Ultimato do Bacon

Os melhores mangás de Riyoko Ikeda

Em 25 de Set de 2023 4 minutos de leitura
Os melhores mangás de Riyoko Ikeda (3)

Riyoko Ikeda se tornou referência e uma das mais respeitadas autoras de mangás shojo de todos os tempos. Além do uso de romance, Ikeda produziu várias obras baseadas em eventos históricos, como a Revolução Francesa, além de criar personagens baseados em figuras que realmente existiram.

Além disso, ela fez parte do grupo de mulheres  que invadiu a indústria de mangá dominada por homens nos anos 70 – O grupo 24 – que ficou conhecido por diversos pioneirismos no movimento shojo, incluindo a abordagem de temas considerados delicados na época, como sexualidade e questões de gênero

Na matéria de hoje, viemos indicar algumas obras para vocês conhecerem o importantíssimo trabalho de Riyoko Ikeda e o porquê dela ser reverenciada até os dias atuais.

Dica para o leitor: se você é fã de mangás e se interesse pelo gênero shoujo, também pode ler nossa matéria especial sobre essa demografia clicando aqui.

Índice

Melhores Mangás de Riyoko Ikeda

Rosa de Versalhes

Os melhores mangás de Riyoko Ikeda (5)

Um verdadeiro marco dos mangás Shoujo. Em meados do século XVIII, na França, o renomado General Jarjayes recebe a notícia de que será pai da sexta filha. Aflito por não conseguir ter um filho para manter o nome e o prestígio da família, decide criá-la como menino, visto que nesse período somente homens podiam suceder o cargo.

Lady Oscar frequenta o colégio militar onde destaca-se, alcançando o título de capitã da Guarda Real. Como seu cargo é de confiança, fica sob sua responsabilidade zelar pela proteção da Rainha Maria Antonieta. Após o tratado de paz entre a Áustria e a França, quando Maria Antonieta se casa com o príncipe Luís XVI, Oscar passa a maior parte do tempo no Palácio de Versalhes. Ela acompanha de perto com André, seu melhor amigo (que é apaixonado secretamente por ela), o cinismo, as festas luxuosas e o estilo de vida da Corte Real.

Oniisama e – Para meu irmão

Contada através de uma série de cartas escritas pela protagonista para seu irmão, (geralmente, irmãos neste sentido são apenas homens mais velhos que concordam em ler as cartas de outrem) esse mangá conta a história de Nanako Misonoo, uma garota que consegue ser aceita na Seiran Academy, uma prestigiada escola.

Apesar de não ter a formação e as qualificações de seus colegas, ela logo é convidada para ser membro da Irmandade, um grupo de elite de garotas talentosas e populares. Isso a torna um alvo fácil para as maquinações de seus colegas ambiciosos – especialmente Misaki Aya, que fará de tudo para desacreditá-la e fazê-la perder seu lugar na Irmandade.

Orpheus no Mado – A janela de Orfeu

A história, que é dividida em 4 partes, se passa em um cenário de intrigas e conspirações, em uma Europa que caminha rumo à Primeira Guerra Mundial. Três crianças se encontram na Alemanha. Julius conheceu Isaac na famosa Janela de Orfeu e mais tarde em outro evento conheceu Klaus também no mesmo lugar.

Uma lenda contava que dois amantes que se encontraram na Janela de Orfeu terminariam em tragédia. Mas Julius conheceu duas pessoas diferentes. Para completar, elas não sabiam o segredo de Julius: na verdade, Julius é uma mulher que é forçada a fingir ser um homem. Mas ela não é a única que tem segredos.

Jotei Ekaterina – Imperatriz Catharina

Os melhores mangás de Riyoko Ikeda (2)

Quando Sofia acompanha os pais até Kiev para participar de uma festa de um primo de sua mãe, lá ela conhece o jovem Karl Pjotr ​​​​Ulrich de Holstein, herdeiro do trono da Rússia. Sofia parece entrar em sintonia com ele e isso é um bom presságio para sua mãe Giovanna.

Logo, a czarina Elizabeth decide que a jovem Sofia é a candidata perfeita para ser noiva do sobrinho e a leva junto com a mãe para São Petersburgo, onde a menina muda seu nome para Catharina e se converte à Fé russa. Através da biografia do soberano francês Henri Troyat, Riyoko Ikeda decide transpor para o papel a vida, os amores e a carreira diplomática de Catarina II –  “Catarina, a Grande”. O resultado é um afresco histórico, com fidelidade à história original.

Até as Fronteiras do Céu – Poland Secret Story

Os melhores mangás de Riyoko Ikeda (6)

No século XVIII, a Comunidade Polaco-Lituana era uma monarquia eletiva, na qual o rei era eleito pela nobreza. O reino prosperou sob um sistema político sem precedentes na história da Europa, mesmo sendo um sistema democrático falho. Logo, muitas provações difíceis enfrenta este país amante da liberdade. Na obra, veremos se neste lugar a democracia cederá à tirania.

Eikou no Napoleon ~Eroica~

Em uma espécie de sequência Rosa de Versalhes, Riyoko Ikeda conta a história do grande império de Napoleão, incluindo vários acontecimentos, como a Reação Termidoriana, a Campanha Italiana , a Campanha Egípcia , a Batalha do Nilo , o golpe de 18 Brumário ,e a Batalha de Waterloo. Personagens do mangá Rosa de Versalhes também retornam nesta nova obra.

Claudine

Os melhores mangás de Riyoko Ikeda (4)

A história é narrada por um psiquiatra anônimo enquanto ele reflete sobre a vida e os amores de Claude, filho de uma família aristocrática francesa no início do século XX. Indicado como mulher ao nascer, Claude (referido ao longo da história como Claudine) identifica-se como um menino desde os oito anos de idade; Esta história comovente acompanha-o pela vida, pela dor e pelo amor. Riyoko Ikeda explora questões de gênero e sexualidade neste mangá poderoso sobre identidade, cultura e auto aceitação.

Elizabeth ~kuni to kekkon shita jyoou~

Os melhores mangás de Riyoko Ikeda (1)

Em meio aos conflitos religiosos da Inglaterra do século XVI, enfrentando dificuldades financeiras e turbulências extremas, uma jovem rainha Elizabeth, de 25 anos, ascendeu ao trono. Seu único apoio emocional era o amor por Robert, a quem ela nutria desde a infância.

Com roteiro de Riyoko Ikeda e arte de Erika Miyamoto, este mangá retrata a vida da Rainha Elizabeth I, que levou a Inglaterra a se tornar o país mais poderoso da Europa.

Riyoko Ikeda Kessakusen

Uma excelente porta de entrada e meio de conhecer o trabalho de Riyoko Ikeda é essa coletânea com os melhores contos curtos da autora. Dividida em dois volumes, algumas histórias da coletânea destacam-se, como os famosos Aoi Zakuro no volume 1, e Kaze no Joukei presente no volume 2.


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Superman, Batman e Mulher-Maravilha em Capa da revista Heróis em Crise da DC Comics

Importante herói da DC irá em busca de redenção

12 de Jun de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade