Por Lucas Souza

 

Quem já assistiu o novo filme da DC Comics no cinema, “Shazam”, reparou que o herói apresenta diversas similaridades com o Homem de Aço e que Freddy Freeman (o irmão adotivo de Billy Batson) é fã dos heróis de forma geral e gosta bastante do Azulão. Em 2005 a Editora das Lendas resolveu que era hora de explorar um pouco mais da relação entre o Superman e o Shazam (ainda chamado de Capitão Marvel nessa época).

“Superman/Shazam: O Primeiro Trovão” foi uma minissérie em quatro edições lançada nos EUA em “Superman/Shazam: First Thunder” #1 – #4. No Brasil, a história chegou em “Superman & Shazam – O Primeiro Trovão” #1 – #2 pela Panini Comics em 2006 e a Eaglemoss trouxe a HQ em capa dura e completa em “DC Comics – Coleção de Graphic Novels” #70 em 2018. A HQ foi escrita por  e desenhada por Joshua Middleton.

 

Superman e Shazam se conhecem na HQ “Superman & Shazam – O Primeiro Trovão”

 

A premissa da HQ é divertida e relativamente simples: contar em detalhes o primeiro contato entre Shazam e o Homem de Aço. Aqui na HQ, que se passa no universo pré-Novos 52, Billy Batson é um órfão que vive em uma estação de metrô desativada e se tornou o campeão do Mago a pouquíssimo tempo – Superman e Batman também não estão na ativa a muito mais tempo que ele. É nesse cenário de inexperiência que a história narra o encontro dos dois.

“Superman & Shazam – O Primeiro Trovão” mostra como Billy tem incomodado os poderosos de Fawcett City (sim, aqui ainda não estamos na Philadelfia) e é aí que os dois heróis começam a se cruzar. Uma equipe do Dr. Silvana está coletando artefatos místicos para trazer um antigo poder de volta e um dos artefatos está na cidade do Superman – que é vencido pela magia do grupo e decide ficar atento para os próximos movimentos deles. O próximo artefato se encontra em Fawcett City e o Superman aparece na cidade para tentar deter os vilões – e acaba conhecendo Shazam (ainda Capitão Marvel nessa época). Além de ver as maquinações do Dr. Silvana (o principal vilão da história) ainda temos tempo para ver a hilária relação dele com o empresário Lex Luthor de Metrópolis.

 

Judd Winick dá um tom aventuresco e emocionando a HQ “Superman & Shazam – O Primeiro Trovão”

 

O roteiro divertido e aventuresco de Judd Winick, que ainda deixa espaço para passagens emocionantes, deixa a HQ extremamente fluida e interessante. Os desenhos com ar clássico de Joshua Middleton complementam perfeitamente o roteiro – não consigo imaginar essa história com uma arte diferente da que foi entregue.O principal momento da HQ, ou principais momentos, acontecem depois que o plano mágico e mirabolante do Dr. Silvana (completamente diferente do poderoso e físico personagem interpretado por Mark Strong em “Shazam”) fracassa. As atitudes de Billy, que reage após ser atacado pelo vilão, demandam a ação do Homem de Aço e isso leva a um confronto (verbal) entre o personagem e o Mago Shazam. Um dos melhores diálogos sobre responsabilidade que vi em HQs – além de mostrar um papel ainda mais ativo do Superman na vida de Billy Batson.

Vale ressaltar que o Shazam pré-Novos 52 da história “Superman & Shazam – O Primeiro Trovão” tem a tão falada sabedoria de Salomão (mas usa expressões como “diacho”) para ajudar a reconhecer magia e o que fazer mas não anula a personalidade juvenil e infantil de Billy – o que dá um contraste muito legal com o Superman maduro e seguro da história. Simples e divertida, a história é uma boa pedida para os fãs dos dois personagens que querem rever esse primeiro encontro. Aguardando ansiosamente Geoff Johns reescrever esse encontro no Universo DC do Renascimento.

 

 

Avaliação: Ótimo

 

 

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais notícias e reviews sobre HQ´s!

 

 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon