Ultimato do Bacon

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

Em 25 de Abr de 2022 3 minutos de leitura
A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda UB (5)

Baseado no romance homônimo de Stefan Wul, A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda é uma história de ficção científica que se passa em Marte e na Terra. A ficção científica vai, pouco a pouco, dando espaço para um terror com pegada gótica que fisga o leitor que gosta de um bom mistério!

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda foi originalmente publicado pela Glenat em 2018. A versão nacional chegou ao Brasil em 2022 pela Mythos Editora e conta com quase 90 páginas que trazem uma entrevista com os autores, entre outros extras interessantes.

Dica para o leitor: Se você curte um terror com uma pegada gótica forte, Réquiem de Pat Mills é uma ótima pedida!

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda UB (1)

Feras inteligentes habitam a terra na HQ A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

A trama da HQ A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

Oliver Vatine e Alberto Varanda começam sua trama mostrando qual será o grande motor da história! Durante uma escavação em algumas ruínas na Terra (a maioria dos humanos agora mora em Marte) a jovem Lise cai em um profundo burado e acaba morrendo.

Seu corpo é recuperado pelas feras conhecidas como Polvos Tripódes. Eles devolvem o corpo da menina para a mãe, a poderosa chefe de escavações Martha. 

A história muda para Marte onde conhecemos um pouco mais da sociedade humana atual. Descobrimos que livros (ao menos os antigos recuperados na Terra) são proibidos e é como se a raça humana renegasse seu passado no antigo planeta.

Nesse cenário conhecemos o cientista Joachim Bostrom, que está sendo punido justamente por possuir literatura considerada imprópria.

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda UB (2)

Polvos Tripódes são vistos em uma escavação na HQ A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

Após sofrer a punição do conselho, Joachim Bostrom é abordado por Alex, um dos homens que estava na escavação onde a filha de Martha morreu. Ele e Ugo, um ciborgue mudo, sequestram o cientista e o levam para a Terra.

E é aqui que descobrimos que Martha tem planos para o ousado amante da ciência: ela deseja que ele clone sua filha para trazê-la de volta à vida. Obviamente, esse é o tipo de ideia que vai gerar uma tonelada de problemas.

Além do roteiro cativante e do ritmo intenso que a HQ possui, é preciso destacar a impressionante ambientação! O castelo onde Martha habita é simplesmente bizarro e temos inclusive humanos convivendo com grandes aranhas que – em sua maioria – parecem amigáveis. Ver esse tipo de cenário se misturar com naves e outras tecnologias dá um sabor todo especial para a história. 

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda UB (4)

A ideia de trazer a filha de volta usando clonagem dá muito errado na HQ A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

Podemos dizer que a história tem três grandes protagonistas, apesar de ser contada pela ótica de Joachim Bostrom. Além do cientista “sequestrado”, temos a magnética Martha e o ciborgue Ugo – que se mostra um personagem muito interessante.

Olivier Vatine consegue balancear bem a história dando espaço para que a jornada desse mundo seja compreendida ao mesmo tempo em que o passado de Ugo e Martha é abordado.

O autor também não deixa o ritmo da história cair em nenhum momento. Os acontecimentos são ágeis, mas não apressados, e a leitura simplesmente voa!

O final, cheio de ação e reviravoltas, é bem fechado mas deixa um “gostinho de quero mais” no leitor. As belas páginas em preto e branco de Alberto Varanda também são um show à parte!

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda UB (3)

O acidente da Jovem Lise é o motor da trama da HQ A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda é uma daquelas HQs que impressiona em todos os sentidos! Roteiro sensacional (que cria cenários que misturam elementos pouco comuns), personagens cativantes e bem desenvolvidos e arte de nos deixar de “boca aberta” (o formato grande das “Gold Edition” da Mythos favoreceu ainda mais esse deslumbre com a arte).

Se você é fã de uma boa HQ de mistério e terror, essa adaptação do romance homônimo de Stefan Wul é uma ótima pedida!

Gosta de HQs com uma pegada forte de mistério e eventos sobrenaturais? Confira nossa sessão de Quadrinhos de Terror!

Compre A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda clicando na capa abaixo! 

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Harleen de Stjepan Sejic (2)

Harleen de Stjepan Sejic – O Ultimato

9 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade