Ultimato do Bacon

A DC é realmente sombria?

Em 8 de Abr de 2019 3 minutos de leitura

Por Lucas Souza

 

A afirmativa “A DC Comics é sombria” tem sido muito ouvida e repetida nos últimos anos – principalmente depois de “Batman v Superman”. Os filtros escuros e tom mais sombrio de Zack Snyder retratam, segundo alguns, perfeitamente o espírito da editora – que é mais sombria e realista mesmo. Será?

Quando começamos a analisar a história da DC Comics nos cinemas, principalmente a partir do “Superman” (1978) de Richard Donner, vemos que as coisas não são necessariamente sombrias e escuras. O Superman interpretado por Christopher Reeves era o oposto disso – sendo muito mais alegre e de bem com seu “fardo” de herói do que o Superman interpretado por Cavill em “O Homem de Aço” (2013) e “Batman V Superman” (2016). Quando começamos a analisar sob essa ótica, parece que temos visões de diretores diferentes para o super-herói – o que é comum. Mas qual é a mais próxima do tradicional do personagem no universo DC? E o que é predominante nesse Universo: Luz ou Trevas?

 


“Superman” (1978) entrega uma visão otimista do Homem de Aço

 

Na verdade, a afirmação “A DC é sombria” não está pautada na visão de Zack Snyder apenas. Ela está pautada na trilogia “Cavaleiro das Trevas” de Christopher Nolan (que ajudou a iniciar o universo mais “sombrio” de Snyder) e no próprio Batman.

A trilogia iniciada em 2005 traz uma visão mais sombria e realista do mundo do morcego de Gotham. O que é quase natural para o personagem que tem em sua cidade um ambiente muito mais sujo e pesado do que as tradicionais cidades dos quadrinhos. Isso não quer dizer que essa visão dark se estenda para todo o universo DC. A afirmação em questão confunde o Universo do Cavaleiro das Trevas com o restante do Universo da editora – confusão essa corroborada pela visão do cineasta Snyder que levou o tom melancólico do Batman para os outros heróis da DC.

Em “Batman V Superman”, Lex Luthor (Jesse Eisenberg) afirma, em seu famoso monólogo no topo do prédio, que a luta entre Superman e Batman é “dia contra a noite”. Esse conceito foi explorado inúmeras vezes antes nas HQ´s – o fato de os dois personagens representarem formas “opostas” de fazer justiça. O problema é que isso não fica claro no filme – o Superman interpretado por Cavill não passa a sensação de otimismo e esperança que faria com que essa frase fizesse sentido em momento algum. Estando em construção ou não, e eu sou um fã do filme, o fato é que Superman e Batman são extremamente parecidos em sua falta de otimismo até esse filme – o que muda drasticamente em “Liga da Justiça” (2017). Esse tom monocromático deu ainda mais força para as pessoas afirmarem que a DC é sombria.

 

Desenho de Jim Lee retrata muito bem o contraste de Gotham e Metrópolis

 

Quando falamos da origem de tudo, as HQ´s, é preciso entender que a DC não teve um grande arquiteto que criou e moldou o universo da editora como Stan Lee fez na Casa das Ideias. Repare que na Marvel é tudo muito encaixado e os personagens habitam de fato os mesmos ambientes com um mundo extremamente coeso. Na DC temos personagens com tons e universos que são bem mais independentes. O Batman habita uma Gotham sombria enquanto o Superman vive em uma ensolarada (e por vezes tecnológica) Metrópolis e os Lanternas Verdes policiam um Universo que vai do assustador ao divertido dependendo do roteirista. O mesmo acontece com a Themyscira da Mulher-Maravilha.

Quem acompanhou "Grandes Astros Superman", o Aquaman e os Titãs de Geoff Johns e as histórias da Liga da Justiça Internacional de Keith Griffen (para citar apenas alguns – a Mulher-Maravilha de Perez seria outro de tantos exemplos), sabe que a editora só é predominantemente sombria e escura no Universo do Homem Morcego.

 

Famosa série cômica “Liga da Justiça Internacional” prova que a Editora das Lendas não é necessariamente sombria

 

Quando buscamos a origem da DC nos quadrinhos e entendemos os últimos filmes e sucessos da editora nos cinemas, antes de “Aquaman” de James Wan e “Shazam” de David F. Sandberg, fica fácil entender porque tantas pessoas afirmam que a DC é sombria – e porque elas estão erradas. A Editora das Lendas sempre teve na esperança e no legado as suas principais características. A confusão que ocorre é entre o Universo de Gotham – extremamente famoso – com a essência da DC. Os últimos filmes da editora mostram que a diversidade de tons e a mistura do aventuresco funcionam e fazem parte do seu DNA. E se o Batman pode ser sombrio ao lado do Gladiador Dourado e do Besouro Azul, acho que ele vai se sair bem ao lado de um Shazam mais juvenil e de um Aquaman mais aventureiro…

 

Esperança e Legado são os grandes pilares do Universo DC

 

 

Que venham os próximos capítulos dessa história!

Quer nos contar o que você pensa da essência da DC? Deixe seu comentário!

 

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais matérias, notícias e reviews sobre HQ´s!

 

 

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Superman, Batman e Mulher-Maravilha em Capa da revista Heróis em Crise da DC Comics

Importante herói da DC irá em busca de redenção

12 de Jun de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade