Por Diego Brisse

A edição 1 de Sandman foi publicada originalmente em Janeiro de 1989, mas até hoje está presente nas listas de melhores HQs. Para comemorar os 30 anos de Sandman, a DC/Vertigo está relançando a série em uma coleção com 10 edições previstas contendo todas as edições de Sandman. A Panini lançou no Brasil recentemente o vol. 1, Prelúdios e Noturnos, que contém as edições 1 à 8 da série Sandman (1989). A editora vai publicar o material trimestralmente. Importante lembrar que o conteúdo é o mesmo das edições Absolute Sandman 1 à 4, exceto alguns extras como a introdução de Patrick Rothfuss (autor da série A Crônica do Matador do Rei). Essa versão é mais “econômica” e mais fácil de transportar, fazendo a alegria de quem curte ler no busão! Mas vale a pena? O se vale…

Dizer que Sandman é uma das obras mais importantes já feitas, é chover no molhado! A genialidade de Neil Gaiman no desenvolvimento de histórias é incomparável e Sandman talvez seja sua obra máxima. Nesse primeiro arco temos a apresentação do protagonista e todo o universo fantástico de Sandman. Nas primeiras histórias, as 5 primeiras edições na verdade, é possível ver Gaiman um pouco mais contido equilibrando sua narrativa densa com uma mais popular.

 

Sandman: Edição Especial De 30 Anos Vol. 1 - O Ultimato 1

O duelo entre Morpheus e Coronzon no Inferno

 

Nas primeiras edições temos a participação de alguns personagens da DC como Constantine, Caçador de Marte, Etrigan e vemos até mesmo o Asilo Arkham. É interessante ver como a narrativa evolui a cada edição, fazendo o leitor crescer com ela, chegando a um ponto em que não questionamos mais as fantasias mais absurdas, simplesmente aceitamos e entendemos o que podemos. É como digo, melhor que entender Sandman é absorver a emoção que a história passa naquele momento.

Nesse volume temos a famosa história aonde Morpheus tem um duelo com um demônio no inferno. Em um espetáculo narrativo, Gaiman entrega uma das melhores histórias de Sandman, com um desfecho impressionante e inesperado. A última edição do encadernado é a história O Som de Suas Asas, aonde somos apresentados a personagem mais encantadora da mitologia de Sandman, A Morte, irmã de Morpheus. Morte rouba a cena sempre que aparece na série e nessa primeira história nos apaixonamos de imediato por ela. Gaiman foi genial ao quebrar o estereotipo clássico da representação antropomórfica da Morte, ao invés de termos uma personagem sombria, ameaçadora, temos a Morte alegre, divertida e encantadora.

 

Sandman: Edição Especial De 30 Anos Vol. 1 - O Ultimato 2

Morpheus e sua encantadora irmã, Morte

 

Sandman não é uma leitura recomendada, ela é obrigatória. Neil Gaiman é um mestre incomparável em sua arte de contar histórias, aonde vemos desde conceitos semelhantes as tradicionais aventuras de super heróis até enredos altamente filosóficos e densos. É uma obra para ler e reler até que a querida Morte venha nos levar para as Terras sem Sol.

 

Sandman: Edição Especial De 30 Anos Vol. 1 - O Ultimato 3

Avaliação: Impecável!

 

 

 

Compre Sandman Sandman: Edição Especial De 30 Anos – Vol. 1 com desconto clicando na capa abaixo 🙂

 

Sandman: Edição Especial De 30 Anos Vol. 1 - O Ultimato 4

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon