Ultimato do Bacon

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil

Em 25 de Abr de 2023 46 minutos de leitura
Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil Capa

Se você é fã de uma boa HQ de ficção científica, junte-se ao time da Ultimato do Bacon porque separamos as nossas HQs e Mangás favoritos de ficção científica que foram lançados no Brasil!

Nossa lista tem basicamente dois critérios: a HQ precisa ter sido publicada no Brasil e ela precisa ser de ficção científica (entendemos como sci-fi toda obra que lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia). Vale dizer que não tem uma ordenação específica nos títulos: gostamos bastante de todas as obras que selecionamos para a lista!

Lembre-se: a lista é feita com base em nosso gosto pessoal e se você sentiu falta de alguma HQ ou discorda, fale conosco nas nossas redes sociais – é sempre um prazer ouvir a opinião de nossos leitores!

Sem mais enrolação, vamos a lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil!

ATENÇÂO! Você pode adquirir as obras sugeridas nessa lista clicando aqui! 

Índice

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil

Transmetropolitan de Warren Ellis

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 1

O recluso repórter Spider Jerusalém volta a conviver na sociedade futurista de Transmetropolitan!

Tínhamos que abrir a lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil com a obra de Warren Ellis que é um verdadeiro “soco no estômago”. A HQ narra o retorno do até então recluso repórter Spider Jerusalem. O forçado retorno se dá por conta de um contrato que o obriga a retornar ao trabalho. 

De primeira a irreverência de Spider chama nossa atenção – seu cinismo e péssimos hábitos se destacam frente a suas outras “qualidades”. O interessante é que começamos a história vendo o protagonista como só mais um b@#!ca arrogante mas, conforme a história avança, descobrimos que ele é mais do que aparente e – apesar do que diz – é quem mais está preocupado com a sociedade e as pessoas ao seu redor.

Spider tem duas assistentes que o acompanham durante toda a saga de Transmetropolitan. As situações inusitadas, e pouco ortodoxas, que os três encaram juntos são um dos grandes atrativos da série. Entendo que as “assistentes nojentinhas” representam um pouco das nossas reações com o desenvolvimento na série.

Enquanto no começo tudo nos espanta e parece um pouco surreal, no final já estamos completamente envolvidos e cientes de que, no universo da série, tudo pode acontecer – fora o fato de ficarmos acostumados com os rompantes violentos e pouco tradicionais do “herói” da trama.

A HQ foi originalmente lançada nos EUA pelo extinto selo Vertigo da DC Comics e iniciou sua jornada em 1997. No Brasil a obra foi lançada completa pela Panini Comics entre 2010 e 2016. Foram 6 encadernados capa dura que compilaram todas as aventuras desse universo!

Quer saber mais sobre a obra? Confira nossa matéria Transmetropolitan – As Melhores Séries da Vertigo

Akira de Katsuhiro Otomo

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 2

Um dos mangás mais falados de todos os tempos tinha que marcar presença na lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica!

Sem exagero, podemos dizer que a obra de Katsuhiro Otomo é um marco nos mangás e na ficção científica em geral. A obra lançada em 1984 acompanha a jornada de Shotaro Kaneda, um estudante rebelde que comanda uma gangue de motoqueiros em uma Tokyo destruída após a 3ª Guerra Mundial – 38 anos após a bomba atômica jogada na guerra, os efeitos ainda são sentidos.

A vida de Kaneda e seus rebeldes amigos muda após Tetsuo, um dos integrantes do grupo e o melhor amigo de Kaneda, começar a apresentar poderes sobrenaturais. O governo se envolve e a trama começa a se mostrar complexa e densa. Tecnologia e distopia se misturam nessa obra que é simplesmente inesquecível!

O benefício desse mangá de Katsuhiro Otomo é que ele possui muitas camadas e os leitores que buscam apenas uma excelente história de ação vão se divertir tanto quanto aqueles que buscam interpretações mais profundas e detalhadas.

A obra foi recentemente relançada no Brasil na íntegra pela JBC em 06 lindos volumes com mais de 300 páginas cada!

Incal de Alejandro Jodorowsky e Moebius

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 3

Incal é considerada por muitos a melhor obra de ficção científica já feita nas HQs

Não dá para fugir do óbvio no começo da nossa lista de   e “Incal” de Alejandro Jodorowsky e Moebius é presença quase que obrigatória. Lançada originalmente em 1981 e 1988 na França, a HQ acompanha a história de John Difool, um detetive classe “R” que se mete em uma confusão após ter – acidentalmente – em suas mãos algo chamado Incal. A peça misteriosa logo se mostra um item de desejo de muitos e vemos a vida do detetive ser virada do avesso por conta disso.

Apesar de ser altamente complexa e filosófica, a HQ conta com uma ação intensa e contínua – que fica simplesmente deslumbrante no traço de Moebius. A complexidade da obra começa a aparecer quando o pássaro do detetive, o Deepo, engole o Incal e começa a filosofar e realizar pequenos milagres.

Ali fica claro que o tal item passa longe de ser apenas uma “tecnologia de ponta”. A narrativa escalona e envereda cada vez mais para o absurdo conforme novos personagens, como o Metabarão, aparecem na história.

A HQ foi relançada no Brasil pela editora Pipoca e Nanquim em três lindos e luxuosos volumes que compilam toda a história.

Ao contrário de Akira, “Incal” de Alejandro Jodorowsky e Moebius é uma leitura mais difícil e se você está na dúvida vale conferir nossa matéria Afinal, vale a pena ler O Incal (1980-1988)?

Saga de Brian K. Vaughan

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 4

A narrativa de Brian K. Vaughan é simplesmente apaixonante e viciante!

Lançada em 2012, “Saga” de Brian K. Vaughan conta com a arte de Fiona Staples e conta a história de dois pais que vivem um “amor intergalático proibido” e precisam fugir de tudo e de todos para que sua filha Hazel possa crescer e sobreviver. Alana e Marko estão de lados opostos de uma guerra milenar e o amor deles é simplesmente inaceitável – a pequena Hazel é enxergada como uma aberração que deve ser destruída.

O bacana de “Saga”, além da excelente arte e do ótimo ritmo narrativo, é que a história é narrada pela própria Hazel – que vai crescendo com o passar do tempo. Vemos a jovem sair de um bebê até alcançar fases mais conscientes e adultas da vida. 

Em Saga de Brian K Vaughan temos de tudo: naves vivas, fantasmas, ET´s com cabeça de TV e muito mais. Fora os fantásticos conceitos que a história traz, a narrativa é um dos grandes destaques. Sempre evoluindo e em movimento, ela deixa evidente a mudança de personalidade e a passagem de tempo – e é tudo extremamente crível.

É possível sentir a tensão em diversas decisões e no tom cinza da história. Os grandes vilões, o preconceito e a guerra, fazem vítimas dos dois lados e a história deixa claro, o tempo todo, que as coisas nem sempre são o que parecem.

A obra está sendo lançada no Brasil pela Devir e já conta com 10 edições. Se quiser saber mais sobre a obra, confira nossa matéria Porque Você Deve Ler Saga de Brian K. Vaughan?

Adagio de Felipe Cagno

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 5

A HQ Adagio de Felipe Cagno é a primeira obra nacional a figurar na nossa lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil

Originalmente lançada em 2018, Adagio é uma história completa e fechada de Felipe Cagno – o autor da série The Few And The Cursed. Ao lado dos ilustrados Sara Prado e Brão, o autor conta uma narrativa que se passa em um mundo onde os sonhos viraram uma espécie de reality show – eles são vistos por todos, moldados e podem ajudar a te dar popularidade e reconhecimento.

É no meio desse “admirável mundo novo” que somos apresentados a duas personagens principais da trama: Kaya e Pen. As jovens são duas estudantes que – como todos nesse universo – se relacionam com a rede de compartilhamento de sonhos – chamada de Adagio.

Kaya sonha em se tornar uma “dreamer” famosa e a história começa a ganhar contornos ainda mais interessantes quando a personagem descobre que tem pesadelos que não são “barrados” pelo sistema.

Drama familiar, adolescentes buscando seu “lugar no mundo” e muita tecnologia aparecem nessa HQ que tem potência para deixar o leitor reflexisivo! Ficou curioso e quer saber mais? Confira nossa matéria Adagio de Felipe Cagno – HQs Brasileiras

Tokyo Ghost de Rick Remender e Sean Murphy

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 6

Uma Los Angeles Futurista espera o leitor na HQ de Rick Remender e Sean Murphy

O futuro de Debbie e Led Dent é diferente do que já vimos em outras obras de ficção científica. Por mais que a ideia de um futuro no qual os homens são dependentes das máquinas e vivem longe do mundo real já tenha sido bem explorada em outras obras, a forma como ela é retratada e desenvolvida em “Tokyo Ghost” faz muita diferença. Aqui vemos os humanos serem dependentes de seus programas, feeds e transformações corporais e o gigante Led retrata bem isso: Ele mais parece um zumbi do que um ser humano comum.

No meio desse cenário futurista, a trama mostra os dois protagonistas se arriscando em uma última missão. A ideia é partir para Tokyo após esse último trabalho – a cidade japonesa é um local livre de tecnologia e o vício de Led é alarmante. As ótimas construções de personagens, junto aos flashbacks que explicam a história dos dois protagonistas, somam-se a mudanças de direção constante na história fazendo com que a HQ nunca caia na mesmice. Quando imaginamos que sabemos para onde Rick Remender está nos levando, temos um plot twist que muda tudo!

A HQ de Rick Remender e Sean Murphy começou a ser publicada pela Image em 2015. A obra chegou ao Brasil em uma bela edição capa dura da editora Darkside em 2019. 

Quer conhecer mais dessa HQ? Confira nossa matéria Conheça o mundo futurista de Tokyo Ghost

Monolith de Roberto Recchioni e Mauro Uzzeo

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 7

Sandra precisa salvar seu filho Carl que está preso dentro de carro futurista no deserto!

Vamos deixar um pouco de lado as grandes mudanças propostas pelas outras obras da lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil. A HQ italiana de Roberto Recchioni e Mauro Uzzeo (que foi lançada junto com um filme em 2017) conta a história de uma mãe desesperada que acaba prendendo seu filho dentro de um moderno carro futurista que mais parece um batmóvel ou um tanque de guerra.

A narrativa inteira é desesperadora e quanto mais a mãe tenta abrir o carro, mais vemos que ele possui recursos que o tornam praticamente impenetrável. Pessoalmente, adoro narrativas que nos propõem um olhar mais pessimista acerca das evoluções tecnológicas que parecem não ter fim. De todas as obras da nossa lista é – possivelmente – a mais intimista.

Quer saber mais sobre essa HQ que chegou ao Brasil em 2020 pelas mãos da Panini Comics? Confira nossa matéria Monolith de Roberto Recchioni e Mauro Uzzeo – O Ultimato

Projeto Manhattan de Jonathan Hickman

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 8

Sim, isso é Albert Einstein segura uma pistola na bela arte de Nick Pitarra! Sentiu o drama

A mente inventiva de Jonathan Hickman propõe uma HQ que é facilmente uma das mais loucas que já vi na minha vida. A obra mistura fatos históricos com uma ficção científica que trafega muito bem entre o fantástico e o absurdo. A HQ tem um potencial tremendo para encantar – se você estiver disposto a aceitar os absurdos que ela propõe.

A ideia por trás da HQ é relativamente simples: os maiores cientistas dos EUA se reúnem para criar a arma suprema: a bomba atômica. O que Hickman estabelece logo de começo é que a bomba é uma fachada e que existe muito mais no projeto do que isso.

Logo nos vemos envolvidos com realidades alternativas, invasões alienígenas, conspirações mundiais, sociedades secretas e muito mais. Não é a ideia que faz a HQ especial e sim o desenvolvimento dela. Tudo isso regado a muitos cientistas e personalidades famosas – como o Albert Einstein da curiosa imagem acima!

A obra começou a ser lançada em 2012 nos EUA pela Image Comics e foi lançada na íntegra no Brasil pela Devir em 6 edições coloridas e de capa cartão!

Mergulhe mais no universo da HQ com a nossa matéria Conheça Projeto Manhattan de Jonathan Hickman!

Kamandi de Jack Kirby

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 9

Jack Kirby cria uma ficção científica de primeira com o último menino vivo na Terra!

A nossa lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil tem espaço para clássicos, sim! E a obra de Jack Kirby para a DC Comics se encaixa e tem tudo que uma boa ficção científica tem a oferecer: ação, conceitos novos, tecnologia de ponta (ou não) e muito mistério.

Criado em 1972 por Kirby, o personagem é um jovem que habita um mundo diferente que é dominado por animais. Os humanos que ele encontra são normalmente seres sem capacidade de raciocínio e tendem a ser tratados como animais irracionais pelos novos mestres da Terra.

Essa é uma daquelas obras que envelheceu muito bem e por mais que a ação possa parecer simples e “pouco violenta” em alguns quadros, a realidade é que a jornada de Kamandi e os debates propostos continuam extremamente atuais. Nesse mundo os humanos (aparentemente) perderam sua capacidade de racional e a Terra – claramente destruída por uma guerra – vê macacos, leões, tigres e afins formarem sociedades que se digladiam constantemente. Não é como se muita coisa tivesse mudado, né?

Para os que quiserem se aventurar, a obra está foi publicada no Brasil completa pela Panini Comics em 06 volumes na coleção “Lendas do Universo DC Kamandi – Jack Kirby”. Se você quer conhecer mais antes de investir na compra da coleção, confira nossa matéria Vale a pena ler Kamandi de Jack Kirby?

Y O Último Homem de Brian K. Vaughan

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 10

Yorick Brown é o último homem da terra na HQ sensacional de Brian K. Vaughan

A série de Brian K. Vaughan é uma das mais famosas e mais lembradas séries da Vertigo, e não podia ficar de fora da nossa lista!

A narrativa acompanha o jovem Yorick Brown que passa a ser o último homem da Terra após um vírus dizimar todos os que possuem cromossomo Y. Yorick e seu macaco, o último animal macho da Terra, precisam andar por um mundo “pós apocalíptico” completamente diferente do que era antes para descobrir o mistério que rodeia sua sobrevivência – dele depende o destino reprodutor da raça humana.  Uma HQ magnética que tem um final explosivo. Reviravoltas, traições, debates e muita ação esperam o leitor nessa premiada historia!

A HQ, que começou sua caminhada nos EUA em 2002, foi lançada na íntegra no Brasil pela Panini Comics em dois formatos: uma coleção de capa cartão com 10 edições e uma coleção de capa dura com 5 edições.

Fruto Estranho de Mark Waid e J.G Jones

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 11

Fruto Estranho de Mark Waid e J.G Jones debate o racismo de um jeito que nunca vimos nos quadrinhos!

Ficção científica e uma dura realidade se misturam em uma HQ impressionante que é, nada mais nada menos, do que um “soco no estômago” do leitor. Fruto Estranho de Mark Waid e J.G Jones tem uma trama envolvente, veloz e visceral que vai te fazer refletir muito após a leitura.

Waid e J.G Jones acertam em cheio ao trazer uma história que se passa em 1927 na cidade de Chatterlee no Mississippi. A HQ mostra dois eventos ocorrendo ao mesmo tempo: uma devastadora enchente que tem ameaçado todas as pequenas cidades que beiram o famoso rio americano e o surgimento de um gigantesco e poderoso ser. O gigante poderia ser a resposta para os problemas da enchente se ele não tivesse uma característica que faz com que a maioria do povo da cidade passe a persegui-lo: ele é negro.

A HQ é impressionante desde a sua primeira sequência onde ela deixa escancarado que o preconceito e a intolerância são os grandes vilões da história (dúvido que essas primeiras 3 páginas não te causem um impacto muito forte!).É como se estivessemos assistindo ao surgimento do Superman negro que, infelizmente, foi trazido a um mundo que não aceita o que ele pode fazer por conta da sua cor. Premissa inteligente e execução impecável!

A HQ foi originalmente lançada em 2017 pela Boom Studios! com o nome “Strange Fruit” e chegou ao Brasil em uma bela edição capa dura da Mythos em 2018.

Saiba mais no review Fruto Estranho de Mark Waid e J.G Jones – O Ultimato

V de Vingança de Alan Moore e David Lloyd

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 12

A opressão e um sistema corrupto encontra seu grande opositor na figura do anti-herói V!

Falar de V de Vingança é “chover no molhado” e é inegável que a obra é uma das mais interessantes e influentes criações dos quadrinhos. E com isso Alan Moore chega a nossa lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil!

O autor criou uma obra icônica em 1988 que chegou até a ganhar um filme em 2005 protagonizado por Natalie Portman (o filme é, inclusive, melhor que a obra original na minha visão). A história se passa em um distópico futuro do Reino Unido e mostra um, assim chamado, terrorista que ataca de maneira impiedosa os políticos e o próprio status quo  do país.

Os motivos desse comportamento e o próprio ambiente político do país são a grande atração de uma HQ que parece não envelhecer – uma verdadeira obra prima de Moore.

A HQ originalmente lançada nos EUA em 1988 já foi publicada inúmeras vezes no Brasil e a edição mais fácil de ser encontrada é a capa dura da Panini Comics que reúne toda a minissérie de Moore.

Aniquilação de Keith Giffen

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 13

Nada melhor do que uma movimentada guerra espacial para agitar a lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil!

Keith Giffen aparece na nossa lista e ajuda a dar uma “quebrada” na sequência de histórias “cabeça” e cheias de reflexão. “Aniquilação” é o tipo de história movimentada e cheia de plot twists que deixa o leitor vidrado do começo ao fim!

A trama é relativamente simples mas se torna cada vez mais interessante à medida que Giffen faz um excelente desenvolvimento da história. O Aniquilador, personagem da Zona Negativa, decide invadir o Universo Marvel com uma onda e um exército tão poderoso que só poderia ser conhecido como Aniquilação.

A história já começa com a onda de Aniquilação destruindo toda a Tropa Nova e fazendo de Richard Rider seu único herdeiro e sobrevivente. A partir desse ponto o Aniquilador e seu exército estão soltos e destruindo tudo no Universo da Marvel. Isso sim é uma Guerra!

A HQ se desenvolve em várias frentes e sempre fazendo questão de nos lembrar que absolutamente tudo pode mudar em uma guerra – e que qualquer um pode morrer. A história acompanha Nova, Drax, Super Skrull e Ronan O Acusador em quatro grandes tramas que vão se cruzando e se unificando.. Podemos dizer que eles são os grandes protagonistas da HQ – cada um desempenhando um papel específico.

E o grande mistério é: Porque o Aniquilador resolveu invadir o universo Marvel agora?

A obra de 2006 pode ser encontrada no Omnibus da Panini Comics na íntegra e você pode saber mais sobre a obra no nosso review Aniquilação de Keith Giffen (2006) – Baú de HQs

A Saga Completa de Martha Washington de Miller e Gibbons

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 13

O futuro imaginado por Frank Miller e Dave Gibbons no universo de Martha Washington não é dos mais animadores.

Miller e Gibbons criam uma trama política cheia de tecnologias estranhas que levam a ganância humana para um novo patamar!

Martha Washington é uma jovem negra que cresce em um futuro onde as coisas não evoluíram muito. Ainda jovem, a personagem habita no Jardim, uma espécie de gueto de Chicago de onde os moradores de baixa renda não podem sair.

A personagem descobre que tem facilidade com computadores e – após uma sequência desafortunada de eventos – acaba parando em um Hospital Estadual Psiquiátrico. É após ser jogada nas ruas que Martha Washington decide se alistar na PAX – uma espécie de “exército americano que não se importa com o seu passado” que está travando uma guerra na Amazônia.

Paralelo a história da personagem principal na PAX, acompanhamos a queda do presidente Rexall e a ascensão de um novo governante. A narrativa evolui mostrando uma nova guerra civil americana – com estados defendendo o consumo de carne, outros defendendo a ditadura, outros defendendo a erradicação dos doentes e por aí vai – são incidentes e crises diversas e temos até uma “guerra amazônica”! Os antagonistas de Martha, que evolui muito no decorrer das três minisséries que compõem toda a sua jornada, vão desde os tradicionais políticos até inteligências artificiais!

Se você se animou com esse mundo doido construído por Miller em 1990, saiba que você pode encontrá-lo na íntegra na edição de 2021 da Devir. E se você quer saber mais sobre a obra confira nossa matéria Saga Completa de Martha Washington de Miller e Gibbons – O Ultimato

All You Need Is Kill de Hiroshi Sakurazaka

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 15

A obra de Hiroshi Sakurazaka é mais uma que traz um ritmo intenso em uma ficção científica de tirar o fôlego

O mangá publicado originalmente em 2004 no Japão é um ótimo exemplo de como conceitos de ficção científica podem ser usados em histórias de ação desenfreada!

Somos apresentados a Kiriya Keiji, um soldado novato que precisa lutar na grande guerra da humanidade contra os Mimics – seres que estão dizimando a raça humana. Os temidos antagonistas são poderosos e altamente mortais em combate. O jovem Keiji acorda suando frio em sua cama e sonhando que havia sido morto em combate. Rapidamente ele descobre que não foi um simples sonho e que o dia atual é exatamente igual ao que ele achou que tinha imaginado – confuso né?

Esse looping temporal sangrento só vai piorando à medida que Keiji tenta encontrar uma saída e vai mudando suas ações. Entra em cena a veterana de combates Rita Vrataski – a mais forte soldado da unidade americana. Eles descobrem que partilham um segredo em comum e que precisam encontrar uma saída para derrotar os Mimics e quebrar o looping temporal.

A trama é tão interessante que até virou um bom filme hollywoodiano chamado “No Limite do Amanhã” (2014) com Tom Cruise e Emily Blunt nos papéis principais. Foi nesse ano que a JBC trouxe o mangá para o Brasil!

Saiba mais na nossa matéria All You Need Is Kill (Ōru Yū Nīdo Izu Kiru) – O Ultimato

Ex Machina de Brian K. Vaughn

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 16

Brian K. Vaughn aparece mais uma vez na nossa lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Uma HQ herdada pela Vertigo da antiga Wildstorm chega a nossa lista! A HQ de Brian K. Vaughn acompanha a história de Mitchell Hundred.

Mitchell era um engenheiro comum até que ganhou poderes e se tornou o primeiro super-herói do mundo! Mas Mitchell cansou de aventuras que não fazem a diferença e decidiu concorrer à prefeitura de Nova York. A trama começa de verdade quando o ex-herói tem uma vitória esmagadora. Tramas, mistérios e situações inesperadas estão no caminho do herói/prefeito. Prepare-se para muitas reviravoltas e muita ação!

Lançada originalmente em 2004 e contando com 50 edições – tendo terminado em 2010 – Ex-Machina pode ser encontrada completa no Brasil na coleção capa cartão da Panini Comics (com 10 edições) ou na coleção capa dura.

De Volta para o Futuro de Bob Gale

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 17

Uma das franquias mais famosas do cinema ganhou uma série muito boa pela IDW!

Todos nós somos tomados pela nostalgia vez ou outra e a série “De Volta para o Futuro” da IDW escrita por Bob Gale (um dos responsáveis pela franquia sendo inclusive co-criador!) sabe se aproveitar muito bem desse sentimento.

A série da IDW traz diversas histórias curtas e de média duração que derivam das situações que foram criadas nos filmes. Temos histórias que explicam e aprofundam momentos que vimos na telona (como por exemplo, o motivo de vermos o Delorean dando problema após o “velho Biff” usá-lo) e outras que simplesmente criam narrativas e prerrogativas diferentes.

Em uma das edições, por exemplo, vemos McFly começar a questionar o quanto ele é real – afinal, ele vive em um mundo que não é o seu mundo original.. E isso é só para citar alguns exemplos!

A realidade é que a série da IDW, escrita por Bob Gale, é feita para os fãs do filme. Tudo é muito competente e se você ama a franquia (como esse que vos fala) vai entender sem muita dificuldade porque essas HQs estão na nossa lista! A série da IDW começou a ser lançada em 2015 e em 2017 começou a ser trazida pelo Brasil pela editora Geektopia.

Saiba mais na nossa matéria Conheça as HQs De Volta para o Futuro de Bob Gale na IDW

East Of West de Jonathan Hickman

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 18

Unindo ficção científica e faroeste, East of West é um dos melhores quadrinhos de Jonathan Hickman.

Misturando ficção científica e faroeste, “East of West ”  tem como cenário uma realidade que se assemelha a uma versão distópica da América do Norte. A história se passa no ano de 2064. Nessa realidade o continente é dividido em sete nações independentes após uma guerra civil – e é aí que “A Morte” abandona o cargo de “Cavaleiro do Apocalipse”!

Os líderes dessas nações, motivados por ambição e lealdade a um culto, conspiram para orquestrar o fim do mundo. Enquanto isso, os três Cavaleiros do Apocalipse remanescentes, agora encarnados como jovens adolescentes, também querem garantir que isto aconteça e tentam assassinar o presidente de uma das nações. Como é de praxe, Hickman coloca muitas peças no jogo e vai te explicando tudo no caminho. Aliás, a quantidade de personagens criados é absurda e você vai precisar de muita atenção mesmo!

Com seus gráficos já conhecidos, Hickman talvez faça a sua melhor construção de mundo nessa obra, além de um belo enigma para prender o leitor.

“East of West” foi originalmente lançado nos EUA em 2013 pela Image Comics e chegou ao Brasil em 2020 pelas mãos da Editora Devir que publicou a trama na íntegra em 06 volumes.

Lanterna Verde Terra Um de C.Bechko e G.Hardman

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 19

Sai de cena o clima de aventura de super-heróis costumeiro e entra o tenso e focado hard sci-fi

C.Bechko e G.Hardman transformam a origem do Lanterna Verde e entregam um clima mais pesado de ficção científica nessa história que merece lugar na nossa lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Harold Jordan é tripulante de um cargueiro da Ferris Galáctica em expedição mineradora e toma contato com uma nave desconhecida durante essa expedição. O tom aventuresco que os leitores do Lanterna Verde de Geoff Johns estão acostumados é abandonado por algo mais soturno e com um clima de maior suspense. E essa diferença na orientação da história é muito legal, principalmente para os leitores de longa data do personagem.

Depois que Hal consegue o anel de Lanterna Verde, a história toma contornos de space opera, num clima bastante inspirado em Star Wars e Planeta dos Macacos. Isso porque a Tropa não existe mais e o cosmo foi dominado..A jornada de Hal Jordan é de descoberta, luta e resistência contra a tirania vigente nessa HQ que puxa um lado mais sombrio que o de costume nas histórias do herói.

Lanterna Verde Terra Um foi originalmente lançado em 2018 e já conta com dois encadernados. A HQ chegou ao Brasil em 2020 pelas mãos da Panini Comics.

Saiba mais na matéria Conheça Lanterna Verde Terra Um de C.Bechko e G.Hardman

Tecnodreams de Isaque Sagara

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 20

O quadrinista brasileiro Isaque Sagara cria uma narrativa que mistura ficção científica e questões sociais no melhor estilo “Black Mirror”

Lançada em 2021 pela Editora Ultimato do Bacon, Tecnodreams é uma HQ que mistura questões sociais presentes no cotidiano do nosso país com uma tecnologia inovadora que promete mudar a vida dos seus usuários.

A narrativa acompanha a jornada de Cida, uma moradora de periferia que trabalha na casa de Viviane. O choque entre as duas realidades coloca em perspectiva os anseios e dilemas de cada uma das duas mulheres à medida em que a empresa Tecnodreams – sempre no pano de fundo da HQ – oferece uma visão de felicidade com sua revolucionária tecnologia de indução de sonhos… Orion-7.

Se você ficou curioso e gosta de histórias que misturam questões sociais com ficção saiba mais nessa matéria publicada no site Caverna do Caruso!

El Sueñero de Enrique Breccia

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 21

Ñato precisa salvar o futuro na HQ El Sueñero de Enrique Breccia

A HQ de Enrique Breccia é daquelas que ecoa na cabeça do leitor durante muito tempo. O protagonista e todas as aventuras propostas são simplesmente únicas!

A trama de Breccia começa nos apresentando um futuro distópico onde a humanidade padece de… tédio! O ano é 3.412 D.C e ficou conhecido como o “ano da peste sútil”. Após muito tempo, a humanidade encontrou a paz e até os guerreiros mais assíduos pela batalha, perderam o incentivo e a vontade de lutar. Parece bom certo?

Mas não é. Tão acostumada a guerra, a humanidade não sabia o que fazer com a paz e logo a “peste sútil” começou a dizimar a população – que não tinha forças para combater o ócio. Os sábios mais ilustres olharam para o passado e se inspiraram no Sirko Roman-Ho (você entendeu a referência, né?) para resolver o problema: eles decidem criar uma grande arena onde ferozes batalhas acontecerão! O problema? Ninguém mais tem ânimo de lutar.. e é aí que entra o protagonista: o mercenário chamado Ñato.

Ñato é convocado pelos sábios para viajar pelo tempo em busca de lutadores que possam ser atrações no Sirko que o futuro precisa para fugir do tédio. Primeira parada? Grécia antiga onde Ñato vai buscar o mitológico Minotauro.

As viagens do protagonista levam ele aos mais variados lugares: Inglaterra vitoriana, mares infestados de piratas e terras povoadas por lobisomens e inimigos Gorilas. Pode tudo em El Sueñero e nunca sabemos para onde Breccia nos levará em seguida.

Originalmente lançado em 8 capítulos na Argentina nos anos 80, a HQ ainda ganhou uma continuação feita 20 anos depois. Os capítulos originais – e a continuação – chegaram ao Brasil em 2021 em uma bela edição capa dura da Editora Trem Fantasma.

Quer saber mais? confira nosso review El Sueñero de Enrique Breccia – O Ultimato

Lilith de Luca Enoch

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 22

A cronoagente (viajante do tempo) é a última esperança da humanidade na HQ Lilith de Luca Enoch

Se você curte uma boa história de viagem no tempo, recheada de conceitos Sci-Fi, A HQ italiana Lilith de Luca Enoch é exatamente o que você precisa e não podia ficar de fora da nossa lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

A trama passeia por diversos momentos diferentes do tempo e acompanha uma personagem interessante, Lyca, que tem uma missão muito específica para cumprir em suas viagens de retorno ao passado. Como todo bom Sci-fi, o que está em jogo é o destino da humanidade: ela deve encontrar os portadores do vírus futurista e consciente que destruiu a humanidade no futuro forçando-a a viver escondida. Para ajudar a personagem, que é uma espécie de Exterminador do Futuro, ela conta com Escuro, um felino super poderoso que só pode ser visto por ela. Achar o portador, matá-lo (em um ritual bem específico) e partir para a próxima.. essa é a missão.

As tramas são recheadas de fatos históricos e é bacana vermos a personagem interagindo e modificando a história. Apesar de estar cumprindo uma missão, as atitudes dela têm consequências. Outros dois elementos que sempre causam burburinho nas histórias são o fato de Lilith sempre aparecer nua (Exterminador do Futuro, não disse?) – e saber usar a sexualidade para chamar atenção dos homens – e o fato de ela aparecer sem saber em que época está e sem falar a língua local (para corrigir isso, e ter seu companheiro felino, ela precisa achar o Miriápode, um inseto, que espera por ela no local).

O fumetti é publicado na Itália pela Sergio Bonelli Editore, teve seu primeiro volume publicado no Brasil em 2019 e o segundo em 2020 – ambos pela Red Dragon Publisher. Cada volume nacional reúne 3 volumes italianos.

Saiba mais na matéria O Universo Sci-Fi de Lilith de Luca Enoch

Juiz Dredd A Guerra dos Robôs (A saga de Me Chame de Kenneth) de John Wagner e Carlos Ezquerra

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 23

Juiz Dredd enfrenta uma revolução robótica já em suas primeiras aventuras!

Muitas são as histórias marcantes do Juiz Dredd que poderiam estar na nossa lista. Para representá-lo, escolhemos uma aventura que remete aos primórdios do personagem lá em 1977!

A saga de Me Chame de Kenneth ou A Guerra dos Robôs é uma história mais longa do personagem que mostra os humanos tendo que lidar com uma rebelião liderada por um robô facista que é fã de Hitler e conseguiu – de alguma forma – quebrar a regra número 1 da robótica: não machucar e matar humanos.

O tal robô, chamado Me Chame de Kenneth, é um vilão típico e branda com frequência a frase “morte aos carnudos”. A aparente simplicidade da história esconde um debate interessante: os robôs querem ser reconhecidos como seres com sentimentos e emoções (infelizmente escolhem o líder errado..). A trama de pouco mais de 40 páginas possui um ritmo intenso com muita ação e confrontos armados entre robôs e humanos! Sem dúvida, Me Chame de Kenneth é um vilão muito interessante.

A história da 1ª Guerra entre humanos e robôs foi publicada pelo Mythos no Brasil no encadernado Juiz Dredd Os Casos Completos vol.1

Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 24

Sequências angustiantes povoam as páginas da HQ Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet

A HQ espanhola Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet é considerada por muitos um dos grandes clássicos europeus da década de 80. Uma HQ adulta que se passa no futuro e trata de temas pesados como traição, assassinato, sexo e violência em grande escala.

É através dos olhos do tenente Dante que o leitor conhece mais sobre os esgotos de Metropol. Aprendemos que os esgotos são gigantescos e acabam sendo o último recurso de moradia de pessoas excluídas pela sociedade.

Também fica claro que é um local muito visado pelos criminosos por conta de sua extensão e de seus labirintos que acabam tornando uma fuga mais provável. Dante é acionado para responder a diversos tipos de chamados. Fugas de bandidos, sequestro, briga de gangues e, obviamente, avistamentos do lendário monstro Kraken.

As histórias sempre surpreendem por quebrar padrões (vale lembrar que estamos na década de 80): belas mulheres são foras da lei sem remorso ou piedade, comandantes e figuras de autoridade se corrompem, policiais admirados e respeitados podem não ser tão admiráveis quanto parecem e até o salário dos policiais é tema de debate direto ou indireto em 2 dos 19 contos!

Se interessou e quer conhecer mais sobre esse clássico? Confira nossa matéria Kraken de Antonio Segura e Jordi Bernet – O Ultimato

Surfista Prateado Parábola de Stan Lee e Moebius

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 25Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil 25

Dois gênios dos quadrinhos – Stan Lee e Moebius – se unem para contar uma história sobre fé cega e seus perigos!

Stan Lee e Moebius se unem nesse lendário álbum lançado pela Marvel Comics! O texto de Lee é incrivelmente poderoso e a arte de Moebius está magnífica – como sempre.

A HQ mostra Galactus retornando mais uma vez à Terra. Porém, ele não ataca os habitantes ou inicia a construção de sua torre. Pelo contrário, ele proclama para todo o mundo que o “poder e a majestade” são suas e que ele trouxe a nova era. Com estas simples palavras, Galactus leva milhares de pessoas a adotar uma nova religião em torno de si, chamando a atenção do evangelista falido Colton Candell.

O Surfista, preso em seu exílio na Terra, tenta compreender o que acontece ao seu redor. Ele não é humano e por isso não compreende a fé cega que estes depositam no vilão gigantesco e seu falso profeta Colton. Diversas HQs da Marvel já serviram para demonstrar os perigos da intolerância e o fanatismo, principalmente utilizando os X-Men e seu perigoso rival, o reverendo Stryker.

Entretanto aqui a análise não é apenas sobre o preconceito, mas sim sobre a necessidade de poder de algumas pessoas e o quanto elas estão dispostas a seguir cegamente.

Mesmo com a presença de dois figurões cósmicos, Parábola passa longe de ser uma HQ com ação desenfreada. Há conflito físico, mas ele passa longe de ser o foco do debate teórico que se dá entre os personagens. A história data do ano de 88 mas ainda se mostra assustadoramente atual.

A obra foi publicada no Brasil duas vezes e a forma mais fácil de encontrá-la é na edição de 2014 da Panini Comics.

Quer saber mais? Confira nossa matéria Surfista Prateado Parábola – Baú de HQs

QUAD de Ferigato, Schaal, Santos e Sanches

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil AB (3)

Capa do primeiro volume de QUAD: histórias fechadas, num universo maior.

Esta lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil não estaria completa se não falássemos do universo criado pelo grupo QUAD Comics, a série de HQs homônima de Eduardo Ferigato, Eduardo Schaal, Aluísio Santos e Diego Sanches. 

Com histórias e personagens criadas individualmente por cada um dos autores, o primeiro volume aborda tramas que parecem se situar no mesmo universo, embora esteja totalmente isoladas entre si. Leia mais sobre o primeiro QUAD aqui.

O interessante e, segundo os autores, não totalmente proposital a princípio, é que o universo começa a rumar para um caminho coeso entre as histórias a partir do segundo volume e Quad: Svalbard, dando uma sensação de grandiosidade naquele mundo distópico e bem estruturado.

ESP-Trent, um droide exorcista; Terah, uma mecânica e seu gato-híbrido Elvis; uma gangue de motoqueiros à lá Mad Max, liderados pelo Chefe; e o Capitão Lucas, astronauta à deriva, sobrevivente de um pouso forçado, eventualmente vão se encaixando no escopo do universo de QUAD para, aos poucos, nos situarmos mais neste planeta pós-apocalíptico em que segredos estão soterrados e “espíritos” parecem se apossar das carcaças de velhos dróides e maquinários sensientes.

Uma bela mistura entre o melhor do sci-fi – pitadas de Mad Max, Blade Runner, Ghost in the Shell e muito mais – com uma arte incrível e variada.

QUAD #1 a 4 e QUAD: Svalbard foram publicadas de maneira independente pelo grupo entre 2013 e 2018 e podem ser adquiridas diretamente aqui.

Cangaço Overdrive de Zé Wellington e Walter Geovani

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil AB (1)

O corpo de Cotiara é resgatado pelo bando de Lila.

A HQ Cangaço Overdrive está não somente nesta lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil como também na lista de Melhores HQs de Cangaço

Com uma trama que amarra de maneira brilhante o passado e o futuro do cangaceiro Cotiara e do seu arqui-inimigo Avelino, Zé Wellington usa diversos elementos futuristas, enquanto posiciona o enredo em um Ceará extremamente brasileiro e, ao mesmo tempo, surreal.

Certas coisas não mudam… enquanto outras são enriquecidas pela tecnologia e possibilidades. Na trama, a polícia é usada no futuro para garantir as vontades políticas do mercado, oprimindo a camada social mais baixa.

Um grupo de pessoas liderado por Lila, que mora na parte mais pobre da cidade e resiste aos ataques da polícia, consegue obter uma misteriosa carga… que se revela o corpo preservado do lendário cangaceiro Cotiara.

Trazido de volta à vida em um corpo modificado ciberneticamente, Cotiara passa então a ajudar o grupo, ao mesmo tempo em que busca vingança contra seu algoz – também trazido de volta à vida – o “macaco” Avelino.

A crítica completa desta fabulosa trama, desenhada por Walter Geovani, pode ser conferida aqui. E não deixe de conferir nosso papo com o autor em nosso canal no YouTube, aqui.

Cangaço Overdrive de Zé Wellington e Walter Geovani foi lançada em 2018 pela editora Draco e traz uma aventura completa em 70 páginas coloridas que mesclam o sertão brasileiro com um futuro distópico!

Penpengusa de Milena Azevedo e Rodrigo Xavier

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil AB (5)

O ambiente da revolução industrial pós-vitoriana dá o clima steampunk de Penpengusa.

Penpengusa de Milena Azevedo e Rodrigo Xavier é daquelas obras que não ficam devendo em nada para roteiros de filmes e séries e que mostram a força das HQs nacionais e é obrigatória em nossa lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Com uma elaborada organização social, em que a autora Milena Azevedo descreve a nova organização deste mundo distópico em que a revolução industrial tomou outros caminhos, podemos sentir ecos fortíssimos das obras de George Orwell e Philip K. Dick – em especial, 1984, O homem do Castelo Alto e Androides sonham com ovelhas elétricas? (Blade Runner).

Na trama, que se passa no ano 3050, acompanhamos Duluoz, um dos agentes da lei neste futuro da Terra que sofreu uma gigantesca reestruturação geopolítica. Membro da Corporação da Polícia, ele é empenhado em sua busca pelo correto, sempre seguindo as ordens e nunca questionando o caminho das coisas.

Até que uma situação sai do controle e, investigando a fundo os envolvidos, Duluoz se encontra em setores da cidade que nunca visitou… encarando uma realidade diferente daquela que sempre foi condicionado a viver.

Uma envolvente trama de investigação que pode transformar a vida de Duluoz… e a de todos a sua volta. Nossa crítica completa, ao longo de um belo papo com a autora, pode ser conferida aqui.

Penpengusa de Milena Azevedo e Rodrigo Xavier foi lançada em 2019 pela editora Zarabatana Books e traz uma aventura completa em 144 páginas preto e branco de puro steampunk!

Steampunk Ladies de Zé Wellington

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil AB (8)

O volume 2 de Steampunk Ladies: Choque do Futuro.

O universo de Steampunk Ladies foi criado por Zé Wellington já pensando em onde iria terminar a história. Conforme conversamos com o autor aqui, a ideia seria explorar um dos estilos punk em cada volume da saga deste grupo de mulheres que vai se modificando a cada edição.

Em Stempunk Ladies: Vingança a Vapor, temos uma aventura bastante autocontida e de formação das personagens Sue e Rabiosa, em busca de vingança contra Lady Delillah, que assassinou o pai de Sue, cientista, e roubou suas criações. Situada no Velho Oeste americano e totalmente steampunk, tem sua ação principal em torno de um assalto a uma locomotiva e estabelece o universo de maneira competente.

Já em Stempunk Ladies: Choque do Futuro, o grupo de mulheres da primeira edição segue a jornada de onde pararam, rumo à Inglaterra, o centro das invenções e deste mundo distópico. A mudança de cenário também abre caminho para novas personagens, um grupo de sufragistas que lutam contra o primeiro-ministro e seu governo totalitário. Com características de teslapunk, a HQ mostra a habilidade de Zé Wellington em mesclar os subgêneros deste tipo de sci-fi.

Vale dizer que Steampunk Ladies: Vingança a Vapor foi vencedora dos troféus HQMIX e Angelo Agostini e que os próximos capítulos deste universo ainda estão por vir… e, segundo o autor, em atompunk! Com certeza, uma das Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Stempunk Ladies: Vingança a Vapor de Zé Wellington e Di Amorim foi lançada em 2015 e Stempunk Ladies: Choque do Futuro de Zé Wellington com desenhos de Sara Prado, Wilton Santos e Leonardo Pinheiro, cores de Ellis Carlos, Ale Starling e Thyago Brandão e letras e grafismos de Deyvison Manes, foi lançada em 2019; ambas pela editora Draco e com aventuras completas em 72 páginas coloridas.

Escafandro: Miss Hyde de Luís Carlos Sousa e Rafael Dantas

Escafandro 5 Miss Hyde.indd

Alice Hyde encontra seu misterioso cliente: Frankenstein XXVIII, o conde de Wollstonecraft.

Uma das edições favoritas entre os leitores da revista Escafandro é a edição de Rafael Dantas e Luís Carlos Sousa, Miss Hyde. Misturando elementos da literatura vitoriana com ficção científica e space opera, os autores criaram um universo em que descendentes dos personagens de H.R.Haggard e Robert Louis Stevenson convivem com paragens evocadas das criações de George Lucas

Sua curiosidade, no entanto, prevalece e, ao descobrir que o cliente é o Conde de Wollstonecraft, Frankenstein XXVIII, descendente do monstro de Frankenstein original, a caçadora passa a suspeitar de que algo não vai bem…

A arte de Rafael Dantas é vibrante e cheia de detalhes, criando um universo rico e fascinante para a história se desenrolar e suas cores, ao lado de Bernardo Spengler, dão a sensação dos quadrinhos do auge de Jack Kirby, evocando o estilo setentista e oitentista das produções de Marvel e DC.

Escafandro: Miss Hyde de Luís Carlos Sousa e Rafael Dantas foi lançada em 2021 pela Ultimato do Bacon Editora com 36 páginas coloridas e história completa, e pode ser aquirida diretamente na lojinha, aqui. Uma nova aventura da personagem está prevista para este ano ainda.

Robocop versus Exterminador do Futuro de Frank Miller e Walt Simonson

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil AB (6)

A forma como Frank Miller trabalha ambas franquias de forma coesa e sem costuras faz desta uma das Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Robocop versus Exterminador do Futuro é uma minissérie em quadrinhos publicada em 1992 pela editora Dark Horse Comics, escrita por Frank Miller e ilustrada por Walt Simonson. Leia nossa crítica completa aqui.

A trama gira em torno de três exterminadores chegando do futuro em Detroit. A missão deles, no entanto, é proteger o Robocop de um soldado humano, enviado também do futuro para destruí-lo. 

No futuro, parte da tecnologia utilizada em salvar o policial Alex Murphy, serve como base para o surgimento da Skynet e para a destruição do mundo dos homens.

A história apresenta um universo futurista sombrio e distópico, onde a tecnologia avançada está no centro de tudo, e os personagens são apresentados de forma intensa e violenta. A narrativa de Frank Miller é repleta de ação e diálogos sarcásticos, enquanto a arte de Walt Simonson é extremamente detalhada e bem executada.

A premissa de Miller é tão bem elaborada que a história funcionaria como um desfecho para ambas as franquias, de maneira plausível em ambos os cânones. E se encaixaria como uma trama paralela à narrativa principal de O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day, 1992).

A aventura mescla de maneira muito equilibrada os dois universos e é possível acompanhar as crises existenciais, típicas de Murphy em sua condição cibernética como Robocop. Só que aqui, a natureza implacável do ciborgue é confrontada por inimigos tão formidáveis quanto ele. 

A obra foi publicada no Brasil pela editora Abril em 1999 em uma minisserie em 4 edições e segue até hoje sem republicação.

Neon Genesis Evangelion de Yoshiyuki Sadamoto

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil AB (2)

Neon Genesis Evangelion: eu não entendi, você não entedeu, eles não entenderam… mas é indispensável mesmo assim. Uma das Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

O mangá clássico de Neon Genesis Evangelion de Yoshiyuki Sadamoto é imprescindível nesta lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Série de mangá considerada icônica e extremamente influente no gênero, conta a história de um adolescente chamado Shinji Ikari, que é convocado para pilotar um mecha chamado Evangelion para lutar contra seres conhecidos como “Anjos”. 

Desde o chamado Terceiro Impacto, a Terra se vê alvo de ataques destes seres que parecem surgir sem um propósito definido. A história se passa em um futuro pós-apocalíptico e apresenta uma narrativa complexa, com temas profundos como psicologia, filosofia e religião.

A série se destaca por sua animação impressionante, personagens bem desenvolvidos e uma trama emocionante que mantém os leitores grudados até o fim.

A obra foi originalmente lançada no Japão em 1994 e finalizada somente 20 anos depois, após hiatos e mudanças. 

Embora tenha sido a base de inspiração, no início, para a série de anime que se tornou sucesso em todo o mundo, ela segue um caminho diferente em alguns pontos da história e pode ser facilmente considerada de mais fácil assimilação pelos leitores do que sua irmã animada – e, considerada por muitos, com um final mais satisfatório.

No Brasil, o mangá foi publicado pela editora Conrad de maneira incompleta entre 2001 e 2007 em 20 volumes. Entre 2010 e 2014 a JBC, em uma atitude editorial aplaudível, finalizou a coleção com o mesmo projeto gráfico da Conrad, publicando as edições #21 a 28. Ao mesmo tempo, lançou a Edição Especial, com toda a saga em 14 edições em formato tankobon.

A saga ainda conta com outras obras em mangá derivadas, entre elas Neon Genesis Evangelion The Iron Maiden 2nd de Fumino Hayashi, que foca na dinâmica entre algumas personagens, porém totalmente dispensável para o entendimento da obra principal.

Cowboy Bebop de Hajime Yadate e Yutaka Nanten

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil AB (1)

Spike, típico protagonista noir, o astro de Cowboy Bebop.

Cowboy Bebop é uma série em mangá que acompanha a história de Spike Spiegel e Jet Black, dois caçadores de recompensas que viajam pelo espaço em busca de criminosos procurados.

A história se passa em um futuro não muito distante, no ano de 2071 onde as viagens hiperespaciais são possíveis graças aos “portões” de dobra; e apresenta um mundo interplanetário – Marte, a nova base humana após a tragédia de 2021 – cheio de personagens excêntricos e perigosos. 

Lançada em paralelo com o anime do qual se derivou, ela apresenta um estilo de arte único, com uma mistura de elementos de ficção científica, western, noir e pulp

Ainda que fique devendo para a obra-prima que é seu anime, com uma trilha sonora jazzística que é um dos pontos altos da obra, o mangá mantém o clima das aventuras da turma a bordo da nave Bebop com o Corgi superinteligente Ein, a garota Ed e a trapaceira Faye Valentine.

Sem uma trama específica entre os volumes, o mangá é rechedo de ação e missões na linha do anime: piadinhas e gags visuais, personagens estilosos e manobras incríveis; situações inusitadas no melhor estilo tarantinesco e a definição do que é ser cool ao ser um mercenário à margem da lei. Definitivamente, uma das Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Curiosidade: uma primeira obra, Cowboy Bebop: Shooting Star de Cain Kuga, chegou a ser publicada em dois volumes, antes mesmo do anime em 1997, apesar de ter sido produzida posteriormente aos primeiros episódios. Permanece inédita no Brasil e traz uma versão alternativa de alguns episódios da série.

Cowboy Bebop foi originalmente lançado no Japão entre 1998 e 2000. No Brasil, o mangá foi publicado pela editora JBC em 2004 em seis volumes.

Gunnm: Hyper Future Vison de Yukito Kishiro

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil AB (2)

Ido encontra os restos de uma ciborgue: de onde veio Gally?

Gunnm: Hyper Future Vison, também conhecido como Battle Angel Alita, como a obra foi batizada nos EUA, é um mangá que se passa em um mundo pós-apocalíptico em que a cidade flutuante de Zalem domina sobre a cidade infernal de Kuzutetsu (alguém aí lembrou do filme Elysium de 2013?).

Leia nossa matéria completa aqui.

A história segue uma ciborgue chamada Gally, que é encontrada em um depósito de lixo e reativada pelo cientista e caçador de recompensas Daisuke Ido. A desconhecida ciborgue passa a manifestar habilidades incríveis de combate, o faz de Gally uma excelente caçadora de recompensas no auxílio a Ido.

Quando lampejos de uma memória antiga começam a surgir, Gally se envolve em uma série de lutas, combates e competições na Arena, buscando descobrir sua verdadeira identidade, ao mesmo tempo que passa a ser atacada por outros caçadores. 

A obra apresenta uma trama emocionante com temas de transhumanismo, amor e identidade, além de um universo detalhado e um estilo de arte distinto. 

Ao longo da trama, reviravoltas apresentam uma cruel realidade sobre a abastada e proibida cidade de Zalem e a constante referência de músicas e clássicos do rock progressivo, fazem desta uma das Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Gunnm: Hyper Future Vison foi originalmente publicado no Japão entre 1990 e 1995 e foi parcialmente adaptado em um filme live-action, Alita: Anjo de Combate em 2019. 

No Brasil, o mangá foi publicado numa edição não-licenciada pela Opera Graphica em 2002, incompleta (apesar da informação na capa constar como obra completa).

Oficialmente, saiu pela editora JBC em formatinho em 18 edições entre 2003 e 2004. Entre 2017 e 2018 ganhou versão em formato tankobon, em quatro edições, também pela JBC que publicou sua continuação, Gunnm: Last Order em 12 edições entre 2019 e 2021.

Matrix Comics de vários autores

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil AB (1)

Uma cena de uma das HQs, desenhada por Geoff Darrow.

Matrix Comics é uma coletânea de quadrinhos ambientada no universo de Matrix, apresentando uma série de histórias que exploram diferentes personagens e eventos que ocorrem no mundo fictício criado pelas Wachowski. 

Sem dúvida uma das Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil, ela fez parte do projeto multimidiático que envolveu animação (Animatrix, 2003), jogos de videogame (Enter the Matrix, 2003 e The Matrix: Path of Neo, 2005), o site oficial da franquia, o MMORPG The Matrix Online e muito mais.

As histórias variam em estilo e tom, mas todas elas abordam temas como liberdade, escolha e realidade, tão presentes na quadrilogia de filmes. Alguns dos personagens icônicos da franquia, como Neo, Morpheus e Trinity, são apresentados em novas situações e desafios, enquanto outros personagens menos conhecidos recebem destaque.

Se uma HQ trata da infância de Morpheus, recém libertado da Matrix e chegando em Zion, aprendendo sobre a alimentação e o quanto é raro o trigo hidropônico que ali cultivando, justificando o “Dia do Pão” (uma espécie de Natal para os humanos desta realidade), na outra acompanhamos uma pessoa, na Matrix, que começa a ter lapsos de memória e acordar em lugares diferentes para então descobrir que cada lapso corresponde às vezes em que o personagem foi “possuído” por um Agente.

Uma expansão interessantíssima das possibilidades que este universo apresenta, explorada de forma extremamente hábil e inusitada a cada história… incluindo a arte.

Os quadrinhos apresentam artes com traços que variam de realistas a mais estilizados e expressivos. Entre os criadores figuram nomes como Geoff Darrow, Bill Sienkiewickz, Neil Gaiman, Dave Gibbons e muitos outros.

Publicada originalmente no site oficial como webcomics em três séries em 1999 (series 1); 2000 – 2001 (series 2) e 2003 (series 3), ganhou uma versão encadernada Matrix Comics – volume 1  com parte do material em 2003 e o volume 2 em 2004, nos EUA, sendo que algumas HQs ficaram somente no material online.

Em 2023, a Burlyman Entertainment lançou The Matrix Comics: 20th Anniversary Edition com o material pela primeira vez completo em mais de 400 páginas. 

No Brasil, Matrix Comics: Volume Um foi publicado em 2009 pela Panini, com apenas 12 histórias de todo o material existente, em uma edição similiar ao volume 1 americano.

Ronin de Frank Miller

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil AB (7)

Narrativa visual precursora de Frank Miller em Ronin.

Publicada originalmente em 1983, Ronin é uma obra única e inovadora que mescla elementos de ficção científica, fantasia e filosofia oriental. A trama acompanha a história de um samurai do Japão feudal que falha em proteger seu senhor, Lorde Ozaki, morto pelo demônio Agat. Sem mestre, o jovem se torna um ronin que busca vingança por seu senhor. 

Ao confrontar o demônio, o jovem consegue desferir um golpe mortal no demônio, sendo então amaldiçoado por ele e o espírito de ambos, aprisionado em sua espada. 

Quase um milênio depois, em uma Nova York pos-apocalíptica, o Complexo Aquarius, coração da Corporação Aquarius desenvolve pesquisas de biotecnologia. Um jovem chamado Billy Challas, nascido sem os membros, é usado como piloto de teste para próteses biotecnológicas.

Billy então passa a ter sonhos com o ronin e Agat, o demônio… e é aí que a história toma um rumo inimaginável, mesclando ficção científica com magia e poderes ancestrais; realidade virtual e espiritualidade.

A narrativa é marcada pela intercalação de cenas do passado e do presente, criando um efeito de espelho e reflexão que ressalta os temas da obra, como a busca pelo sentido da vida, a dualidade do bem e do mal e a transcendência.

O estilo de arte de Frank Miller é caracterizado pelo uso de contrastes fortes, composições dinâmicas e enquadramentos inovadores, especialmente para a época, sendo um marco dos quadrinhos e indispensável em uma lista das Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil e digna das Melhores Obras de Frank Miller.

Ronin foi publicada originalmente em 1983 – 1984 como minisserie de 6 edições nos EUA. 

No Brasil saiu pela editora Abril em minisserie de 6 edições em 1988; pela Opera Graphica em 3 edições em 2003; e finalmente em edição definitiva de luxo, capa dura, pela Panini em 2016. Confira um comparativo entre as edições aqui.

Hard Boiled: à queima roupa de Frank Miller e Geoff Darrow

Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já Publicados no Brasil AB (3)

O traço exuberante de Geoff Darrow em Hard-Boiled: sci-fi pura!

Em uma Los Angeles distópica, o contador chamado Nixon passa por uma experiência fisicamente traumática após cobrar um de seus credores. Após extensas cirurgias, acorda em casa acreditando que tudo aquilo não passou de um sonho.

Nos dias posteriores, começa a ter lapsos de memória e parecer não saber quem é realmente… até que, em uma situação que envolve uma explosão, descobre ser um ciborgue, com a pele apenas recobrindo suas partes metálicas.

Com tecnologia altamente avançada, o homem que acreditava ser humano começa a descobrir a verdade sobre si mesmo, se rebelando contra seus criadores e se torna o líder de uma revolução robótica contra a humanidade. 

De ação intensa e estonteante – mérito do traço hiperdetalhista de Geoff Darrow, com cenas cheias de elementos e texturas – Hard Boiled: à queima roupa apresenta um mundo sombrio e futurista, com cidades superlotadas e tecnologia avançada. 

Espere uma HQ do auge da narrativa de Frank Miller, repleta de diálogos sarcásticos e irônicos, digna da lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil e das Melhores Obras de Frank Miller. 

Hard Boiled: à queima roupa foi publicada como minisserie em três edições entre 1990 e 1992 nos EUA pela Dark Horse. 

No Brasil, a editora Atitude lançou dois dos três volumes prometidos em 1999, deixando a coleção incompleta. Em 2008, ganhou edição completa em capa cartão pela editora Devir, permanecendo sem republicação até hoje.

Blade Runner 2019 de Michael Green, Mike Johnson e Andres Guinaldo

Ash, uma blade runner: bem-vindo de volta a Los Angeles, 2019.

Blade Runner 2019 é uma adaptação em quadrinhos da franquia Blade Runner, criada na literatura por Philip K. Dick no livro Androides sonham com ovelhas elétricas?. 

Escrita por Michael Green e Mike Johnson, com arte de Andres Guinaldo, é ambientada em Los Angeles no ano de 2019, seguindo diretamente os eventos do primeiro filme.

Na trama, acompanhamos a história de Ash, uma blade runner (caçadora de androides) que trabalha em um caso que envolve uma corrida contra o tempo: o desaparecimento da esposa e filha de um famoso bilionário.

Os principais suspeitos do desaparecimento são replicantes renegados… e Ash não poupa esforços para encontrá-los. A HQ apresenta um enredo empolgante, especialmente aos fãs do primeiro filme – uma vez que consegue com muita qualidade evocar o clima do longa, seu senso de urgência e ação.

A obra também explora com bastante destreza a relação entre humanos e replicantes, e as implicações éticas e morais envolvidas na criação de seres artificiais. Na arte, Guinaldo apresenta um cuidado com os detalhes e uma certa mescla entre o traço “clássico” do sci-fi (como Moebius e Geoff Darrow, por exemplo) e uma leve inclinação ao mangá, dando um sabor extra ao material, capturando perfeitamente a atmosfera sombria e futurista do universo de Blade Runner.

Blade Runner 2019 é uma excelente opção para os fãs da franquia, além de ser uma ótima introdução para quem ainda não conhece esse universo fascinante, garantindo seu lugar na lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Publicada nos EUA entre 2019 e 2020 pela Titan Comics em 12 edições e mais um especial do Free Comic Book Day, chegou ao Brasil pela Excelsior, selo de quadrinhos da Book One editora, em três edições capa dura: Blade Runner 2019: Los Angeles e Blade Runner 2019: Off-World, ambos em 2020; e Blade Runner 2019: De volta para casa em 2022.

Star Trek/Planeta dos Macacos: A diretiva primata de Scott e David Tipton, e Rachael Stott

Kirk e Taylor discutem sobre a diretiva primária: antagonismos.

Tá aí um encontro em que a chance de sair uma aberração era grande, apesar do potencial virtualmente infinito de ambas franquias de render excelentes histórias.

Felizmente, Star Trek/Planeta dos Macacos: A diretiva primata não é o caso de uma aberração e sim de uma das Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil. 

A história, escrita pelos irmãos Scott e David Tipton, narra eventos passados com a tripulação da série clássica de Star Trek – Kirk, Spock, Scotty – em sua encarnação original.

Na trama, a tripulação a bordo da Enterprise é enviada através de um portal gerado por começa um dispositivo temporal Klingon, enquanto investigam rumores de que o império se prepara para a guerra.

Assim, são tranportados à era dos símios, momentos depois da fatídica visão de Taylor (o astronauta do filme original de 1968 vivido por Charlton Heston) da estátua da Liberdade. Dado o encontro, a tripulação da Enterprise entra em conflito com Taylor, que pede ajuda para se livrar dos símios – algo proibido pela Diretiva Primátia da Federação dos Planetas Unidos.

A habilidade dos irmãos no roteiro em situar o crossover entre o primeiro e o segundo filmes originais de O Planeta dos Macacos agrega em muito para que a história se sustente em ambas as franquias.

A arte de Rachael Stott também ajuda muito, dando feições aos personagens similares às dos atores que conhecemos nos filmes e séries, reforçando a sensação de familiaridade.

Publicada entre 2014 e 2015 pela IDW e BOOM! Studios em 5 edições, Star Trek/Planeta dos Macacos: A diretiva primata saiu no Brasil pelo selo Geektopia da editora Novo Século em 2017 em uma edição única encadernada e é uma das Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Valerian de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières

Han Solo e Leia na Millenium Falcon… ops, franquia errada!

Valerian é uma série de histórias em quadrinhos de ficção científica criada pelo roteirista Pierre Christin e pelo ilustrador Jean-Claude Mézières, publicada originalmente na revista Pilote, na França, a partir de 1967. 

Uma das mais antigas séries da França, acompanha as aventuras de Valérian, um agente do espaço-tempo, e sua companheira Laureline, que viajam pelo universo realizando missões em nome do governo galáctico. 

As histórias se destacam por sua abordagem inovadora em relação ao gênero de ficção científica, combinando elementos de ação, aventura, romance e humor e indo para o caminho da space opera

Cada edição encadernada corresponde a cerca de três dos 23 álbuns originais de Valérian e Laureline, com algumas histórias fechadas em si, mas que compreendem um cânone maior dos aventureiros espaço-temporais.

Seja indo atrás de vilões que querem retornar para a Idade Média para criar monstros aterradores e trazer de volta ao século XXVIII, seja visitando os anos 80 ainda em perseguição ou visitando uma realidade distópica de nosso planeta, Laureline e Valérian encaram situações em que a metáfora da ficção científica funciona como crítica social e moral, levando a questionamentos interessantes por parte dos leitores… ou somente pura diversão.

A arte é também um fator agregador, em especial após algumas das primeiras aventuras, criando designs e cenários que foram extremamente influentes na cultura do gênero até hoje, tendo inspirado diversas obras da cultura pop, como Star Wars e O Quinto Elemento, por exemplo.

Em 2017 ganhou uma versão cinematográfica intitulada Valerian e a Cidade dos Mil Planetas – confira nossa crítica aqui, dirigida por Luc Besson.

Apesar de estar nesta lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil, Valerian não foi publicada integralmente por aqui.

A SESI-SP editora lançou entre 2017 e 2019 apenas 5 dos 7 álbuns integrais franceses da franquia. Uma pena.

The Ghost in the Shell de Masamune Shirow

A Major em ação: influência em diversos produtos da cultura pop.

Uma das mais influentes obras de ficção científica de todos os tempos, The Ghost in the Shell foi criada por Masamune Shirow e publicada no Japão entre 1989 e 1991. 

Ganhou uma versão em anime em 1995 que, no Brasil, foi batizada de O Fantasma do Futuro, além de uma continuação em 2004 e outra em 2015. Em 2017 o filme live-action A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell também viu a luz do dia, sendo no entanto duramente criticado.

Ainda que seu anime tenha mais fãs do que o mangá original, é inegável que a história da Major Motoko Kusanagi, ou simplesmente Major, tem qualidades incomparáveis, tanto em sua narrativa quanto em sua forma enciclopédica de registrar os detalhes de equipamentos e armamentos – o que talvez torne a leitura cansativa para leitores mais atuais.

A trama se passa em um futuro distópico em que a tecnologia avançou a ponto de permitir a criação de ciborgues e pele sintética, bem como de implantes neurais e melhorias biocibernéticas.

A Major, principal ativo da Seção 9, uma divisão de contraterrorismo, está no encalço do Mestre dos Fantoches, cabeça de uma série de crimes cibernéticos. À medida em que se envolve, mais e mais com o “fantasma na máquina”, a Major se questiona sobre permanência, espiritualidade, existência e autoconsciência… o quão vivo está um ser dotado apenas de inteligência artificial?

A história explora temas como identidade, consciência, livre-arbítrio e a relação entre humanos e tecnologia, algo intrínseco às boas ficções científicas e o traço detalhista reforça a qualidade da obra e seus designs.

Influenciada por diversas obras anteriores a ela, como Akira, Blade Runner e Neuromancer, influenciou por sua vez obras posteriores como Carbono Alterado, Matrix e outros.

No Brasil, foi publicada em 2016 em volume único pela JBC que publicou também suas sequências Ghost in the Shell 1.5: Human-Error Processor em 2019 e Ghost in the Shell 2.0: Man Machine Interface em 2017.

Super-Homem versus Aliens de Dan Jurgens

Superman (na época era Super-Homem…) encontra o xenomorfo: primeiro round!

O encontro entre os xenomorfos e o Superman foi lançado em parceria entre a Dark Horse e a DC Comics, laçado em 3 edições nos EUA em 1995. Confira aqui nossa crítica completa em vídeo!

Escrita e desenha por Dan Jurgens, com arte-final de Kevin Nowlan, a história apresenta um Superman logo após seu retorno da morte nos anos 90, de cabelos compridos e reenergizado. 

Na trama, a Lexcorp intercepta um pedido de socorro vindo de um asteróide que parece conter vida… em kriptonês. Lois Lane é chamada para cobrir o caso e o Superman parte para investigar a origem da transmissão. 

Dada a distância do tal asteróide do sol amarelo de nosso sistema, o Super chega por lá já um tanto enfraquecido… se deparando logo de cara com ovos e um xenomorfo adulto. 

A trama engrossa ainda mais quando uma das sobreviventes parece falar kriptoniano… e o Superman manda uma nave, por piloto automático, de volta para a estação espacial da Lexcorp, sem saber que o astronauta incosciente foi impreganado por um facehugger

Vou repetir algo que tenho escrito em todos os crossover desta lista… que a maestria de Jurgens em posicionar a história de maneira coerente e convincente em ambas franquias, faz desta uma das Melhores HQs do Superman – veja lista aqui – e também uma das Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Estaria o Super na cidade de Argo? Seria a sobrevivente kriptoniana sua prima Kara Zor-El? Conseguirá o Super sobreviver aos xenomorfos com sua crescente perda de poderes em função da distância do sol amarelo?

A ação é intensa, reforçada pelas belíssimas splash pages de Jurgens em seu auge dos anos 90… enquanto a tensão do roteiro segue comparável ao filme original de Alien – O oitavo passageiro (1979)… e tudo o que ecoa na memória do leitor que tenha visto o filme é: no espaço, ninguém pode te ouvir gritar…

Super-Homem versus Aliens foi lançada no Brasil em 1997 em 3 edições similares às americanas pela editora Abril e seguem até hoje sem republicação.

Star Wars: A guerra nas estrelas de George Lucas, J.W. Rinzler e Mike Mayhew

Um Luke “Kenobi” e um Han Solo “Monstro do Pântano”: bota muito, muito distante nisso!

Você com certeza já ouviu falar da HQ que adapta o roteiro original escrito por Lucas em 1974 para o filme Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, antes de passar por diversas revisões e reescritas.

O trabalho de adaptação ficou nas mãos de J. W. Rinzler e as soberbas ilustrações ficaram por conta de Mike Mayhew, que continua fazendo capas variantes de títulos atuais e canônicos dos quadrinhos de Star Wars pela Marvel.

The Star Wars (título original) foi lançada como minissérie em 8 edições, publicada em 2013 pela Dark Horse nos EUA e trazendo mudanças significativas – embora outras, nem tanto – para a saga inicial da franqui Star Wars.

Sim, temos uma princesa Leia em apuros que pede ajuda para seus dróides. Temos Jedi e Sith. Um império e uma Aliança Rebelde. Porém a dinâmica entre alguns personagens é totalmente diversa…

Darth Vader é um cruel e impiedoso general do Império – quase um Tarkin ou um Thrawn -, mas sem ligação com o Sith. Já o lorde Valorum, esse sim um Cavaleiro Sith, é um hábil espadachim laser (não, não são sabres de luz).

Entre os protagonistas, temos Annikin Starkiller, filho de Kane Starkiller… Cavaleiro Jedi que é hoje meio homem, meio máquina, e que busca em Luke Skywalker um mentor para seu filho. 

Quer saber mais sobre esta HQ, leia nossa matéria completa aqui!

Apesar das diversas diferenças, este é o único registro – para além do roteiro original – deste embrião de uma das maiores space operas de todos os tempos e, portanto, merece estar na lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

No Brasil, ela ganhou o título de Star Wars – A Guerra Nas Estrelas e foi publicada em duas partes de capa brochura em 2015, ganhando uma versão única em capa dura em 2017 pela Panini.

Astronauta: Magnetar de Danilo Beyruth

As graphic MSP, que reinventam personagens clássicos de Maurício de Sousa: desafio editorial.

Escrita e desenhada por Danilo Beyruth e publicada pela Panini em 2012 em versões em capa dura e capa cartão, Astronauta: Magnetar – leia nossa crítica completa aqui – é uma das Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil e também figurou em nossa lista de Melhores HQs brasileiras.

A trama segue o astronauta brasileiro Astronauta Pereira após uma convocação da BRASA (Brasileiros Astronautas) para uma missão de resgate espacial para investigar um magnetar. Durante a missão, a nave é danificada por um comportamente errático do magnetar e Astronauta precisa encontrar um meio de escapar de seu “naufrágio espacial” antes que seja tarde demais. 

O isolamento forçado de Astronauta no espaço é um convite muito bem-feito por Beyruth a explorar a solidão, o autoconhecimento, a exploração do desconhecido, a resiliência e sobrevivência – realizado de forma magistral e evocando grandes clássicos da ficção científica.

A história é uma das mais aclamadas do personagem Astronauta e está sendo adaptada para uma animação em curta-metragem, Astronauta: Propulsão, a ser lançada ainda em 2023 pela HBO Max.

O Exterminador do Futuro 2029 – 1984 de Zack Whedon e Andy MacDonald

Exterminador-do-Futuro-2029-Ben-Chega-em-1984

Ben chega ao ano de 1984 com a missão de resgatar Kyle Reese e acabar com a Skynet.

O Exterminador do Futuro 2029 – 1984 é uma HQ lançada originalmente pela Dark Horse em junho de 2011 sob o título de The Terminator: 2029 to 1984. Foi publicada no Brasil em 2015 pela HQM em formato de capa cartão, em uma edição bem bacana.

Escrita por Zack Whedon e ilustrada por Andy MacDonald, ela acompanha Kyle Reese em sua luta contra as máquinas e a Skynet no ano de 2029, como fiel combatente da Resistência sob a liderança de John Connor, antes de ser enviado ao passado para proteger Sarah Connor.

A seu lado, Ben e sua namorada Paige estão em uma campanha em uma das instalações da Skynet quando libertam um senhor que alega estar preso ali por 45 anos. Em um momento a sós com Ben, o velho revela ser Kyle Reese. Porém, ele é o Kyle de O Exterminador do Futuro, que após ser enviado ao passado e ter lutado contra o T-800, foi aprisionado pelo exército estadunidense.

Torturado, o velho Kyle passou dos interrogatórios realizados por pessoas do governo a interrogatórios feitos por máquinas da Skynet após o Dia do Julgamento, sobrevivendo até os dias da Resistência quando sua versão mais nova está pronta para saltar ao passado.

Com uma pista sólida sobre os humanos que ajudaram na criação da Skynet, o Kyle velho pede a Ben que volte a 1984, liberte-o e, juntos, tentem acabar com as máquinas antes da fatídica ativação.

Não deixe de conferir mais sobre esta incrível HQ em nossa matéria completa aqui.

O enredo é vibrante e no mesmo clima que encontramos nos filmes originais da franquia, garantindo a ela um lugar nesta lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil.

Exterminador do Futuro Terra em Chamas de Ron Fortier e Alex Ross

Exterminador-do-Futuro-Terra-em-Chamas-001

A arte de Alexander Ross: potencial para o sucesso.

Outra HQ do Exteminador do Futuro que não pode deixar de estar na lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil é Exterminador do Futuro Terra em Chamas.

Se a história não é lá tão memorável, vale estar na lista pelo fato histórico de ser o primeiro quadrinho assinado por Alex Ross e apresentar sua arte à indústria.

Na trama, que toma com ponta de partida o filme original – O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984) – acompanhamos a Resistência humana em 2031, sobrevivendo a recorrentes ataques dos exterminadores.

Com um futuro distópico dominado pelas máquinas e seus armamentos futurísticos como únicos elementos de uma ficção científica, Exterminador do Futuro Terra em Chamas está mais para uma HQ de guerra. 

Confira nossa crítica completa aqui.

Exterminador do Futuro Terra em Chamas foi publicada originalmente em Terminator: The Burning Earth #1-5, em 1990 pela Now Comics. No Brasil, foi publicada em capa dura pela Mythos Editora em 2018, reunindo todas as edições originais e mais alguns extras como textos de Ron Frontier e Alex Ross, além de esboços do artista e capas de outras edições.

Doctor Who de vários autores

doctor who

Passado, presente e futuro: as diferentes encarnações do Doctor se unem para salvar o universo

Não é possível falar sobre ficção cientifica sem mencionar Doctor Who, uma das maiores obras de ficção científica do mundo, se expandindo por diversas mídias ao longo de seus mais de 60 anos de história. Aqui, acompanhamos um alienígena da raça dos Senhores do Tempo que utiliza uma cabine telefônica azul para viajar pelo tempo e pelo espaço. 

Muito além da série de TV, a franquia já deu origem também a uma enorme leva de HQs que servem para expandir ainda mais o universo do seriado, é sobre elas que iremos falar. Para saber sobre a série, gravamos um programa sobre ela lá em 2019, que você pode conferir aqui, e também um programa dedicado a 12ª temporada da série.

Lá fora, existem diversas publicações que envolvem cada um dos Doctors e diversas fases editoriais, porém, aqui no Brasil a Panini resolveu testar a popularidade da série de maneira mais segura, e ao invés de publicar as séries mais longas, apostou nos chamados “Eventos de Verão”, crossovers lançados pela Titan Comics.

Foram lançados 4 encadernados, reunindo os crossovers Os Quatro Doutores (2015), Supremacia dos Cyberman (2016) e A Dimensão Perdida (2017) em 2 partes. Você pode conferir nosso texto sobre Os Quatro Doutores.

Nesses encadernados, podemos acompanhar de perto mais um pouco das aventuras de diversas encarnações dos Doctor e seus companheiros, além de trazer aventuras fechadas e de certa forma independentes do programa de TV.

Para aqueles que sempre se perguntaram como adentrar nesse imenso universo, essas histórias são um ótimo ponto de partida. Para quem quiser conhecer ainda mais histórias, pode dar uma olhada no nosso texto sobre o livro com a coletânea de 12 histórias por grandes autores!

O Mosaico de Luís Carlos Sousa e Lucas Rabelo

Mosaico

Robôs gigantes enfrentam kaijus em O Mosaico

Um dos lançamentos mais recentes da nossa lista, O Mosaico lançado pela Ultimato do Bacon Editora reúne o roteiro de Luís Carlos Sousa e a arte de Lucas Rabelo para contar uma história que mistura ação e emoção.

Num mundo apocalíptico, com uma atmosfera digna de Pacific Rim, conhecemos os irmãos Cástor e Póllux, pilotos de mecha. Depois de uma intensa batalha, os irmãos se encontram sozinhos em meio a zona inimiga, buscando pela segurança.

Com seus mechas danificados e feridos, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada por uma região dominada pelos kaijus para chegar até a zona de extração. Ao mesmo tempo, eles percorrem uma jornada diferente, viajando pelas memorias de sua infância e os laços que os unem.

A arte de Rebelo casa muito bem com o roteiro, trazendo vida e dinamismo para a ação que se desenrola entre os mechas e kaijus, mas também funciona muito bem com as demais partes do roteiro. Luís Carlos Sousa dispensa apresentações (já falamos sobre ele no item Miss Hyde).

Escafandro: O Mosaico de Luís Carlos Sousa e Lucas Rebelo é a décima edição da série, trazendo 36 páginas coloridas em formato americano, capa cartão e miolo em offset, e pode ser adquirida na nossa loja.

Para mais histórias com robôs gigantes, confira nossa lista sobre grandes obras com Mechas.

Lone Sloane de Philippe Druillet

lone sloane

A experimentalista ficção cientifica de Philippe Druillet não poderia ficar de fora de nossa lista. Com uma obra que não só subverte, como também transcende, todos os limites dos quadrinhos, Druillet nos apresenta Sloane, um solitário explorador interestelar viajando pelo cosmo, que foi imbuído de poderes místicos. 

Agora ele explora a galáxia, se envolvendo em uma trama que envolve tiranos despóticos, piratas espaciais, dragões e criaturas alienígenas, em mundos hostis e opressores, onde todos querem manipulá-lo e tomar seus poderes. Com uma arte detalhista e excêntrica, com tons psicodélicos,  Lone Slone inspirou gerações de histórias que vieram depois, como Star Wars, e mudou tudo o que conhecíamos de ficção cientifica até então.

Lone Sloane foi publicado no Brasil em 2019 pela editora Pipoca e Nanquim

5 por infinito de Esteban Maroto

5 por infinito

A obra-prima do cultuado artista espanhol Esteban Maroto é uma ficção cientifica.  Na história, acompanhamos a jornada de cinco heróis terráqueos, os Exploradores do Espaço, à serviço do ser conhecido apenas como Infinito –  o único sobrevivente de uma raça alienígena – que tem como missão solucionar problemas pelo cosmo.

Misturando gêneros de fantasia e sci-fi, e com fortes influências de Jornada nas Estrelas, Maroto faz uma saga com desfechos até simplórios, mas com forte apelo explorativo e com grande impacto visual, tornando 5 por Infinito um dos maiores clássicos dos quadrinhos espanhóis.

Eden: It’s an Endless World de Hiroki Endou

eden

O surgimento do vírus Closer mergulha o mundo em um caos político e social. Em meio as buscas por uma cura e às desesperadas tentativas das Nações Unidas de gerir a crise e guiar a humanidade em direção ao futuro, grupos fundamentalistas paramilitares de diversas causas ideológicas e étnicas entram em conflito e expandem suas áreas de influência pelos países devastados. Neste cenário, os sobreviventes devem se adequar à nova realidade mundial, e compreender qual será o papel do homem neste distópico futuro.

Éden tem uma construção de narrativa espetacular, e se tornou um dos melhores mangás do gênero dos últimos tempos. Com um traço detalhista, retratando cenas de ação, sexo e violência,  o mangá conta também com um desenvolvimento de mundo e de personagens incríveis, o que pode ser um pouco “doloroso” para quem acompanhar as situações da obra

Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto

Yamato

Considerado por muitos como a maior space opera criada no Japão, Patrula Estelar Yamato conta a história de uma Terra, do ano de 2199, que está sofrendo com as invasões e ataques do Império Gamilas, forçando a humanidade a se refugiar em uma metrópole subterrânea.

Mas a situação está rapidamente se deteriorando e dentro de um ano o planeta inteiro se tornará inabitável.

Em meio a isso, uma mensagem misteriosa vinda dos confins do universo é captada pela base de Marte, contendo um método que pode salvar a existência. Para essa missão é escolhido um antigo couraçado utilizado na guerra de 250 anos atrás, o Yamato.

E assim, o Couraçado Espacial Yamato parte em rumo a uma galáxia distante para trazer à Terra, dentro de um ano, a única e última esperança da humanidade. Com raças alienígenas diferentes e grandes confrontos de naves que todos os fãs do gênero gostam, Yamato figura entre as mais importantes ficções cientificas já feitas no Japão até hoje.

Gostou da nossa lista de Melhores HQs e Mangás de Ficção Científica já publicados no Brasil? Comente nas redes sociais quais são suas obras favoritas e nos diga o que achou da nossa seleção!

Lembre-se sempre que a lista é feita com base no gosto do nosso time de colaboradores e fique atento porque todo dia temos matérias e reviews novos!

Compre as edições dessa lista clicando aqui!!! 


Créditos:
Texto: Lucas Souza; Alexandre Baptista; João Pedro Maia; Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Como conservar HQs e Revistas – Costelinha 009

21 de Out de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade