Fala galera, hoje nós vamos falar de coisa velha (mas ainda em evidência). Como muitos já devem ter visto, a Netflix anunciou uma nova animação da série Cavaleiros do Zodíaco, ou Saint Seiya no original. Mas para quem não conhece, sobre o que trata a série?

Quando as forças do mal ameaçam a Terra, a Deusa da Sabedoria e da Guerra, Atena, surge -para protege-la. Lutando ao seu lado estão jovens de grande poder, que são capazes de rasgar os céus com as mãos e abrir a terra com poderosos chutes. Atena não aceita o uso de armas, então os cavaleiros lutam usando o próprio corpo, sendo protegidos pelas armaduras sagradas, baseadas nas 88 constelações (de acordo com a nomenclatura da época)

Conheça mais sobre Saint Seiya, os Cavaleiros do Zodíaco!

O Criador

Os arcos de Saint Seiya na Netflix! 1

O autor, Masami Kurumada possui diversos outros trabalhos, entretanto Saint Seiya pode ser considerado seu maior sucesso. Quem está familiarizado com algum dos seus outros trabalhos pode reparar que todos os seus personagens têm uma aparência similar. Esta característica foi associada ao “star system” de Osamu Tezuka (criador entre outros de Astro Boy), que tratava seus personagens como “atores” que ele contratava para interpretar diversos papeis.

Saint Seiya começou a ser publicado no Japão no inicio de 1986, sendo adaptada para um anime no mesmo ano pela TOEI Animation. O mangá foi finalizado em 1990, contando com 110 capítulos, divididos entre as Sagas do Santuário, Poseidon e Hades. O anime original foi cancelado em 1989, já tendo adaptado as sagas do Santuário e Poseidon, além da saga de Asgard, exclusiva do anime.

O inicio

Como mencionado anteriormente, os cavaleiros lutam apenas utilizando seus punhos (com algumas poucas exceções). Para conseguir seu imenso poder, eles treinam arduamente para desenvolver o seu “cosmo”. O cosmo é uma manifestação do big bang original nos corpos de cada individuo. Aos que desenvolvem o cosmo, é dito que foram capazes de despertar o sexto sentido, uma capacidade que está além dos cinco sentidos originais.

Os arcos de Saint Seiya na Netflix! 2

Aioros impede o assassinato de Atena

A história começa com o renascimento da deusa Atena aos pés de sua estátua no Santuário. Entretanto, uma força maligna paira sobre o santuário, uma vez que o mestre tenta assassinar o bebê que é salvo por Aioros, o cavaleiros de Sagitário. Caçado e ferido, Aioros encontra o viajante Mitsumasa Kido que visitava a Grécia, deixando então aos cuidados dele o bebe e a própria armadura, revelando a história dos cavaleiros para o viajante.

Os arcos de Saint Seiya na Netflix! 3

Catra Kido

O senhor Kido então resolve enviar 100 órfãos para diversas localidades do mundo para obterem armaduras e se tornarem cavaleiros. Cabe aqui apontar uma grande diferença entre o mangá e o anime: no mangá, Mitsumasa Kido é o pai de todas as 100 crianças, entretanto para a adaptação em anime foi considerada absurda a idéia da paternidade (Mr. Catra não era conhecido na época).

De todas as 100 crianças, apenas 10 conseguem retornar para o Japão, onde Saori Kido (Atena, adotada por Mitsumasa) revela que eles terão que participar do Torneio Galáctico projetado por seu avo, que falecera alguns anos antes. A realização do torneio os torna alvos do Santuário, uma vez que lutar por ganho pessoal é proibido, além da colocação da armadura de Sagitário como premio.

Os arcos de Saint Seiya na Netflix! 4

Tem início o Torneio Galáctico

Dentre esses 10 guerreiros, destacam-se os cinco principais protagonistas do mangá original:

Seiya: o cavaleiro de Pégaso e protagonista de fato, retorna da Grécia para reencontrar sua irmã, entretanto descobre que esta está desaparecida e a principio é chantageado por Saori para participar do torneio em troca de encontrá-la.

Shiryu: o cavaleiro de Dragão retorna dos Cinco Picos Antigos da China, com a intenção de vencer o torneio para mostrar sua própria força.

Hyoga: retornando da Sibéria como o cavaleiro de Cisne, ele incialmente surge como um espião enviado pelo Santuário para observar o torneio e os cavaleiros considerados como traidores.

Shun: vindo da Ilha de Andrômeda com a armadura de Andrômeda, Shun é um pacifista, aceitando lutar no torneio na esperança de se reencontrar com seu irmão.

Ikki: irmão de Shun, Ikki treinou na terrível Ilha da Rainha da Morte para poupar seu irmão deste destino. Portando a armadura de Fênix, ele também é enviado pelo Santuário, entretanto decide aproveitar a chance para conduzir sua própria vingança contra a Fundação e seus irmãos cavaleiros.

 

Os arcos de Saint Seiya na Netflix! 5

Ikki traja a armadura de Fênix e assume o comando dos cavaleiros negros

O primeiro arco dentro da fase Santuário consiste das lutas iniciais do torneio, merecendo destaque aqui a luta entre Seiya e Shiryu, uma das mais icônicas do anime. O torneio, entretanto não chega até seu final, sendo interrompido por Ikki e seus cavaleiros negros (versões de si mesmo e dos outros cavaleiros protagonistas).

 

 

 

 

Os arcos de Saint Seiya na Netflix! 6

Shiryu entrega seu sangue para reviver as armaduras de Dragão e Pégaso

Com a armadura roubada por Ikki, Shiryu parte para encontrar Mu para reparar sua armadura e a de Seiya, enquanto os demais partem para responder ao desafio de Ikki no monte Fuji. Depois de uma difícil batalha contra os cavaleiros negros, o cavaleiro de Fênix é derrotado. É neste momento que ele revela que todos os órfãos eram filhos de Mitsumasa Kido e, portanto irmãos. Um misterioso terremoto soterra Ikki enquanto os outros cavaleiros são resgatados por pouco.

 

 

 

 

Os arcos de Saint Seiya na Netflix! 7

Misty de Lagarto, o primeiro dos assassinos de prata do Santuário

Este terremoto marca o inicio do segundo arco, lidando com o surgimento dos cavaleiros de Prata, assassinos enviados pelo mestre. Essa foi a trama que serviu de base para adaptar os primeiros 6 episódios do anime da Netflix.

Para saber mais sobre Cavaleiros do Zodiáco, confira o nosso Guia do Universo de Saint Seiya!

 

 

 

 


Créditos:

Texto e Edição: João Maia
Imagens: Reprodução

Matéria publicada originalmente em 17 de agosto de 2017. Atualizada em 11 de maio de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!