Por Lucas Souza

“Homem de Ferro” #3 da Panini Comics chegou às bancas trazendo a edição “What If : Demon in a Armor” publicado originalmente em fevereiro de 2011. A história é mais uma daquelas que trazem a ideia de que uma pequena alteração na linha cronológica poderia resultar em grandes modificações para o Universo Marvel. Como fã desse conceito de “efeito borboleta” que os quadrinhos sabem explorar tão bem, é sempre interessante ver uma história que resgate isso.

Na trama de “What If : Demon in a Armor” vemos Tony Stark ser companheiro de quarto de Victor Von Doom ainda na faculdade. Esse pequeno acontecimento, que nunca ocorreu no Universo Regular da Marvel, desencadeia uma série de eventos que fazem com que a vida desses dois personagens mude drasticamente a ponto de vermos o conceito de Homem de Ferro e Doutor Destino ser completamente modificado. Vale ressaltar que o roteiro é assinado por David Michelinie – um dos responsáveis pela clássica história do Homem de Ferro “O Demônio na Garrafa”.

 

 

Homem de Ferro e Dr. Destino são os personagens principais de “What If : Demon in a Armor”

 

Universos alternativos podem ser complexos como “1602” (saiba mais clicando aqui) ou extremamente simples e não necessariamente muito explorados. O universo criado por David Michelinie e Bob Layton é interessante porque não muda muito o ambiente externo dos personagens e promove todas as suas variações de um único acontecimento diferente. A presença do Vigia narrando a HQ também confere a história um ar vintage que vai agradar ao leitor mais saudosista.

 

SPOILERS A PARTIR DESSE PONTO

 

“What If : Demon in a Armor” trabalha muito bem o encontro entre um ainda ingênuo Tony Stark com um amargurado e arrogante Victor Von Doom. A relação de estranhamento entre os dois começa a se tornar uma peculiar amizade até o ponto no qual o invejoso Von Doom decide roubar tudo que o Stark possui promovendo uma troca de corpo entre os dois. Esse acontecimento, que só é possível quando Von Doom encontra um festeiro e ainda despreparado Tony, reverbera de forma relevante no Universo Marvel e na vida dos dois personagens.

O nome Stark, sob o comando de Doom, passa a ser visto como sinônimo de ganância a medida que o personagem usa de desonestidade e dos mais diversos esquemas para evoluir a empresa e tirar do seu caminho aqueles que o desafiam. Por outro lado, o desmemoriado Von Doom (com a mente de Stark) enfrenta os desafios e acaba conseguindo prosperar e transformar o destino da Latvéria criando (inconscientemente ou não) uma empresa de tecnologia que rivaliza com as indústrias Stark.

 

 

Von Doom e Stark preparam-se para o confronto final em “What If : Demon in a Armor” da Marvel Comics

 

“What If : Demon in a Armor” é uma HQ de leitura rápida e empolgante que resgata o clima de outros tempos quando as duas principais editoras do mercado de quadrinhos investiam pesado em histórias simples e divertidas que mostravam nossos personagens favoritos em situações e realidades diferentes da que estamos habituados. Espero que a Panini nos surpreenda mais vezes e lance (ou relance) mais dessas excelentes histórias.

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais notícias e reviews sobre HQ´s!

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon