Ultimato do Bacon

Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens – O Ultimato

Em 1 de Fev de 2023 3 minutos de leitura
Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens (2)

Em 1991 o mundo assistiu a morte de um dos maiores super-heróis dos quadrinhos – em uma época onde isso simplesmente não era comum. Um monstro gigantesco e assustador surge do nada para dar fim a vida de um dos maiores heróis da DC Comics.

Em 1994, após o retorno do Azulão, era chegada a hora de termos respostas e de termos uma revanche! Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens mostra o reencontro dos dois personagens e acaba envolvendo outro grande vilão da editora: Darkseid.

Originalmente lançada nos EUA com o nome Superman/Doomsday: Hunter/Prey, a HQ contou com arte e roteiro de Dan Jurgens além de arte final de Brett Breeding e cores de Gregory Wright.

A obra foi lançada no Brasil em duas oportunidades: a primeira pela editora Abril em 1995 (formato minissérie em 3 edições sendo a primeira com uma bela capa metalizada) e a segunda na coleção Eaglemoss “DC Comics – Coleção de Graphic Novels: Sagas Definitivas” #35.

Dica para o leitor: Se você é fã do Azulão, não deixe de conferir nossa lista de Melhores HQs do Superman

Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens (4)

Darkseid é derrotado na HQ Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens

A trama da HQ Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens

O Homem de Aço está tendo pesadelos e esses pesadelos indicam que seu maior inimigo, aquele que conseguiu o levar à morte, está de volta. Ansioso para saber o que ocorreu com o corpo de seu algoz (e temeroso de que ele também possa ter voltado a vida) o Superman decide partir para procurá-lo.

Em paralelo a isso vemos o corpo de Apocalypse chegar a Apokolips – lar de Darkseid – através de um cargueiro que acaba “pegando a carga errada”.

O efeito da chegada do vilão é imediato e obriga Darkseid a entrar em combate – com resultados não muito bons para o senhor de Apokolips. Assustado, Desaad (um dos lacaios de Darkseid) pede ajuda pelo comunicador da Liga da Justiça e é o Superman quem responde ao chamado. O palco do reencontro está montado!

Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens (4)

Superciborgue também está em Apokolips na HQ Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens

Além do reencontro, a história é a responsável por mostrar a origem do misterioso e imbatível vilão. Os Homens Lineares, depois de muita pressão, decidem contar de onde Apocalypse vem. A história do personagem é cheia de evoluções genéticas e mostra que o vilão é basicamente invencível: capaz de se adaptar e evoluir e por isso sempre retorna mais poderoso que antes. Mais um motivo para deixar o nosso herói aterrorizado.

Na minha opinião, “A Morte do Superman” é uma das grandes HQs de super-heróis da década de 90: ritmo alucinante, história simples e direta, grandes confrontos, entrega o que promete.

Tudo funciona dentro da proposta e acredito piamente que simplicidade faz parte da fórmula desse sucesso. E é justamente isso que falta para que Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens possa estar no mesmo patamar.

Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e o confronto entre os dois deixa de ser direto. Caixas maternas, armas, Darkseid, Supercyborgue… A coisa vira um verdadeiro vale tudo e temos cenas que não envelheceram bem: as “garrinhas” voadoras de Apocalypse são um bom exemplo.

Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens (1)

As “garrinhas voadoras” do vilão envelheceram mal na nossa opinião. Elas aparecem apenas na HQ Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens

Não me entenda mal, não acho a HQ ruim – longe disso. Mas ela acaba inserindo tantos elementos na história que fica corrida e pouco direta. Os embates – apesar de sangrentos – não empolgam tanto quanto a história original.

Os destaques ficam por conta da origem do Apocalypse (que acaba sendo muito bem pensada) e da forma como Clark encara o novo confronto com seu algoz (o medo e a hesitação estão muito bem representados).

Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens (6)

Uma caixa materna cria um uniforme diferente para o Superman em Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens

Se você é fã da HQ “A Morte do Superman” e quer saber como o Azulão iria lidar com um novo confronto com Apocalypse, a trama funciona bem. Se você tem curiosidade em saber de onde o Apocalypse vem e de onde ele tira tanto poder, a história também funciona.

Por outro lado, se você não tem nenhuma espécie de conexão com “A Morte do Superman” e busca apenas uma HQ “quebra pau de super-heróis”, essa obra vai te decepcionar pelos motivos que citamos acima: muita pirotecnia e sangue e poucos confrontos emocionantes e diretos de fato.

Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens (6)

Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens traz um novo quebra pau entre dois dos mais poderosos personagens da DC Comics!

Super-Homem Versus Apocalypse A Revanche de Dan Jurgens é “puro suco” da década de 90: visuais exagerados, grandes acontecimentos, reviravoltas absurdas… Está tudo aqui!

Para os amantes dessa estética e dessa época a leitura vai ser uma viagem nostálgica que estabelece o responsável pela morte do maior herói da DC Comics como um dos mais temidos vilões da saudosa década!

Quer conhecer grandes histórias da Editora das Lendas: Confira nossa lista de Melhores HQs da DC Comics

Avaliação: Bom!

Compre A Morte do Superman clicando na capa abaixo! .

A Morte do Superman Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade