Em sua definição “ancestral”, Shoujo era o tipo de obra direcionado à agradar meninas, focando em uma protagonista e suas aventuras românticas. Grande parte dos shoujos são feitos por homens, mas nas ultimas décadas, mulheres felizmente começaram a marcar seu nome na industria e conseguiram falar com mais propriedade de seus assuntos.

Atualmente, o público-alvo do Shoujo continua sendo as garotas, porém, ele se tornou popular em todo tipo de audiência, ganhou o mundo, e não se foca mais em apenas aventuras amorosas. A seguir, vamos listar o que consideramos os “shoujos obrigatórios” para os fãs de anime e mangá.

.

Os Melhores Shoujos – Parte 1

.

Cardcaptor Sakura

.

MELHORES SHOUJOS

.

Talvez o shoujo mais famoso do mundo, Cardcaptor Sakura conta a história de Sakura Kinomoto, uma garota de 10 anos que liberta acidentalmente um conjunto de cartas mágicas chamadas Cartas Clow. Seu trabalho então, é reunir todas elas antes de essas causarem transtornos à cidade onde ela vive. Em 2016, a série de mangá comemorou 20 anos e para a inesperada surpresa de todos, o grupo CLAMP lançou uma continuação de Cardcaptor Sakura, chamado de “Clear Card Arc”.

No Brasil, o anime foi exibido no canal Cartoon Network em 2000, na Rede Globo em 2001 e no canal a cabo Boomerang em 2006. A série de mangá foi publicada pela JBC com 24 volumes no formato meio-tankobon e 2001, sendo o primeiro mangá do Brasil a ser vendido numa banca, o que impulsionou a chegada de outros mangás. Em 2012, a JBC relançou o mangá em edição especial em 12 volumes assim como o original japonês, e atualmente publica capítulos semanais de Clear Card Arc publicados nas principais plataformas digitais do Brasil no mesmo dia que o original japonês.

.

Rosa de Versalhes

.

MELHORES SHOUJOS

.

Considerado o “Shoujo dos Shoujos”, um verdadeiro marco dos mangás,  Rosa de Versalhes é sucesso mundial da autora Riyoko Ikeda. A obra foi produzida entre 1972 e 1973, na mesma época em que as reivindicações pelos direitos das mulheres estavam em evidência no mundo. Tratando temas que trazem à tona questões sobre gênero, senso de justiça, direitos humanos e combinando com momentos históricos reais, Ikeda revolucionou a forma de se fazer mangá para o público feminino, e conseguiu abrir caminho e influenciar uma nova geração de mangakás.

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

.

Também conhecido como Lady Oscar, a trama passa-se no final do século XVIII na França. Oscar é uma jovem garota criada como rapaz pelo seu pai. A educação militar que recebe permiu-lhe tornar-se capitã da guarda real, encarregada da proteção da jovem Maria Antonieta. Ao seu lado, Oscar tem André, seu amigo de infância, secretamente apaixonado por ela. Mais Tarde, devido a um amor não correspondido, Oscar decide sair da Guarda Real e Maria Antonieta coloca-a na Guarda Francesa. Juntos, terão de enfrentar os primeiros distúrbios que anunciam a Revolução Francesa. Aqui no Brasil, a editora JBC publicou toda a obra em 5 volumes em 2019.

.

Vampire Knight

.

MELHORES SHOUJOS

.

Vampire Knight é um dos animes Shoujo mais populares, particularmente devido a sua temática sombria e gótica, mesmo assim com pitadas de romance. Na historia , conhecemos o colégio Cross,  famoso por ter duas turmas isoladas: a turma do Dia, que consiste em humanos normais, e a turma da Noite, frequentada por vampiros. O objetivo principal do local é promover a convivência pacífica entre ambas as espécies e, para isso, existem algumas regras que precisam ser cumpridas.

Para fazer a fiscalização e manter a ordem, existem alunos da turma do Dia chamados de Monitores ou Guardiões do Colégio. Yuki Cross, uma dessas guardiãs, começa se sentindo cada vez mais atraída por um vampiro misterioso chamado Kaname Kuran. Isso vai fazer com que ela entre em alguns conflitos emocionais. Os conflitos de Yuki , além da coexistencia de vampiros e seres humanos, são os pontos chaves da obra. Aqui no Brasil, a Panini publicou a obra em 19 volumes.

.

Nana

.

MELHORES SHOUJOS

.

Nessa historia, conhecemos duas garotas chamadas Nana, que se encontram em um trem rumo a Tóquio por acaso. Depois de uma série de coincidências, elas acabam vivendo juntas em um apartamento de número 707 (“nana” significa “sete” em japonês). Apesar de terem personalidades e ideais diferentes, as duas acabam se tornando amigas “por obra do destino”.

Nana ganhou um belo anime, produzido pelo estúdio Madhouse, com um design excelente e uma trilha sonora espetacular. A história é viciante, com viradas de enredos surpreendentes. Crescimento, drama, e sentimentos expostos dão o tom dessa obra que sempre é lembrada em toda lista de melhores shoujos. Aqui no Brasil, a editora JBC publicou a obra em 21 volumes.

.

Fruits basket

.

MELHORES SHOUJOS

.

Também conhecido como Furuba, Fruits Basket conta a história de Tohru Honda, uma garota órfã que, depois de encontrar Yuki, Kyo e Shigure Sohma, descobre que os treze membros da família Sohma são possuídos pelos animais do zodíaco Chinês e são amaldiçoados a se transformar em suas formas animais quando estão fracos ou quando são abraçados por alguém do sexo oposto que não esteja possuído por um espírito.

O maior ponto positivo de Furuba é o enredo, que mistura fantasia, comédia e um pouco de drama. Além disso, a evolução  no relacionamento dos personagens é muito bem feita. Atrelado a um traço competente, Furuba se tornou um fenômeno shoujo. O novo anime da obra esta disponível no Prime Video e o mangá esta atualmente sendo relançado pela editora JBC

.

Lovely Complex

.

MELHORES SHOUJOS

.

Lovely Complex conta uma história que se passa entre um garoto e uma garota. A garota, Risa Koizumi, tem 1,72 de altura – sendo um “pouco” alta para a idade; e o garoto, Atsushi Otani, que tem 1,56 de altura –também é um “pouco” baixo para a sua idade. Por causa disso, e também por serem engraçados juntos, eles são conhecidos na escola como “All Hanshin Kyojin” (comediantes japoneses com alturas diferentes).

Uma grande comédia romântica, que pega todos os clichês shoujos e os executa de forma magistral. Não espere reviravoltas surpreendentes, ou enredos complexos. Aqui, está uma história sólida e leve, que só tem a intenção de divertir. Uma obra que tem as características que os amantes de shoujo sempre procuram. Aqui no Brasil, os 17 volumes foram publicados pela Panini, e seu anime encontra-se na Crunchyroll.

E ai ? gostaram da lista de Melhores Shoujos?

Em breve, voltaremos com mais indicações porquê ainda existe muito shoujo bom que precisa ser conhecido !!

 

 


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: