por Lucas Souza

 

Stephen Edwin King, ou simplesmente Stephen King, é um famoso autor de livros norte-americano que faz muito sucesso. Nascido no Maine nos EUA, Stephen já vendeu mais de 400 milhões de cópias de seus livros e é o nono autor mais traduzido do planeta!

Suas obras normalmente tratam de temas relacionados ao terror ou a ficção científica e já foram adaptadas para as telas do cinema e séries incontáveis vezes. Seu primeiro livro, Carrie, foi lançado em 1974 e adaptado ao cinemas em 2013, 2002 e em 1976.

Com o lançamento da nova versão cinematográfica de Cemitério Maldito (confira nossa crítica aqui) e o trailer do segundo capítulo de It: A Coisa, decidimos ordenar os filmes baseados na obra de King que mais agradam ao espectador, independentemente de serem pouco ou muito fiéis a obra original.

Vamos lá?

 

1 – À Espera de Um Milagre

Tom Hanks entrega uma grande atuação em “À Espera de Um Milagre” de 2000

 

À Espera de Um Milagre (The Green Mile, 1999) foi lançado em 2000 no Brasil e dirigido pelo cineasta Frank Darabont. A história narra a relação entre Paul Edgecomb (Tom Hanks) e um prisioneiro (Michael Clarke Duncan) sentenciado a pena de morte por estuprar e assassinar duas meninas. O problema é que o prisioneiro de aspecto assustador na verdade possui um comportamento extremamente dócil e parece possuir dons sobrenaturais. A história se desenvolve em pouco mais de três horas e fica na cabeça durante muito tempo. Imperdível!

 

2 – Um Sonho de Liberdade

Morgan Freeman e Tim Robbins entregam excelentes atuações em “Um Sonho de Liberdade”

 

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption) foi lançado em 1994 e foi um tremendo fracasso nos cinemas. Dirigido por Frank Darabont, o filme acabou ficando famoso após chegar ao VHS e é hoje facilmente reconhecido como um dos melhores filmes baseados em obras de Stephen King.

A história acompanha Andy Dufresne (Tim Robbins) que é condenado a prisão perpétua após o assassinato de sua esposa e o amante. Só Andy sabe se os crimes foram de fato cometidos por ele.

Porém, em seus 19 anos em cárcere, o antigo contador cria laços de amizade com Red (Morgan Freeman) e passa por todo tipo de situação na prisão de Shawshank. Emocionante, o filme é um dos poucos baseados em obras do autor que não possui um elemento paranormal forte.

 

3 – O Iluminado

Cena clássica de “O Iluminado” de 1980 traz Danny Lloyd andando de triciclo pelo hotel

 

Lançado em 1980, O Iluminado (The Shining) conta a história de um escritor chamado Jack Torrance (Jack Nicholson) que aceita se tornar caseiro do Hotel Overlook no período de inverno quando o hotel fica isolado nas montanhas pelas fortes nevascas.

Na companhia de sua esposa (Shelley Duvall) e filho (Danny Lloyd), Jack descobre que o hotel possui uma história sombria que vai pouco a pouco modificando seu comportamento. O curioso é que o filme dirigido pelo mestre Stanley Kubrick sofreu diversas críticas do próprio King que considera o filme “um Cadillac grande, lindo e sem um motor dentro” conforme afirmou em entrevista ao Collider em 2016.

As críticas do autor se direcionam em grande parte ao roteiro que, segundo ele, não deram profundidade a Jack e transformaram sua esposa em uma pessoa “que nada faz além de gritar”.

Apesar das duras críticas de King, O Iluminado segue como uma das obras favoritas de muitos fãs.

 

4 – It: A Coisa

O palhaço Pennywise, uma das personificações da Coisa.

 

It: A Coisa (It) chegou aos cinemas em 2017 dirigido por Andy Muschietti. Uma das mais famosas obras de Stephen King, conta a história da cidade de Derry que parece ser assombrada há décadas por um ser maligno. Cabe a um grupo de crianças tentar desvendar o mistério e parar as ações do Palhaço Pennywise (Bill Skarsgård). Com efeitos especiais impressionantes e uma excelente atuação de Bill Skarsgård, a segunda adaptação audiovisual do livro de Stephen King não decepciona e todos aguardam ansiosos pela continuação dessa macabra história que chega aos cinemas em setembro deste ano com It: A Coisa – Capítulo 2 (It: Chapter 2).

 

5 – Carrie, A Estranha (1976)

Carrie, A Estranha ainda é a melhor adaptação do conto de Stephen King

 

Lançado em 1976, a primeira adaptação de Carrie, A Estranha (Carrie) foi dirigida por Brian De Palma e contava com Sissy Spacek (Carrie White), Piper Laurie (Margaret White) e John Travolta (Billy Nolan).

A história acompanha a vida da adolescente Carrie que vive alheia e solitária por conta de uma mãe super protetora e religiosa ao extremo. A adolescente começa a desconfiar que possui poderes paranormais e depois de ser convidada para o baile de formatura as coisas saem completamente do controle. A adaptação da obra de Stephen King feita por Brian De Palma envelheceu muito bem e é extremamente interessante para os fãs de terror até hoje.

 

6 – O Aprendiz

O astro Ian McKellen, ainda pouco conhecido do grande público nessa época, entrega uma grande atuação em O Aprendiz

 

O filme de 1998 O Aprendiz (Apt Pupil) é baseado no conto “Aluno Inteligente” de Stephen King.

Dirigido pelo famoso Bryan Singer, o filme conta a história do jovem Todd (Brad Renfro) que descobre o passado de seu vizinho Kurt (Ian McKellen) com o nazismo. Para não denunciá-lo o jovem exige que Kurt conte tudo sobre os campos de concentração da 2ª Guerra. A história, que mostra um intenso jogo psicológico, é muito interessante e vai te deixar grudado na cadeira do começo ao fim.

 

7 – Conta Comigo

Conta Comigo é um clássico que foge da temática de terror característica de Stephen King

 

O clássico da Sessão da Tarde Conta Comigo (Stand by Me) foi lançado em 1986 com direção de Rob Reiner e é outro dos filmes baseados em livros de Stephen King que não possui fortes elementos sobrenaturais. O filme acompanha quatro amigos que durante a infância decidem sair em uma aventura para ver o corpo de um desconhecido morto por acidente. Gordie Lachance (Wil Wheaton), Vern Tessio (Jerry O'Connell), Chris Chambers (River Phoenix) e Teddy Duchamp (Corey Feldman) vêem uma simples brincadeira evoluir para um evento marcante em suas vidas. O longa ainda conta com Kiefer Sutherland em uma história que envolve a passagem da infância para a vida adulta.

 

8 – Cemitério Maldito (1989 e 2019)

Cemitério Maldito já ganhou duas adaptações: uma em 1989 e a de 2019

 

Cemitério Maldito (Pet Sematary) é baseado em outro dos livros mais famosos de Stephen King. A história, que rendeu dois excelentes filmes, acompanha a família Creed após se mudar para o interior.

Próximo a sua nova casa, fica um antigo cemitério de animais. A história, recheada de horror e culpa, mostra como ações impensadas podem tornar situações ruins ainda piores (confira nossa crítica do novo Cemitério Maldito clicando aqui).

Tanto o novo longa, que chegou aos cinemas em 2019, quanto o original de 1989 são excelentes filmes de terror!

 

9 – O Passageiro do Futuro

Pierce Brosnan estrela um filme envolto em polêmica com o escritor Stephen King

 

O Passageiro do Futuro (The Lawnmower Man) foi lançado em 1992 com direção de Brett Leonard e tem um elenco estelar composto por Jeff Fahey, Pierce Brosnan, Jenny Wright e Dean Norris.

A ficção científica de horror é o centro de uma grande polêmica, uma vez que o próprio Stephen King disse que o longa não possui semelhanças significativas com seu conto "O Homem do Cortador de Gramas" (The Lawnmower Man) e inclusive processou os produtores para que seu nome fosse tirado do filme e parasse de ser associado a ele. O filme conta a história de Jobe Smith (Jeff Fahey), um jardineiro com problemas mentais que se submete a uma experiência com realidade virtual. Pouco tempo após ser inserido no experimento do Dr. Lawrence Angelo (Pierce Brosnan), ele consegue assumir controle daquele novo mundo.

Apesar de muito diferente do conto original, o longa tem um roteiro bastante interessante, o que rendeu inclusive uma sequência que estreou nos cinemas em 1996.

 

10 – Christine, o Carro Assassino

Christine, o Carro Assassino

 

Lançado em 1983 e dirigido pela lenda do horror John Carpenter, Christine, o Carro Assassino (Christine) é mais um dos filmes de terror baseados na obra de Stephen King. O filme conta a história de Arnie Cunningham (Keith Gordon) que compra um Plymouth Fury 1958 que ele nomeia como Christine. Centro das atenções na vida de Arnie, o carro em pouco tempo passa a demonstrar ciúmes de seu proprietário, interferindo na vida de Arnie e mostrando suas “habilidades especiais”.

Um clássico do terror!

 

Bônus

Apesar de não terem sido lançados originalmente como filmes, existem duas obras feitas como minisséries que viraram Home Video posteriormente a seus lançamentos e que merecem uma menção honrosa:

 

Rose Red – A Casa Adormecida

 

Dirigido por Craig R. Baxley e lançado em 2002, Rose Red – A Casa Adormecida (Rose Red) é um filme assustador que conta a história de um grupo de paranormais que precisa desvendar o mistério de uma casa que já provocou o desaparecimento do milionário que a construiu e de sua filha. Carregado no suspense e no horror, o filme capricha em cenas de terror que mostram que a casa pode ser mais cruel e maligna do que parece!

Mais assustador ainda é saber que King admitiu ter se inspirado na história real da viúva Sarah Winchester e sua mansão, situada em San Jose, na Califórnia… arrepios!

 

It: Uma Obra-Prima do Medo

 

It: Uma Obra Prima do Medo (It) foi lançado em 1990 e traumatizou muitas crianças que ficaram com medo de palhaço. A história traz uma atuação impecável de Tim Curry como o palhaço que aterroriza Derry – Pennywise. Os dois episódios da minissérie mostram os personagens enfrentando o vilão ainda crianças e após a maturidade – é uma excelente pedida para os que estão ansiosos pela chegada da segunda parte do filme It aos cinemas. Um filme incrível que envelheceu muito bem!

 

Gostou da lista? Sentiu falta de algum filme que você gosta? Conte para a gente nos comentários!

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais matérias, notícias e reviews sobre cinema!

 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon