Ultimato do Bacon

Quem são Rapina e Columba? – Baú de HQs

Em 16 de Jun de 2020 5 minutos de leitura
Quem são Rapina e Columba

Quem são Rapina e Columba?

Essa é uma das primeiras e importantes perguntas feitas por fãs de filmes e séries que não estão tão acostumados a acompanhar os quadrinhos da DC Comics enquanto assistiam a série Titãs.

Os desconhecidos personagens da Editora das Lendas apresentam um importante papel na série e as informações sobre eles podem ser no mínimo confusas ao se pesquisar por aí.

É importante estabelecermos que existem duas versões dos personagens. Por isso a pergunta “Quem são Rapina e Columba?” pode ser respondida de diversas formas diferentes.

Iremos nos focar nas versões pré-crise e pós-crise dos personagens. A segunda versão, criada após a famosa Crise nas Infinitas Terras, é a versão que serve de base para a série dos Titãs e é a mais conhecida.

Vamos lá?

Quem são Rapina e Columba

A versão mais conhecida de Rapina e Columba aparece pela primeira vez em 1988.

 

Índice

Quem são Rapina e Columba? A primeira versão

Os personagens Rapina e Columba foram criados em 1968 por Steve Ditko, Steve Skeates, Dick Giordano e Carmine Infantino. O estrelado time de criadores e desenhistas imaginou uma dupla que tivesse poderes sobrenaturais vindos dos Lordes da Ordem e do Caos – sendo Rapina o campeão do Caos e Columba o da Ordem. A ideia era que os dois oferecessem um equilíbrio mútuo. O violento e destemperado Rapina é Hank Hall e o pacifista Columba é seu irmão Don.

Os irmãos Hank e Don são a dupla original e consegue seus poderes após uma voz do além oferecer uma solução para que ambos pudessem salvar seu pai – que estava no hospital após ser vítima de uma emboscada feita por uma gangue que queria o Juiz Hall morto.

A dupla fica com o manto de Rapina e Columba até o final da Crise nas Infinitas Terras, onde Don, o Columba, morre em um desabamento de um edifício para salvar duas crianças. Após a nova dupla ser apresentada, descobrimos que os Lordes da Ordem e do Caos retiraram o poder de Don antes da sua morte, o que quer dizer que eles não consideravam mais o jovem adequado para o papel de Columba. Ele estava se tornando cada vez mais agressivo devido a influência do irmão Hank e isso desequilibrava a relação da dupla.

Quando questionamos quem são Rapina e Columba essa é uma das respostas possíveis.

A versão original! Mas normalmente é da versão pós-Crise que as pessoas mais perguntam já que é ela que ficou “famosa” nas HQs e na TV.

Hank e Don foram a versão original de Rapina e Columba e ficaram com o “manto” até a Crise nas Infinitas Terras

 

 

Quem são Rapina e Columba? A versão mais famosa da dupla

 

Hank Hall e Dawn Granger são a dupla mais conhecida de Rapina e Columba. Após a morte de Don, Dawn Granger recebe os poderes de Columba de uma voz misteriosa no momento em que ela precisava salvar a mãe de terroristas – ela era parte de um corpo diplomático e foi sequestrada em Londres. Após salvar a mãe, Dawn descobre que o antigo Columba havia falecido e decide retornar aos EUA para conhecer o Rapina – entendendo que os dois deveriam permanecer juntos.

A primeira vez que Rapina e a nova Columba se encontram termina em uma briga entre os dois, já que Hank entende que só seu falecido irmão Don teria direito a identidade de Columba. Porém, ao enfrentar o vilão Kestrel (um agente do Caos) a dupla acaba se unindo e permanecendo junta.

A primeira aventura de Hank Hall e Dawn Granger foi publicada no Brasil em 1991 em DC Especial #3 da editora Abril que compilava Hawk & Dove (1988) #1 – #5 e Secret Origins (1986) #43 – sem dúvida a melhor HQ para os fãs poderem conhecer mais sobre a dupla e aproveitarem as excelentes histórias dessa que foi a melhor fase de Rapina e Columba.

Kestrel enfrenta Columba na primeira aparição da dupla em DC Especial #3

O período mostrou ainda os heróis ao lado dos Titãs e tentando descobrir mais sobre os Lordes da Ordem e do Caos e é a melhor representação dos heróis que contou com Barbara e Karl Kesel além de Rob Liefield e outros mestres.

A série que se seguiu à apresentação dos personagens (em DC Especial #3 da editora Abri) se chamava  Hawk & Dove (1989) e contou com 28 números que podem ser achados (quaaase na íntegra) no Brasil em DC 2000 #16 – #19, #20, #23, #24, Os Novos Titãs #70, #71, #77, #78, #79, #84 e em Super-Homem (1ª Série) #109-#111 – todas da editora Abril.

Essas duas séries são a melhor resposta para a pergunta “quem são Rapina e Columba” e são – disparado – a grande representação do espírito dos heróis e do relacionamento de Hank e Dawn – que sempre foram colegas e não namorados como na série de TV.

Então veio Armageddon 2001 e tudo mudou…

 

Quem são Rapina e Columba? Armageddon 2011, a Transformação da Dupla, a nova Rapina e os Novos 52

 

Rapina (Hank Hall) enfrenta o Monarca em Armageddon 2001 da DC Comics

Tudo parecia estar se encaminhando para um desfecho maravilhoso para Rapina e Columba e é aí que tudo muda.

Armageddon 2001 foi uma série onde um déspota viaja no tempo para confrontar os heróis e impedir que os mesmos – derrotados por ele no futuro – fizessem algo para impedir seu reinado.

Monarca, o vilão do futuro, era ninguém menos que Hank Hall – o herói mata sua versão futurista e assume seu lugar entendendo que ele tem o bom senso para melhorar o mundo – tudo isso após o vilão aparentemente matar Columba.

O antigo Rapina ainda tenta matar os heróis com uma bomba mas é impedido pelo Capitão Átomo e ambos ficam perdidos no tempo… O herói, agora transformado em vilão, retorna na saga Zero Hora como Extemporâneo e é morto por Hal Jordan…

Hank Hall permanece morto até a famosa saga de Geoff Johns chamada A Noite Mais Densa quando ele retorna e conhece a nova dupla Rapina e Columba formada por Dawn e sua irmã Holly Granger – que assume o lugar de Hall como Rapina. No final da saga de Johns, Holly é morta e Hank retorna ao mundo dos vivos tendo algum destaque na saga seguinte chamada O Dia Mais Claro.

 

Columba enfrenta o Zumbi Hank Hall após sua irmã ser morta pelo antigo herói em A Noite mais Densa da DC Comics

Hank Hall retorna para refazer sua dupla com Dawn e chega o período conhecido como Novos 52. O reboot, ocasionado pela HQ Ponto de Ignição (Flashpoint),  dá a dupla um novo começo que é muito similar ao visto em DC Especial #3 – conta com arte de Rob Liefeld e tudo!

Todos os elementos clássicos estão lá: Hank conhecendo Dawn após a morte de seu irmão e a dificuldade da dupla em se manter unida no começo. A história saiu no Brasil no encadernado Rapina e Columba de 2013 da Panini Comics e reuniu todos os oito números da série Hawk & Dove (2011).

Por mais que a série de 2011 seja interessante, ainda é seguro dizer que a fase pós-Crise nas Infinitas Terras é a melhor e mais interessante fase dos personagens que nunca chegaram a ter muito destaque na história da DC.

Rapina e Columba aparecem na série de 2011 dos Novos 52 que conta com desenhos de Rob Liefeld

Quem são Rapina e Columba?

Nenhum período responde melhor a essa pergunta do que os eventos que acontecem entre o pós-Crise e Armageddon 2001 – ali vemos a parceria dos opostos Hank e Dawn e descobrimos como os heróis podem – e devem – se equilibrar.

Se você é fã, ou quer mergulhar no universo de Rapina e Columba, busque essa fase e curta o melhor dos desconhecidos heróis!

Quer saber mais sobre HQs antigas?

Confira nossa coluna Baú de HQs!


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Superman, Batman e Mulher-Maravilha em Capa da revista Heróis em Crise da DC Comics

Importante herói da DC irá em busca de redenção

12 de Jun de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade