Ultimato do Bacon

Mestres do Universo Salvando Etérnia (2021) – O Ultimato

Em 11 de Ago de 2021 4 minutos de leitura
Mestres do Universo Salvando Etérnia (2021) – O Ultimato

Mestres do Universo Salvando Etérnia chegou com tudo na Netflix! Confira a review! 

 

Foi assistindo a um dos episódios de Brinquedos Que Marcaram Época (2017, Netflix), que pude perceber o quão grande é o amor que as pessoas nutrem pelo universo de He-Man e os Mestres do Universo – o fandom que gira em torno dessa linha de brinquedos da Mattel é enorme, uma legião de seguidores mantém a força mesmo após quase 40 anos de histórias.

E o Ultimato do Bacon tenta fazer jus ao legado desse universo abordando algumas questões que tornam o desenho animado atual tão divertido. Sim, gostamos do que vimos até aqui e explicarei alguns motivos.

Índice

Mestres do Universo Salvando Etérnia (2021) – O Ultimato

Um Pouco de História

A Mattel desenvolveu na década de 1980 uma linha de action figures voltados para o público infantil e precisavam evidenciá-los junto a mídia para alavancar as vendas. Como fazer com que brinquedos desconhecidos se tornassem atrativos para o público?

Simples: criar um desenho animado cheio de ação, com uma mitologia razoável que gire em torno de um universo de magia, lutas de espadas, monstros, heróis e um tremendo senso moral que pudesse alcançar as crianças através de valores morais que incitavam o bem.

Mestres do Universo Salvando Etérnia (2021) – O UltimatoMestres do Universo: coleção clássica

Kevin Smith e sua Paixão por Etérnia

Obviamente, não podemos esquecer o empenho pessoal de Kevin Smith (Demolidor – Diabo da Guarda e O Balconista), fã da franquia, que trouxe uma revisão épica do clássico oitentista tornando-a atual e relevante para o mainstream. Em declaração à Variety, o autor defende a obra: “[…] Tem sido interessante ver quem é fã de verdade. Quem reclama da ausência do He-Man, não entendeu a verdadeira essência do show.”

Mestres do Universo Salvando Etérnia (2021) – O UltimatoKevin Smith encabeça a volta de Mestres do Universo em Salvando Etérnia

Isto, porque alguns fãs reclamaram da ausência de He-Man e o foco voltado prioritariamente para a jornada de uma personagem feminina – neste caso, Teela – algo, ao meu ver, substancial porque deu margem de aprofundamento a outras personagens que circulam por Etérnia, apresentando as consequências da batalha final entre He-Man e Esqueleto.

“Vejo pessoas dizendo ‘eles se livraram do He-Man’. Tipo, você realmente acha que a Mattel Television, que me contratou e me pagou dinheiro, quer fazer uma série de Mestres do Universo sem o He-Man? Cresça, cara!”, disse Smith à Variety. Ponto para ele e a equipe, que enxergaram novos rumos para a obra com reviravoltas dinâmicas que sacodem o status quo sem perder o brilho original e melhoram o contexto geral da obra.

Bons Personagens e um Universo Repleto de Camadas

A ideia de uma cebola com várias camadas remete diretamente a questões que norteiam várias facetas de algo, como é o caso de Mestres do Universo. Gosto bastante da ideia de um objeto da mídia servir ao propósito de apresentar mais do que um simples espetáculo e Mestres do Universo revela personagens que cresceram em seus arcos narrativos, aprofundando seus traumas, receios, limites e superações – o desenvolvimento em torno de Teela, por exemplo, denota grandes complexidades que a tornam mais do que mera parceira de lutas do He-Man, tornando-a uma grande protagonista.

Mestres do Universo Salvando Etérnia (2021) – O UltimatoPersonagens secundários bem desenvolvidos em Mestre do Universo Salvando Etérnia

Bem como Mentor, Feiticeira, Fera, Triclope, Gorpo, Maligna (Lena Headey numa dublagem marcante) e, principalmente, Esqueleto (galhofa e perigoso na dublagem de Mark Hammil), bem como outros que são recompensados com um background que delineia suas personalidades e senso moral.

Inclusive, há que se dizer, a expansão de Etérnia foi um grande adendo – os showrunners ampliaram os territórios eternianos com a criação de Pretérnia e Subtérnia, ambas revelando um mundo ainda mais denso, amplo e cheio de surpresas, uma jornada entre o céu e o inferno para resgatar a magia perdida.

Trilha Sonora e Animação que Modernizam a Jornada em Mestres do Universo Salvando Eternia

Todo material audiovisual de qualidade necessita de uma trilha sonora marcante e Mestres do Universo não deixa a desejar com sua épica sonoplastia garantindo empolgação desde o primeiro trailer – a clássica “Holding Out for a Hero”, de Bonnie Tyler, dá um frenesi só de ouvir. É o clássico misturado ao moderno numa embalagem revigorante!

Durante as cenas, agilidade e animação com algumas renderizações em 3D também surpreendem graças a empresa Powerhouse Animation Studios que fez, recentemente, Sangue de Zeus e Castlevania (ambos da Netflix). Prestando certa deferência ao visual de outrora e, ainda assim, melhorando os aspectos visuais, o desenho animado é rico em detalhes, cenários e lutas grandiosas.

Por fim…

Falar mais sobre Mestres do Universo Salvando Etérnia seria um baita spoiler e não queremos estragar a experiência daqueles que desejam se aventurar pelo universo de Etérnia. Aqui, no Ultimato do Bacon, todos que puderam assistir sentiram aquele gostinho de uma época mais inocente mas, ao mesmo tempo, enxergaram o potencial de crescimento e expansão do material apresentado.

Algo que, neste momento de revival com outras franquias do passado, possui vários acertos que fazem com que o programa torne-se relevante para os públicos de ontem e hoje através de novas narrativas que ultrapassam o viés do mero entretenimento. Os cinco episódios da primeira temporada englobam temas como magia vs. tecnologia, jornada do herói (aquela pegada de aventuras, árduas proezas, o bem contra o mal e sacrifícios tão bem desenvolvidos por Joseph Campbell em “O herói de mil faces”).

Mestres do Universo Salvando Etérnia (2021) – O UltimatoA ausência de He-Man foi sentida pelos fãs, porém, não chega a comprometer o espetáculo em Mestres do Universo Salvando Etérnia

Fez muito bem para Mestres do Universo trabalhar o coletivo e tirar o centro das atenções em He-Man, respeitou o passado e acrescentou novas camadas nesse universo emblemático. E que venha logo a 2ª temporada!

Não deixe de conferir nossas outras matérias sobre filmes de séries disponíveis nos serviços de Streaming clicando aqui

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: André ‘Brasuka” Roberto – @Comunicafic
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade