Evento que promove a cultura pop marcou presença em final de semana de muita chuva e eleições

Por Alexandre Baptista (com informações da Assessoria de Imprensa)

Com cerca de 25 mil visitantes, 22º Shinobi Spirit se consolida no cenário dos grandes eventos nacionais 1

Nem chuva e nem as obrigações cívicas afastaram as 25 mil pessoas que estiveram presentes no 22º Shinobi Spirit, realizada na sede social do Paraná Clube, na Vila Guaíra em Curitiba. Em dois dias de evento, o aumento de 25% no número de participantes em relação à edição anterior ocorrida em maio, surpreendeu a organização que comemorou o sucesso. Além dos participantes da capital paranaense, o Shinobi recebeu 13 caravanas de outras cidades do litoral e do interior do Paraná, de São Paulo e de Santa Catarina, que se organizaram para aproveitar as atrações destinadas aos fãs da cultura pop.

[foto: Dani Santana]

Com cerca de 25 mil visitantes, 22º Shinobi Spirit se consolida no cenário dos grandes eventos nacionais 2


O aumento de público também confirma novamente o Shinobi Spirit como um dos maiores eventos da cultura pop no calendário nacional e o principal na Região Sul. Além da óbvia procura pelos visitantes, o evento também se afirma como janela para oportunidades de negócios no setor. Empresas como a Crunchyroll, Sato Company e Copa Studios – que trabalham na produção ou distribuição de produtos para os fãs da cultura pop – marcaram presença com painéis e novidades exclusivas para o público presente.

O Ultimato do Bacon e o Sobrecapa conferiram de perto os painéis e atrações do evento e ao longo desta semana vão publicar matérias, resenhas e vídeos com muito do que aconteceu por lá. Fique atento aqui no site e na playlist especial do Sobrecapa para não perder nenhuma novidade.

Com cerca de 25 mil visitantes, 22º Shinobi Spirit se consolida no cenário dos grandes eventos nacionais 3


Lançamentos

O painel da Sato Company foi apresentado por ninguém menos que Nelson Sato, CEO da empresa. Após uma retrospectiva de sua carreira (que se confunde com a história da Sato Company), em que Sato frisou grandes e duras lições aprendidas rumo ao sucesso, o simpático empresário anunciou dois eventos encabeçados pela distribuidora: o JFX HorrorJapanese Film Festival, festival de filmes de terror japonês programado para o final de outubro nos cinemas brasileiros em comemoração ao Halloween; e o RFX – Russian Film Festival, festival de filmes russos programado para Novembro e que aponta a nova direção de mercado e aposta da Sato. O festival é conta com os longas Attraction, de Fedor Bondarchuk  (produtor do título de maior bilheteria na Rússia, Stalingrad) que apresenta uma invasão extraterrestre à Terra ao estilo visual de Transformers, mas levando o sci-fi mais a sério como em Distrito 9;  e Ice, sucesso de público na China e no México que mostra uma história de superação, romance e beleza de uma patinadora no gelo que se vê privada do movimento das pernas e encontra apoio em um improvável parceiro.

Você pode conferir um pouquinho do painel e os trailers das produções clicando nas imagens abaixo:


Com cerca de 25 mil visitantes, 22º Shinobi Spirit se consolida no cenário dos grandes eventos nacionais 4


Em entrevista exclusiva, Sato ainda falou sobre o novo filme do Jaspion, cujos direitos foram adquiridos pela Sato Company no começo do ano e que passa por definição de roteiro. O CEO estará nas próximas semanas no Japão para uma reunião com a TOEI, de onde esperar sair com o roteiro escolhido e definido.

A entrevista completa pode ser conferida no Sobrecapa, clicando na imagem abaixo:

Com cerca de 25 mil visitantes, 22º Shinobi Spirit se consolida no cenário dos grandes eventos nacionais 5


 

A Crunchyroll apresentou painéis nos dois dias do evento e Yuri Petnys, gerente regional da plataforma no Brasil, falou com exclusividade ao Ultimato do Bacon sobre a grande vitória de títulos conquistados por eles perante as produtoras japonesas: mais de 40 títulos ficaram com a Crunchyroll – contra 1 título com a concorrente Netflix – reafirmando-a como maior plataforma de animes do mundo. Entre os lançamentos, que incluem as novas temporadas de Sword Art Online, Jojo's Bizarre Adventure, Toaru Majutsu no Index, Fairy Tale, Goblin Slayer e Radiant, o destaque ficou com as estreias de Hinomaru Sumo, UZA Maid! O painel e a entrevista completa e os trailers podem ser conferidos nos vídeos abaixo:

Com cerca de 25 mil visitantes, 22º Shinobi Spirit se consolida no cenário dos grandes eventos nacionais 6

Com cerca de 25 mil visitantes, 22º Shinobi Spirit se consolida no cenário dos grandes eventos nacionais 7


 

Experiências

A Puzzle Room, sala temática com enigmas e pistas escondidas, promovida pela Adrenalyze, foi uma das atrações mais procuradas pelo público. Em geral com quests de 60 minutos de duração, a empresa trouxe ao evento uma versão especial reduzida de 20 minutos para tentar atender o maior número possível de visitantes. No entanto os agendamentos já estavam lotados no primeiro dia do evento. Outras atividades como RPG, games clássicos e simulação em VR (realidade virtual) também foram bastante disputadas nos dois dias do evento, que contou ainda com lutas de espada, air-soft, arco e flecha, arremesso de facas, concursos de k-pop dance e uma das etapas do World Cosplay Summit – campeonato mundial de cosplay; totalizando 27 horas de programação.
Confira um pouco dos espaços no vídeo abaixo:

Com cerca de 25 mil visitantes, 22º Shinobi Spirit se consolida no cenário dos grandes eventos nacionais 8


 

Na avaliação de Rogério Ramos, idealizador e organizador do Shinobi Spirit, esses resultados (de público, atrações e de patrocinadores) são reflexos da seriedade e do profissionalismo com que os fãs da cultura pop são tratados no evento em Curitiba. “O Shinobi é um dos mais antigos eventos realizados no Paraná para promover a cultura nerd e sem dúvida é o que mais cresceu. Já são quase dez anos de história e um público fiel que é responsável, inclusive, pela divulgação espontânea do evento”, observou o empresário, que realizou a primeira edição do Shinobi Spirit em 2009, no Ópera 1. “Na época, a proposta era bem modesta e o objetivo era promover um encontro para reunir os fãs de música japonesa, games e cosplay em Curitiba. A adesão foi tão grande que o número de frequentadores aumenta a cada edição”, analisa.

 

Instagram
Facebook
Youtube