto alguns tem acesso a clones de suas capas e backups de seus cartuchos para evitar a “morte real”, a população se vira como pode para sobreviver, fazendo até serviços humilhantes em troca de uma capa melhorada.

Em seu caminho, Kovacs reúne um grupo peculiar de aliados, começando com a excêntrica inteligência artificial Poe (Chris Conner), o dono do hotel Corvo (uma referência escancarada ao Edgar Allan Poe) que faz de tudo para ajudar seu primeiro hospede em décadas. No decorrer de sua investigação, Tak também se alia a um de seus primeiros suspeitos Vernon Elliot (Ato Essandoh), que ele recruta com a promessa de ajudar sua filha. Por fim, ao se embrenhar nos segredos da sociedade que o cerca, ele entra em rota de colisão com a policial Kristin Ortega (Martha Higareda) que esconde vários mistérios. No passado, acompanhamos sua luta para proteger sua irmã Reileen (Dichen Lachman) e sua participação como um emissário na rebelião de Quellcrist (Renée Elise Goldsberry).

A série tem muitos pontos altos em seu decorrer, e a trama é muito boa em sua maioria. Tanto a abordagem com o presente quanto os flashbacks ajudam a construir parte do que se tornou a humanidade hoje em dia, entretanto, tenho algumas queixas no que concerne o final da saga de Kovacs. Não entrarei em detalhes para evitar os spoilers, mas a serie poderia ter evitado alguns clichês. Os atores foram escolhas acertadas, com vários deles se destacando por sua versatilidade. Outro ponto alto são as coreografias das lutas, que dão uma verdadeira aula para outras series do catalogo.

O mundo criado por Richard K. Morgan em seus livros é extenso, e contém ainda muitas histórias a serem contadas. Caso a serie tenha uma segunda temporada, vai ser muito interessante conhecer mais dos mundos que compõe o Protetorado.

Altered Carbon - O Ultimato 1

Avaliação: Ótimo