Por Lucas Souza

Em dezembro de 2017, durante a fase “Marvel Legacy”, a Casa das Ideias decidiu que era hora de unir mais uma vez os principais representantes do sobrenatural da editora. O time composto por Motoqueiro Fantasma (Johhny Blaze), Blade e os irmãos filhos de Lúcifer Hellstorm e Satana precisaria defender a Terra unindo suas forças contra uma ameaça demoníaca (obviamente!).

A nova revista foi lançada no final de 2017 nos EUA com o nome de “Spirits of Vengeance” #1- #5 e foi escrita por Victor Gischler com os desenhos de David Baldeón e as cores de Andres Mossa. Aqui no Brasil a Panini Comics lançou um encadernado contendo as cinco edições originais com o nome de “Espíritos da Vingança”.

 

Os Espíritos da Vingança da Marvel 1

“Espíritos da Vingança” da Marvel reúne Blade, Motoqueiro Fantasma, Hellstorm e Satana

 

“Espírito da Vingança” começa de forma apressada e preocupada em reunir, o quanto antes, os quatro personagens principais. Tudo começa com um homem moribundo procurando Johhny Blaze em uma cafeteria no fim do mundo. Este ser misterioso, antes de entrar em combustão espontânea, entrega um pequeno artefato de metal a ele e pede para que o mesmo procure Hellstorm. Ao sair da cafeteria, o Motoqueiro Fantasma precisa ser acionado contra demônios que querem pegar o objeto que acabou de ser passado a Blaze.

A partir daí, o roteiro de Victor Gischler é simples: um plano demoníaco está em andamento e só com a ajuda do caçador de vampiros Blade e de sua irmã Satana eles conseguirão impedir o desequilíbrio entre a guerra eterna entre o Céu e o Inferno. O grande mérito do roteiro de “Espírito da Vingança” é, em cinco edições, conseguir espaço para desenvolver de forma razoável os quatro personagens principais e ainda criar uma história, que ganha autenticidade, a se conectar com fatos bíblicos.

 

Os Espíritos da Vingança da Marvel 2

Ser misterioso entrando em combustão ao lado de Johhny Blaze em “Espíritos da Vingança” da Marvel

 

O problema de uma história que começa com boas cenas de ação e conectada de forma direta a eventos bíblicos (tentando torná-los mais sombrios) é que começamos a esperar uma trama mais pesada e puxada para o horror. O que não ocorre em momento algum em “Espíritos da Vingança”. A trama continua sendo uma aventura que tem elementos de magia mas não vira terror em momento algum (apesar de alguns painéis assustadores de David Baldeón.

A dinâmica da equipe, acredito que por conta das poucas páginas, também é bem mal trabalhada. Senti falta daquele Blade que possui dificuldade em trabalhar em equipe e de ver seres tão “desajustados” tendo conflitos ao interagir em prol de um mesmo objetivo. A sensação que “Espíritos da Vingança” passa em alguns momentos é que são bons amigos trabalhando juntos de novo. Mesmo HellStorm e Satana, que ensaiam uma relação problemática no reencontro, logo estão amigos. A quantidade de edições prejudicou o desenvolvimento dessa interação – que eu realmente gostaria de ter visto mais!

 

Os Espíritos da Vingança da Marvel 3

Motoqueiro Fantasma mostra todo o seu poder nas páginas de “Espíritos da Vingança” da Marvel

 

“Espíritos da Vingança” acaba sendo uma história que funciona bem para apresentar esses quatro personagens a novos leitores – sempre se usando da fama do Motoqueiro Fantasma. A história, que não fica parada em momento, tem sempre diversos eventos ocorrendo e a trama está sempre se movimentando e evoluindo – um ou dois números a mais para desenvolver a história com mais detalhes não teriam sido ruins. O roteiro deixa a desejar no aspecto horror mas acerta ao entregar uma história enxuta e direta. Os desenhos de David Baldeón são muito chamativos e bonitos, mas tenho dúvidas se foram a melhor escolha para uma série que, ao menos tentava, emular o horror. Vale a diversão de vermos Blade e o Motoqueiro Fantasma juntos. E só.

 

Os Espíritos da Vingança da Marvel 4

Avaliação: Bom

 

Compre a edição clicando na imagem abaixo:

 

Os Espíritos da Vingança da Marvel 5

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon