Ultimato do Bacon

Aldobrando de Critone e Gipi – O Ultimato

Em 16 de Jun de 2022 3 minutos de leitura
Aldobrando de Critone e Gipi (2)

Uma história medieval com elementos clássicos usados de uma forma completamente nova! Aldobrando de Critone e Gipi é uma HQ magnética que narra a história de um jovem e ingênuo rapaz que se envolve no destino do próprio reino por acaso enquanto busca uma rara erva que deve ser passada no ferimento feito em seu mestre. 

A HQ Aldobrando de Critone e Gipi foi originalmente lançada em 2017 e chegou ao Brasil em 2022 pelas mãos da editora Nemo. A obra traz uma linda e cativante história completa em 200 páginas. Se você é fã de uma boa história medieval que mistura elementos tradicionais e foge do “lugar comum”, a obra vai te agradar em cheio!

Dica para o leitor: Quer ler uma obra com temática medieval que mistura elementos clássicos em uma obra com tom leve e recheado de momentos emocionantes? Se sim, a nossa dica é (além de Aldobrando!) a clássica Bone de Jeff Smith!

Aldobrando de Critone e Gipi (3)

A pureza do protagonista impressiona na HQ Aldobrando de Critone e Gipi 

A trama da HQ Aldobrando de Critone e Gipi 

Prepare-se para embarcar em uma jornada repleta de cenas emocionantes, lições de moral, quebras de expectativa e muita ingenuidade! Aldobrando é um jovem que foi criado por um mago após seu pai morrer em um confronto no temido poço (nesse mundo as ofensas e afins são resolvidos em confrontos que se passam neste local). O jovem, bem introvertido e sem muita conexão com a realidade, vê sua vida mudar após o mago ser arranhado no olho por um gato!

Esse arranhão é o motor da trama e obriga o jovem Aldobrando a sair de casa para buscar a rara erva do lobo. Suas folhas são capazes de tratar o ferimento e o mago deixa claro que sem a tal erva, sua vida está em perigo. A busca do jovem logo se torna perigosa e complexa por conta de um príncipe ferido e de um reino que busca um culpado.

Aldobrando de Critone e Gipi (4)

O azarado protagonista acaba se envolvendo em diversas situações inusitadas na HQ Aldobrando de Critone e Gipi 

Aldobrando é o tipo de protagonista azarado, mas de coração bom, que se mete nas situações mais estranhas de maneira acidental. O jovem, que só deveria buscar a tal erva para o mago, se vê envolvido em um plot que vai definir o futuro do próprio reino. Tudo isso acontece porque ele é confundido, por conta de uma lança que carrega, com o responsável por ferir o príncipe (que está entre a vida e a morte).

Isso faz com que nosso protagonista se envolva com o núcleo real que tem uma princesa que se sente aprisionada, um conselheiro/executor que quer tomar o reino para si e um rei que passa longe de ser um grande representante do povo.

Aliás, Critone e Gipi fazem questão de subverter os estereótipos do gênero. O rei não é nobre, forte e nem é um grande vilão. O grande e temido assassino não é tão malvado assim e por aí vai… A obra nos traz nobreza nos lugares mais inusitados e é o jovem Aldobrando, ao lado de 2 companheiros improváveis (um assassino e uma escrava), que se mostra como a pessoa mais nobre, justa e correta da obra.

O engraçado é que o nosso protagonista parece não saber o que está acontecendo em 90% das páginas – o que deixa as cenas e situações com um tom cômico e absurdo que é bem interessante.

Aldobrando de Critone e Gipi (1)

Aldobrando é deixado pelo seu pai para ser criado por um mago na HQ de Critone e Gipi 

Aldobrando de Critone e Gipi tem um ritmo narrativo impressionante e as 200 páginas simplesmente voam! A trama está sempre em movimento e é simplesmente impossível parar de ler a HQ que impressiona em todos os sentidos: roteiro, arte e colorização.

Essa é uma daquelas obras que parece simples mas que guarda uma mensagem poderosa em suas entrelinhas. O jeito “bobo” do protagonista faz com que ele faça perguntas fora de hora e aja de forma tão genuína que conquista o leitor em poucas páginas. Esse jeito “bobo” é, na verdade, a grande arma de Aldebrando – que passa longe de ser super forte, inteligente e sagaz.

O personagem só tem um comprometimento fora do normal com sua palavra e um desejo quase sobrenatural de fazer a coisa certa (sem se importar com as consequências). E é isso que vai fazendo com que a trama se desenvolva de forma tão legal – e o final é simplesmente perfeito!

Aldobrando de Critone e Gipi é uma leitura divertida e leve que tem a capacidade de nos fazer refletir sobre as pequenas ações que tomamos no dia a dia. Se você é fã de histórias medievais, tenho certeza que essa obra vai se provar uma leitura marcante e impecável!

Avaliação: Excelente!

Compre Aldobrando de Critone e Gipi clicando na capa abaixo! .

Aldobrando de Critone e Gipi Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Afro Samurai de Takashi Okazaki - O Ultimato (5)

Afro Samurai de Takashi Okazaki – O Ultimato

12 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade