Seja Bem-Vindo ao Baú de HQ´s do Ultimato do Bacon! Aqui, toda semana, iremos falar sobre quadrinhos antigos que são muito bons mas não necessariamente conhecidos. Essa semana vamos falar sobre uma saga extremamente importante para o Homem-Aranha: “A Era do Uniforme Negro”.

Em 1984, após as famosas “Guerras Secretas”, o Homem-Aranha viveria uma saga que geraria um de seus maiores antagonistas (Venom) e traria o personagem usando um uniforme que é famoso e querido pelos fãs até os dias de hoje. A maior parte dessa saga foi escrita por Tom DeFalco, mas também contou com as participações de Roger Stern e Louise Simonson. Recheada de acontecimentos surpreendentes, a saga aborda a natureza e a relação de Peter Parker com o novo e estranho uniforme que foi adquirido após as Guerras com Beyonder.

Originalmente, essa série de histórias foram publicadas entre 1984 e 1985 nas revistas “The Amazing Spider-Man” #252 – #259 e “Web of Spider-Man” #1. No Brasil as histórias foram publicadas pela Abril em “O Homem-Aranha” #71 – #73, #76 – #77 e #81 (entre 1989 e 1990) e em “A Teia do Aranha” #67 – #69 (1995) e pela Salvat em “Coleção Definitiva do Homem-Aranha” #18 (2017) e “Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel” #10 (2014).

A Era do Uniforme Negro – Baú de HQs 1
Homem-Aranha voltou das “Guerras Secretas” de Beyonder com um novo uniforme – chegava a Era do Uniforme Negro

Conheça a Trama da Era do Uniforme Negro

Nossa história começa com o Homem-Aranha e os outros heróis retornando das famosas “Guerras Secretas”. O herói, que teve seu uniforme destruído durante os confrontos, vestiu uma nova e interessante roupa que gerava uma série de facilidades – como uma teia orgânica e transmutação para assumir o aspecto que Peter quisesse. Reed Richards, logo no retorno a Terra, diz que queria fazer alguns exames para determinar a natureza exata do novo uniforme – Peter adia esse compromisso para reencontrar sua Tia May e descansar após um longo período fora do planeta.

A saga traz um Peter Parker com uma vida extremamente bagunçada por eventos que só vão se agravando com o passar das edições: As coisas não andam bem no trabalho por conta da baixa qualidade das fotos entregues por Peter, Tia May deixa de falar com o herói durante a saga por ele ter largado a pós-graduação, Nathan (o namorado de May) também não fala mais com o herói por ele ter furado em um encontro para se reconciliar com a tia e até o namoro com a Gata Negra vai de mal a pior. Todos esses acontecimentos se desenrolam enquanto o herói enfrenta Rosa e sua gangue, – que praticam extorsões contra um jogador de futebol americano e depois contrata o Puma para acabar com o herói – Hallowen e uma gangue que consegue a tecnologia do Abutre. E esses nem eram o desafio principal.

 

A Era do Uniforme Negro – Baú de HQs 2
Peter em seu derradeiro confronto com o seu uniforme em Era do Uniforme Negro

No meio de toda essa confusão, Peter ainda descobre que Mary Jane – que havia acabado de voltar a Nova York – sempre soube sua identidade secreta. A conversa franca entre os dois após a revelação é super interessante e dá muitos detalhes sobre a vida da, até então, amiga do herói. É mais ou menos nesse ponto da história que o Homem-Aranha percebe que tem algo estranho com o uniforme com base no grande cansaço que ele vem sentindo e em um momento onde o uniforme se recusa a deixar seu corpo. Nessa hora ficamos sabendo que a roupa tem se movimentado pela cidade a noite com Parker enquanto ele dorme.

Depois de um bom tempo, o Homem-Aranha visita o Edifício Baxter onde descobre que a roupa é na verdade um simbionte e que ela iria dominá-lo em breve caso ele não a tirasse. O simbionte só abandona o corpo do herói após o Quarteto usar uma arma sônica para atordoar e prender o uniforme. Mas ainda não era o fim da história de Peter com o alien.

A Era do Uniforme Negro – Baú de HQs 3
Simbionte se recusa a deixar o corpo do Homem-Aranha na Saga da Era do Uniforme Negro

O confronto final havia chegado! Após fugir do seu confinamento, o simbionte vai até a casa de Peter onde se disfarça de um antigo uniforme. Após vesti-lo, o herói perde controle do próprio corpo e tem extrema dificuldade em se mover até o Edifício Baxter. Para piorar, uma gangue com tecnologia do Abutre decide que é hora de apagar o herói. Com muita dificuldade, o Homem-Aranha consegue chegar à histórica igreja onde o barulho dos sinos, altos a ponto de atordoar o heróis quase até a morte, fazem com que o simbionte saia do corpo do Aranha e desapareça após salvá-lo – hoje sabemos que ele se une a um certo Eddie Brock após essa saga.

“A Era do Uniforme Negro”, um marco para o Homem-Aranha é, talvez, a única grande consequência (junto à entrada da Mulher-Hulk no Quarteto) das “Guerras Secretas”. A história ainda dá origem ao popular Venom e nos revela muito mais do passado de Mary Jane.

Os fãs do Cabeça-de-Teia não podem deixar de ter esse clássico na estante.

Fique Ligado no Ultimato do Bacon para mais Baú de HQs na próxima semana!


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: