Ultimato do Bacon

Planeta dos Simbiontes (1995) – Baú de HQs

Em 10 de Abr de 2020 3 minutos de leitura

Seja bem-vindo ao Baú de HQ´s, nossa série que resgata histórias e saga antigas que não necessariamente são muito lembradas. Essa semana vamos falar sobre a esquecida saga do Homem-Aranha Planeta dos Simbiontes que foi a primeira grande história que tentou explicar quem e o que são essas criaturas que deram origem ao uniforme negro do Homem-Aranha. A saga foi aparentemente ignorada por Donny Cates em Venom (saiba mais clicando aqui), mas isso não tira a sua importância.

Planeta dos Simbiontes foi um especial em cinco partes publicado originalmente em 1995 nas edições “Amazing Spider-Man Super Special” # 1, “Spider-Man Special” #1, “Venom Super Special” #1, “The Spectacular Spider-Man Special” #1 e “Web of Spider-Man Super Special” #1. Aqui no Brasil a saga foi publicada na íntegra em “Homem-Aranha Anual” #7 da editora Abril em 1997.

Aranha Escarlate é um dos personagens principais de Planeta dos Simbiontes

Conheça a história da saga Planeta dos Simbiontes do Homem-Aranha!

A saga Planeta dos Simbiontes ocorreu no período da famosa Saga do Clone. Por isso vemos Ben Reilly com grande destaque ainda no papel de Aranha Escarlate. Ben, Peter e Eddie Brock são os improváveis heróis da saga que tem como objetivo mostrar um pouco mais da origem e história do uniforme negro do Homem-Aranha que se une a Brock para se tornar o assustador Venom.

A trama acompanha um exausto Eddie Brock que tem dúvidas sobre quão forte é a influência do simbionte em suas decisões. Abalado e com dúvidas em relação a continuidade da “parceria” com o alien, ele é convencido pelo Homem-Aranha a expulsa-lo de seu corpo. Abalado com uma nova rejeição, o simbionte solta um instintivo grito que acaba atraindo a atenção de uma nave repleta de “irmãos” do extraterrestre. E uma invasão ao nosso planeta tem início.

Venom, Homem-Aranha e Aranha Escarlate observam um mar de simbiontes

Conforme a história de Planeta dos Simbiontes se desenvolve, conhecemos novos aspectos sobre a raça alienígena e descobrimos que o simbionte que compõe o Venom é renegado pelo seu povo por ser menos agressivo que eles e por “pedir permissão” ao usuário para poder se unir de forma permanente.

Lembra da Era do Uniforme Negro (saiba mais clicando aqui)? Se o alien que deu tanto trabalho a Peter Parker é “gentil”, imagina os outros… O fato é que a raça de simbiontes é extremamente agressiva e dominadora. Essa raça finalmente achou a Terra e pretende dominar o planeta.

No meio de toda essa loucura vemos personagens como Capitão América serem dominados pelos aliens e as coisas começam a dar errado muito rápido devido a escala do ataque. Como “desgraça pouca é bobagem”, logo vemos Cletus Cassidy, o Carnificina, despertar (ele estava preso e em coma).

A partir daí a guerra se intensifica ainda mais e descobrimos que o Carnificina pode absorver outros simbiontes. Os problemas do Homem-Aranha aumentam ainda mais. No final, a luta se resume a expulsar os invasores e controlar Cletus. A solução final, encontrada por Venom, é surpreendente e é mais uma amostra de que o personagem não é necessariamente um vilão e se comporta mais como um anti-herói (leia nossa análise sobre isso aqui)

Venom, Homem-Aranha e Aranha Escarlate enfrentam uma invasão de simbiontes

Planeta dos Simbiontes é mais um capítulo na confusa história que envolve Venom. A história, que foi a primeira a se aprofundar na origem dos simbiontes, é divertida e possui todo o estilo característico da década de 90 com imagens e poses exageradas. A ação é desenfreada do começo ao final e a leitura não é arrastada em momento algum.

Ver os 3 personagens enfrentando uma horda de simbiontes é – no mínimo – curioso. Em um momento onde estamos vendo Donny Cates revolucionar o personagem, é válido descobrir um pouco mais das histórias que moldaram o antagonista do Homem-Aranha.

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais notícias e reviews sobre HQ´s!


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 06 de junho de 2019. Atualizado em 10 de abril de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade