Ultimato do Bacon

NegroGeek e Ultimato do Bacon Editora apresentam novo selo editorial

Em 2 de Ago de 2021 3 minutos de leitura

É um imenso prazer para nós da Ultimato do Bacon Editora anunciar, em parceria com o crítico e influenciador Daniel Miranda (o @negrogeek), um novo selo editorial focado na produção de autores e autoras negras.

Comemorando um ano do NegroGeek nas redes sociais, nós do grupo apresentamos a marca agora também como casa de vários autores, artistas, roteiristas e ilustradores negros e negras.

Durante anos a discussão sobre diversificar a leitura, dando espaço para a produção intelectual e cultural da população negra se fez presente. No entanto, o leitor que busca esses autores, não encontra com facilidade uma editora ou um selo editorial que deixe evidente um trabalho de publicação exclusiva neste sentido.

A ideia do selo nasceu desta percepção e da necessidade que nós sentimos de aumentar as oportunidades de penetração para a população negra no mercado de histórias em quadrinhos, através de sua produção.

“A gente vive falando sobre ler mais autores negros…, mas você sabe onde encontrá-los, sem serem autores independentes? ”, indaga Daniel Miranda, o NegroGeek.

“Esse é um dos principais motivos [para o selo]. Centralizar um lugar para termos esses autores e autoras negras. (…) criar um espaço de produção assim é fomentar o consumo dessa leitura e dar oportunidade para essa população”, completa.

Com uma mescla entre profissionais já consagrados e iniciantes, o selo NegroGeek irá trazer edições com histórias fechadas a cada exemplar para que o leitor possa adquirir somente as histórias que interessem a ele – explorando inicialmente o gênero sci-fi e a crítica social decorrente do uso de novas tecnologias.

O encontro entre nós da Ultimato do Bacon Editora e o NegroGeek se tornou inevitável uma vez que um dos principais pontos para nós é trazer materiais de alta qualidade de conteúdo e gráfica por preços acessíveis. Ainda segundo Daniel, essa é uma das maneiras de se fomentar cultura.

“Não adianta termos edições luxuosíssimas de capa dura e acabamento caríssimo, inacessíveis à população negra. Eu, assim como o pessoal da UB Editora, quero materiais que sejam permissivos e não proibitivos”, finaliza.

O primeiro projeto do selo NegroGeek será a HQ intitulada Tecnodreams, do artista paulistano Isaque Sagara (A Máscara da Morte Branca e Quando a Música Acabar) explorando, através de cenas e relações cotidianas, a discussão sobre o mito da meritocracia e a pedagogia do oprimido de Paulo Freire tendo a tecnologia de indução de sonhos como ponto de convergência na trama.

tecnodreams, primeiro titulo do selo negrogeek

A campanha da HQ acontecerá pelo Catarse a partir do dia 16 de agosto, aniversário de 1 ano da página no Instagram.

Além disso, a campanha de Tecnodreams também marcará o lançamento do Blacknaque, um almanaque de personalidades negras brasileiras desenvolvido por Jeyce Nunes e Evandro Parreira e ilustrado por Jey.

O Blacknaque será oferecido como recompensa em algumas das modalidades de apoio da campanha. Numa linguagem simples e direta, este primeiro volume trará personalidades dos quadrinhos, de maneira didática e educativa, focando tanto no público infanto-juvenil quanto adulto.

Por fim, divulgamos que uma próxima edição, prevista para o primeiro semestre de 2022, já está em desenvolvimento pelo premiado quadrinista paulista Alex Mir, trabalhando como tema a religiosidade afro e a tecnologia – que se misturam nos trabalhos espirituais no desenrolar da trama.

Nossa nova fase da Ultimato do Bacon Editora ao lado do NegroGeek irá trazer ótimas publicações, com excelente acabamento gráfico e de conteúdo e com um preço acessível, com a dedicação e qualidade presente em todos os nossos títulos.

Conheça o NegroGeek

O NegroGeek, perfil no Instagram voltado para a cultura nerd e pop, mas com um viés afrocentrado é desenvolvido por Daniel Miranda desde agosto de 2020. Em pouquíssimo tempo a página já contava com mais de 9.000 seguidores – mostrando que a percepção de Daniel não estava incorreta: haviam poucos influenciadores e formadores de opinião assumidamente negros e negras nas redes sociais.

Confira também a lista que ele elaborou com 20 heróis negros que você precisa conhecer!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!! 


Créditos:
Texto: Press release
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade